Publicidade

A maior parte da popula‡Æo aprova a pol¡tica econ“mica do governo Lula e acha que sua forma de governar ‚ diferente da do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo a pesquisa.

O ¡ndice de aprova‡Æo do governo Lula subiu de 45% em mar‡o para 47,7% em abril, segundo pesquisa CNT-Sensus realizada entre 17 e 19 de abril com 2 mil entrevistados em 24 Estados do Pa¡s. A pesquisa mostrou ainda que, em m‚dia, a popula‡Æo continua disposta a esperar 2,2 anos para que o governo promova mudan‡as que melhorem sua vida.

O presidente da CNT- Confedera‡Æo Nacional dos Transportes, que encomendou a pesquisa ao Instituto Sensus, Cl‚sio Andrade, disse, no entanto, que o tempo pol¡tico do qual Lula dispäe ‚ inferior a dois anos. Segundo o presidente da CNT, se as reformas nÆo forem feitas, o governo pode entrar num processo de descr‚dito. Ele avalia ainda que os ¡ndices de popularidade do presidente, que sÆo ainda muito altos, dÆo as condi‡äes para a aprova‡Æo das reformas.

O diretor t‚cnico do Sensus, Ricardo Guedes, classificou de oscila‡äes normais as mudan‡as nos n£meros e destacou que a aprova‡Æo ao governo continua muito alta, superando a vota‡Æo obtida pelo presidente nas urnas.

Publicidade

A maior parte da popula‡Æo aprova a pol¡tica econ“mica do governo Lula e acha que sua forma de governar ‚ diferente da do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo a pesquisa. Apenas 16,4% dos entrevistados disseram que a maneira de governar de ambos ‚ igual e 79,1% acham que ‚ diferente. Desse total 49,7 pontos porcentuais referem-se aos que acham que “mudou muito” a maneira de governar.
A pol¡tica econ“mica de Lula “est  no rumo certo” para 60,9% dos entrevistados e ‚ considerada inadequada por apenas 23,3%. A pesquisa mostra ainda que continua alta a percep‡Æo de que a infla‡Æo j  voltou (caiu de 45,2% para 38,2%) ou de que vai voltar (passou de 33,1% para 32,3%).

O presidente da CNT, Cl‚sio Andrade, avaliou que essa percep‡Æo pode ser a resposta para o grau elevado de apoio que est  sendo dado … pol¡tica econ“mica do governo. O porcentual das pessoas que acham que Lula est  cumprindo ou cumprir  as promessas de campanha caiu de 64,2% em mar‡o para 58% em abril e dos que nÆo acreditam no cumprimento das promessas subiu de 27,2 para 30,7%.

A pesquisa mostra ainda que permaneceram praticamente constantes no £ltimo mˆs as expectativas da popula‡Æo em rela‡Æo a mudan‡a nos ¡ndices de desemprego, infla‡Æo, taxa de juros e corrup‡Æo.