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Foto: Bico injetor - Wikipedia

Foto: Bico injetor - Wikipedia

Gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma twister 03, eu estava pensando em botar roda raida nela, na frente e atrás utilizando os cubos da tornado, mas ai me veio uma duvida. O kit de relação utilizado são os mesmo nas duas motos? e o espelho do freio traseiro, posso usar o meu mesmo ou tem que ser da tornado ? Na questão de estabilidade em curvas, muda alguma coisa, ao trocar as rodas de liga por rodas raiadas? parabens pelos 10 anos de sucesso do site, muito informativo, com reportagens de qualidade, sempre buscando sanar duviddas e curiosidades de todos seus leitores e fãs. grato pela atenção.
Axelmar, 25, Porto Alegre, RS

R: Axelmar, se as rodas e pneus tiverem as mesmas medidas não haverá problema algum, mas você tem que ter alguns cuidados para que a montagem dê certo.
Você vai ter que encontrar os raios com o formato da cabeça e comprimento corretos para esse serviço, pois os da Tornado vão ser muito longos e se cortados não terão o diâmetro necessário para a confecção das roscas novamente, pelo processo usual. As originais são prensadas numa ferramenta rotativa especial que faz com que a ponta dos filetes das roscas subam para um diâmetro maior que o primitivo do raio. Se tentar fazer roscas pelo processo usual, (cossinete) que simplesmente corta o material não vai funcionar. As roscas serão parciais, vai ficar faltando a parte de cima dos filetes e não vão dar aperto. Então, você terá que conseguir os raios do comprimento certo com as roscas pré fabricadas.
Cuidado também quanto à forma das cabeças dos raios, eles devem se encaixar perfeitamente no cubo, com as dobras corretas (internas e externas) alinhando no ângulo correto ao centro do furo no abaulamento do aro, que é aquele pequeno amassado esférico, sob pena de não manter a tensão correta.
Repare que os furos devem apontar para o centro do raio, fazendo com que os nipples (as porquinhas) ao serem apertados puxem os raios com a tração correta, sem esforços laterais.
Caso contrário pode ocorrer quebras no ponto de fixação dos raios no cubo, ou dos próprios raios.
Oura coisa é na questão das medidas da coroa. Você vai querer manter os mesmos números de dentes e corrente original, verifique as opções da Tornado se a sua coroa atual não encaixar diretamente. Verifique também as medidas
dos eixos, (diâmetro e comprimento) cubos das rodas incluindo os espaçadores.
Pode ser necessário confeccionar outros espaçadores e fixadores especiais para a pinça dianteira e espelho traseiro.
Use os freios completos da Tornado e procure um especialista em rodas de moto na sua região para o serviço, pode ser necessário soldar novas ancoragens para os freios.

Foto: André Garcia na Hayabusa - Claudinei Cordiolli

Foto: André Garcia na Hayabusa - Claudinei Cordiolli

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Muito cuidado pois você não vai querer comprometer a segurança do veículo. Os alinhamentos têm que ser perfeitos na sua moto.
Obrigado e Boa sorte.

Prezados, acho ótimo o site Motonline! Parabéns!! Pergunto: É possível instalar (adaptar) injeção eletrônica na Twister?? O que podería acontecer??Já existe alguém fazendo isso? Saudações, Fernando, 40, Porto Alegre, RS.

R: Fernando, essa ai é uma operação muito complicada. As injeções são desenvolvidas para cada modelo de moto pelo fabricante e a adaptação embora possível se torna no fim, um caso muito complexo em termos de pesquisa e
desenvolvimento. Só para a fábrica compensa.
abraços.

Possuo uma CG 150 EX MIX há mais de 1 mês. Tenho percebido que seu desempenho muda de acordo com o combustível em uso, sendo que sempre demonstra ter mais potência quando usando uma mistura álcool/gasolina. Tendo em vista as 4 programações da injeção, venho sugerir algo inovador e interessante: Testar a motocicleta MIX, com diferentes proporções dos combustíveis para resolver a questão. E que informem algo importante. A motocicleta demora cerca de 5 minutos para ver que a mistura foi alterada. Ex: Estava no álcool, enchi com gasolina e a moto ficou funcionando mal por uns 5 minutos, o tempo que as luzes demoram pra apagar ou acender. Fica aqui minha sugestão. E minha análise definitiva é que a moto comporta-se melhor quando está com a mistura dos combustíveis. Melhora a arrancada a retomada e a velocidade final. Marlon, 26, Belo Horizonte, MG

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R: Com certeza Marlon, essa injeção é bastante versátil e muito inovadora. As várias condições de uso equivalem a mais formas de utilizar a moto nas várias proporções de combustível.
Assim que tivermos a unidade de testar essa grande versatilidade será com certeza bem verificada pelo Motonline. Aguarde.

Queria muito que os Srs testassem as Srads 750cc(nova) e a 1000cc, são motos de meu agrado e assim como os admiradores, aprecio as belas superesportivas, não so pela aquisição, a qual farei em breve(se Deus QUISER). Sei que dependem das marcas, mas serião ótimos testes e inéditos. Jean, 26, Maceió, AL.