Publicidade

Cuidados na direção veicular garantem um bom carnaval

Durante o período de carnaval o número de veículos nas estradas e rodovias aumenta. A falta de atenção e imprudência pode colocar em risco a vida de muitos motoristas.

Por isso, além da revisão no veículo, que deve ser realizada periodicamente, é necessário que o motorista tome alguns cuidados antes e durante o trajeto percorrido.

Pensando nisso, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), entidade médica responsável pela prevenção de acidentes de trânsito, elaborou uma lista com 15 itens essenciais para uma viagem tranqüila e com segurança. O principal objetivo é mostrar aos motoristas todos os pontos que envolvem uma direção segura, desde uma boa alimentação até uma boa noite de sono.

Publicidade

A Abramet ressalta ainda que esta lista não deve ser utilizada somente em datas comemorativas, ela pode e deve servir como guia prático em todas as viagens, visando sempre o maior objetivo: salvar vidas.

Importantes cuidados que devem ser tomados na direção veicular:

1. Alimentação: Ao dirigir faça refeições leves, preferindo legumes, verduras e frutas. Evite frituras, gorduras, refrigerantes e condimentos, isto produz distensão abdominal, flatulência, torpor e sonolência.

2. Sono: Durma pelo menos 08 (oito) horas noturnas imediatamente antes do início da sua viagem. Lembre-se que fadiga e sono são fatores comuns para a ocorrência do acidente. Ao dirigir, sentiu sono, pare em local seguro e durma.

Publicidade

3. Horário: A viagem deve ser iniciada pela manhã, logo após o acordar, nunca à noite após trabalho.

4. Tempo na Direção: Recomenda-se que a cada 02 (duas) horas de direção veicular seja necessário uma pausa de 15 (quinze) minutos, quando o motorista deve deixar o veículo e fazer uma caminhada ao redor do mesmo e alongamentos, sempre em local seguro. Passageiros devem fazer o mesmo. Não recomendamos que se dirija por mais de 06 (seis) horas por dia. Após 06 (seis) horas de direção veicular devemos dormir 08 (oito) horas para cada nova jornada de 06 (seis) horas.

5. Sobrecarga do Veículo: Conduza apenas o número máximo de pessoas permitido para o seu veículo. Cuidado com a carga, não exagere, distribua de maneira regular, não deixe nada solto dentro do veículo. Qualquer objeto solto pode produzir lesão em alguém. O excesso de peso poderá ser causa de acidente.

6. Combustível: Se você está com a carga máxima do veículo, não encha totalmente o tanque de combustível. Assim você aumenta o peso, aumenta o consumo e fica susceptível a acidente já que o combustível funcionará como um risco maior. Pare no caminho coloque um pouco mais de combustível quando for necessário.

Publicidade

7. Animais: Cuidado com animais de estimação soltos no interior do veículo. Mantenha-os no banco traseiro, dentro de uma gaiola ou com coleira e com supervisão de um adulto. A movimentação do animal pode gerar problemas para o motorista.

8. Cigarro e Telefone Celular: São condições inseguras na direção veicular. O cigarro gera problemas respiratórios para os passageiros. A brasa do mesmo ao cair sobre o motorista, certamente irá ocasionar acidente. O telefone celular tira a atenção, concentração, diminui os reflexos e propicia o acidente.

9. Inspeção do Veículo: A inspeção do veículo é obrigatória antes e durante a viagem. A máquina, pneus, suspensão, freios, lanternas, faróis, etc., devem estar em perfeitas condições e sempre revisados nas paradas.

10. Ar Condicionado: Faça manutenção e higienização dos filtros e canaletas. Este é um equipamento que pode jogar no interior do veículo microorganismos que irão produzir as doenças respiratórias acometendo motorista e passageiro. As crianças, gestantes e idosos são mais susceptíveis.

11. Cuidado com Medicamentos: Alguns medicamentos são capazes de apresentar efeitos colaterais produzindo sono, torpor, reduzindo reflexos, etc. Isto gera acidentes.

12. Hidratação: Devido ao excesso de calor, mantenha todos bem hidratados e o ambiente bem ventilado.

13. Necessidade Fisiológica: Procure parar em locais em que o banheiro tenha boa higienização. Lembre – se que os animais ficam estressados e que também necessitam de pausa para alimentar – se, ingerir líquidos e para as necessidades fisiológicas.

14. Pressa: Quem dirige de férias não pode ter pressa. A pressa é fator indutor de sinistro. Se notar que isto está acontecendo com você, pare, salte, ande, faça alongamento, respire e acalme – se. É muito comum essa pressa surgir quando já estamos bem próximo do nosso destino, e é aí, que surge o acidente. Breque e vá devagar. Deixe os passageiros reclamarem que está custando a chegar. Todos precisam chegar e bem.

15. Calor: Pode produzir além do desconforto, sinais e sintomas como hipotensão arterial, tonteiras, palidez cutânea, sudorese, intermação (aumento excessivo da temperatura do corpo), insolação (por exposição aos raios solares), convulsão e morte. Por isso, beba bastante água e use roupas leves.