Publicidade

Foi dada a largada  em Curitiba (PR) para uma série de eventos em celebração ao Dia Internacional do Motociclista, que será no próximo dia 27 de julho. O evento inicial realizado neste sábado (23) nas instalações do Departamento de Trânsito do Paraná – Detran-PR contou com a participação de centenas de motociclistas, do próprio Detran-PR, da Polícia Militar do Estado do Paraná e do Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran.

Agentes da Polícia Militar paranaense deram as boas vindas aos motociclistas - foto: Mário Figueredo

Agentes da Polícia Militar deram as boas vindas aos motociclistas – foto: Mário Figueredo

A preocupação do Detran-PR em fazer ações como essa tem um motivo preocupante: somente nos primeiros seis meses de 2016 foram registrados 1090 acidentes com motociclistas, envolvendo 993 vítimas (fonte: Polícia Militar do Paraná). Apesar de ter havido redução no número de acidentes/vítimas em relação ao mesmo período de 2016, esses números ainda ensejam providências no sentido de reduzir essa triste estatística a níveis aceitáveis.

A boa notícia é que os motociclistas paranaenses são privilegiados, pois seu diretor geral do Detran, Marcos Traad, é também motociclista e participante ativo de um moto clube em Curitiba. Sendo motociclista o dirigente de trânsito está em sintonia com os vários problemas enfrentados pelos milhões de motociclistas que trafegam diariamente por nossas ruas, avenidas e estradas.

Publicidade

Leia entrevista exclusiva com Marcos Traad

Motonline – O que o Detran-PR pretende com a realização dessa série de eventos?

Marcos Traad: A intenção do Detran, do BPTran e da Polícia Militar como um todo, é trazer o motociclista para o lado da lei, fazendo com que haja responsabilidade na perigosa missão em pilotar veículos de duas rodas. A motocicleta foi feita para divertimento, é paixão, é vida, é viagem, não é sofrimento, não é UTI, e obviamente não é uma atitude elogiável do motociclista se apresentar de forma que cause qualquer tipo de transtorno à sociedade.

A Honda sempre presente em eventos voltados aos motociclistas - foto: Mário Figueredo

A Honda sempre presente em eventos voltados aos motociclistas – foto: Mário Figueredo

Motociclismo é família. Os moto clubes e as agremiações de motociclistas são sempre familiares, sempre tentando fazer com que a atividade motociclística seja efetivamente uma atividade que minimize os riscos que impactam nos indicadores de acidentes de trânsito.

Publicidade

Motonline – O que está previsto para esta semana para celebração ao motociclismo e ao motociclista?

Marcos Traad: A primeira atividade foi neste sábado (23), aqui no pátio do Detran/BPTRan, em Curitiba. Depois de um longo passeio motociclístico que reuniu diversos moto clubes e cerca 200 motociclistas para um tour pela Capital paranaense, a concentração dos participantes está sendo neste local (sede do Detran, no bairro Tarumã), com barracas de serviços, sorteios de brindes, exposição de motos antigas, foods trucks e bandas de rock. 

No decorrer da semana acontecerão uma série de outros eventos, não só em Curitiba, mas também em outras grandes cidades paranaenses.

PALESTRAS – Nos dias 26, 27 e 28, das 14h às 16h, o instrutor Carlos Amaral fará videoconferência para as telessalas do Detran em Curitiba, Londrina, Sarandi, Foz do Iguaçu e Jacarezinho. A palestra é simultânea e aberta ao público geral.

Publicidade

BLITZ EDUCATIVA – Na quarta-feira (27), das 11h30 às 13h30, serão realizadas abordagens educativas aos motociclistas e revisão rápida de veículos em 18 pontos do Estado. Em Curitiba, as atividades serão no Velódromo do Jardim Botânico, Rua Padre Agostinho, próximo à Rua General Mario Tourinho e Rápida Bairro/ Centro, perto do Terminal do Pinheirinho. No Interior do Estado a ação acontece em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Sarandi,Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Jacarezinho, São José dos Pinhais e Umuarama.

Estandes da Honda e Motorino no evento - foto: Mário Figueredo

Estandes da Honda e Motorino no evento – foto: Mário Figueredo

REVISÕES GRATUITAS – Em Francisco Beltrão, também no dia 27, os motociclista poderão fazer check-up gratuito das motos e test drive, com aulas de condução segura. O evento acontece das 9h30 às 15h, no calçadão central da cidade.

TREINAMENTO – No último sábado do mês (30), em Curitiba, haverá treinamento de pilotagem segura, com aulas teórica e práticas. As aulas teóricas acontecem no caminhão do Detran Móvel e as práticas na Rua Coronel Zacarias, ao lado do Teatro Paiol. A capacitação será ministrada por instrutores especializados da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Concessionárias Honda. Os interessados devem fazer as inscrições no local e receberão certificado de participação. A duração do treinamento é de uma hora e o número de vagas é limitado.

Todos os dias são registrados, em média, 40 acidentes envolvendo motociclistas no Estado do Paraná. Estudos mostram que o risco de morrer em um acidente de moto é 20 vezes maior do que em um automóvel e essa probabilidade sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando o capacete. Isso somado a uma série de outros fatores faz com que os acidentes com maior gravidade ocorram com motociclistas, que ocupam cada vez mais os leitos e UTIs do sistema público de saúde.

Portanto, a palavra que irá nortear todos os eventos da semana será ‘prevenção’, pois a nossa atitude individual não pode trazer qualquer tipo de transtorno ao coletivo.

Em evento para motociclistas não pode faltar rock and roll e food trucks - foto: Mário Figueredo

Em eventos para motociclistas não pode faltar rock and roll e food trucks – foto: Mário Figueredo

O Detran do Paraná talvez seja um dos que mais buscam contato com os condutores de veículos, quer seja de duas ou quatro (ou mais) rodas. Para constatar isso, basta acessar o site da entidade e conferir os vários links com atividades voltadas ao trânsito e à educação no trânsito.  A última novidade, segundo Marcos Traad, será o lançamento de um aplicativo para celular que vai colocar os condutores de veículos em contato permanente e instantâneo com a entidade. Em breve a novidade estará disponível para ser baixada.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.