Publicidade

A principal marca de motos alemã está curtindo cada momento do sucesso da R18, poderosa moto custom da BMW lançada no ano passado. Tanto que agora começam a surgir rumores de que ela irá ganhar uma irmã menor. O assunto ganhou força após o pedido de marca registrada para o nome “R12”.

Nova moto custom da BMW com 1200 cc

A BMW solicitou simultaneamente os direitos do nome ‘R12’ nos EUA, Japão, Alemanha e Austrália, ainda no final do ano passado. Além disso, os alemães também estiveram no Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual da ONU.

Atual BMW R18 é a queridinha das customizações

Com isso, se não houver objeções, a sigla está bem assegurada para aplicação em motos e peças. Embora a ação realizada pela marca não dê indicação certeira, o nome ‘R12’ evoca uma imagem que provavelmente será usada.

Publicidade

Novo modelo pode reviver o nome R12 da clássica dos anos de 30 e 40

Até o momento, as únicas motos em linha com uma sigla semelhante são membros da gama da R18. Estamos falando de modelos e versões da custom, que se desdobram em cruisers e tourings. Todas são motocicletas movidas pelo grande bicilíndrico boxer de 1803cc.

Seguindo esta onda, uma moto com o emblema R12 poderia ser um projeto de uma custom menor. A motocicleta especulada ganharia então um boxer twin de cerca de 1200 cc. Por que não o motor de 1254cc? O propulsor usado na linha de modelos R 1250, ou mesmo a usina refrigerada a ar de 1170cc da R NineT.

R Nine T com mais de 100 cv pode emprestar seu motor, caso surja o projeto da R12

Publicidade

Veja também:

BMW de volta ao mercado ‘das pequenas’ 

Quando se fala em uma moto custom BMW de menor porte, surge a mente a R1200C. O modelo foi vendido entre 1997 e 2004, sem fazer sucesso, antes de ser abandonado dentro do catálogo. Tudo isso devido às tendências terem se voltado às vendas de modelos com motores muito maiores.

BMW R 1200 C, a moto do James Bond

BMW R 1200 C não resistiu à corrida das grandes customs

Na época, o mercado de customs concorrentes da tradicional Harley-Davidson estava em uma corrida armamentista. A palavra de ordem era por motores cada vez maiores. Foi um período em que viu-se a rivalidade entre a Honda VTX1800, a Yamaha XV1900 e a Kawasaki VN2000. Só a Triumph Rocket III tinha motor quase duas vezes maior que a R1200C…

Publicidade

Atualmente, R18 conta com uma gama de modelos e versões

Nesse contexto, a BMW optou por sair desse nicho de mercado. Ironicamente, anos depois os alemães lançaram a R18 – fisicamente uma das maiores motos do mundo. No entanto, agora parece que chegou o momento de revidar entre as ‘pequenas’ custom.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]