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Custom de 1.500 cc da Suzuki segue estilo clássico

Do design ao motor V2 refrigerado a ar, a Suzuki Boulevard C 1500 ‚ uma autˆntica representante dos tradicionais modelos custom. Modernidade aparece na inje‡Æo eletr“nica e na transmissÆo por eixo-cardÆ

Desde que deu o nome Boulevard aos seus modelos custom, a Suzuki os dividiu em duas fam¡lias diferentes: as mais modernas, que trazem a letra “M”, e as cl ssicas, com a letra “C”. No Brasil, a representante das custom futuristas ‚ a M800, j  as cl ssicas tem a grande Boulevard C 1500 como estandarte.
A Suzuki Boulevard C 1500 mostra j  no desenho a inspira‡Æo das motos long-and-low (longas e baixas) dos anos 40 e 50. Os p ra-lamas dianteiro e traseiro trazem uma esp‚cie de -franja-, que muito lembra as antigas Indian, motos norte-americanas do s‚culo passado. O farol, no estilo -cabe‡a-de-touro-, bem grande e cromado, remete ao estilo cl ssico.

O painel de instrumentos traz o primeiro sinal de modernidade, com marcador de combust¡vel e hod“metros digitais. Fixado sobre o tanque ‚ bastante simples, mostrando ainda um grande veloc¡metro anal¢gico e luzes de advertˆncia. Como toda boa custom, a Boulevard 1500 tamb‚m exibe cromados de sobra, que se estendem do farol aos dois canos de escapamento.

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Custom de 1.500 cc da Suzuki segue estilo clássicoModernidade escondida – No conjunto mecƒnico a inspira‡Æo cl ssica aparece no motor de dois cilindros em V de exatos 1.462 cmü, com a tradicional refrigera‡Æo a ar e ¢leo. Por‚m a modernidade do propulsor est  escondida no sistema de alimenta‡Æo: a Boulevard C 1500 ‚ equipada com inje‡Æo eletr“nica de duas borboletas, uma controlada pelo piloto por meio do acelerador e outra monitorada eletronicamente. Trata-se do tal SDTV (Suzuki Dual Throttle Valve), derivado da linha superesportiva da marca, que proporciona uma melhor alimenta‡Æo em qualquer faixa de giro. Na pr tica, isso se traduz em respostas r pidas no acelerador e torque de sobra desde as baixas rota‡äes.

Confirmando, dessa forma, os n£meros de desempenho declarados: torque m ximo de 11,7 kgf.m j  nas 2.800 rpm e potˆncia suficiente para se viajar com tranqilidade, 69 cv a 4.800 rpm.

Outro detalhe do conjunto motriz da C 1500 que foge … receita cl ssica ‚ a transmissÆo final por eixo-cardÆ. Praticamente livre de manuten‡Æo, evita o inc“modo de lubrificar a corrente em uma longa viagem.

Na estrada – Justamente em uma longa viagem ‚ que o motociclista vai usufruir as qualidades dessa enorme custom – sÆo mais de 2,5 m de comprimento total. Apesar desse porte e do peso (302 kg a seco), ela nÆo ‚ uma moto dif¡cil de manobrar. Principalmente pelo baixo centro de gravidade, refor‡ado pelo tanque de 14 litros localizado sob o assento do piloto.

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A capacidade do reservat¢rio poderia ser maior em uma estradeira como a Boulevard C 1500, mas o grande assento destinado ao piloto, em conjunto com o guidÆo largo, ‚ ideal para se pilotar muitos e muitos quil“metros.
Mais do tradicional pode ser notado no conjunto cicl¡stico: quadro ber‡o-duplo em a‡o, suspensÆo telesc¢pica na dianteira e uma suspensÆo traseira com um mono amortecedor, imitando as antigas motos -rabo-duro-, que nÆo tinham amortecimento atr s. SÆo macias e projetadas para piso bom, entretanto, as suspensäes podem sofrer nas estradas mal-pavimentadas.

Al‚m do conforto proporcionado pelas suspensäes e assento, o piloto conta com a embreagem de acionamento hidr ulico para engatar as cinco marchas do cƒmbio. Com torque de sobra a C 1500 nÆo exige muitas trocas de marchas, mas sempre ‚ bom contar com um manete macio, principalmente em uma longa viagem.

Para proporcionar uma posi‡Æo -relaxada- ao piloto, a Boulevard C 1500 traz pedaleiras plataforma e comandos avan‡ados como itens de s‚rie. Chama a aten‡Æo o enorme pedal de freio traseiro para acionar a pin‡a de quatro pistäes, que mordem um £nico disco ventilado, na traseira. Na dianteira, disco duplo ventilado com pin‡as de dois pistäes. NÆo sÆo o grande destaque da moto, mas dÆo conta de parar a Suzuki C1500 com seguran‡a.

Mais cores para 2008 – Neste modelo 2008, a Boulevard ganhou novas cores, al‚m da preta: vermelha com tanque em vermelho e preto, e prata. Cotada a R$ 56.091,00, a Boulevard C 1500 enfrenta a acirrada concorrˆncia das Harley-Davidson, como a Softail Deluxe, vendida a R$ 61.900,00, mas que traz o charme da marca norte-americana estampado no tanque.
J  entre as japonesas, a 1500 cc da Suzuki reina praticamente sozinha. Afinal a Yamaha nÆo oferece uma custom de grande cilindrada, e a Honda conta com a VTX 1800, vendida a US$ 33.138 (cerca de R$ 59.000,00), com um estilo mais futurista fugindo do tradicional -long-and-low-.

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FICHA TCNICA – SUZUKI BOULEVARD C 1500 – MOTOR
Tipo 4 tempos, SOHC, 2 cilindros em “V” a 45§, 6 v lvulas, arrefecimento a ar e ¢leo
Capacidade c£bica 1.462 cmü
Diƒmetro e curso 96,0 x 101,0 mm
Taxa de compressÆo 8,5 : 1
Potˆncia m xima 69 cv a 4.800 rpm
Torque m ximo 11,7 kgf.m a 2.800 rpm
Cƒmbio 5 velocidades
TransmissÆo final por eixo-cardÆ
Alimenta‡Æo Inje‡Æo eletr“nica / Partida El‚trica
CICLÖSTICA
Quadro Ber‡o duplo em a‡o
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pico
SuspensÆo traseira Balan‡a monoamortecida
Freio dianteiro Duplo disco flutuante com pin‡as de dois pistäes
Freio traseiro Disco simples com pin‡a de quatro pistäes
Pneu dianteiro 150/80-16
Pneu traseiro 180/70 – 15
DIMENSåES E CAPACIDADE
Comprimento total 2.525 mm
Largura total 1.000 mm
Altura total 1.030 mm
Distƒncia entre eixos 1.700 mm
Distƒncia do solo 140 mm
Altura do assento 700 mm
Peso seco 302 kg
Tanque de combust¡vel 14,0 litros
Cores Preta; vermelha e prata
Pre‡o R$ 56.091,00