A Dafra Apache 150 foi o primeiro fruto da associação da marca indiana TVS e da brasileira Dafra, vamos conhecer mais sobre esta moto

A Dafra Apache 150 foi o primeiro fruto da associação da marca indiana TVS com a brasileira Dafra. O modelo apostava no visual arrojado e pacote de equipamentos acima do apresentado pela categoria. Relembre sua história, preço, além de pontos fortes e fracos – e também seu teste.

Dafra Apache 150: uma street bem equipada

A Apache 150 chegou ao mercado nacional em 2010 e causou alvoroço no segmento de motos street, marcado por modelos com poucos equipamentos. Isso porque ela tinha ignição digital e indutiva (IDI), guidão e pedal de marchas ajustáveis, lanterna traseira em LED e sistema de amortecimento traseiro a gás. Além disso, em sua época o modelo era equipado com freio dianteiro a disco com o maior diâmetro da categoria, 270 mm.

Apache 150
Apache 150 se destacava pelo visual esportivo, com direito a carenagens no tanque e spoiler no motor. Porém, ficou em produção apenas de 2010 a 2015

O visual remetia à esportividade. Todas as versões de cores (amarela, preta, vermelha e grafite) possuíam uma faixa que começava no para-lama, passando pelo tanque e terminando na rabeta. Também, havia spoiler no motor, rodas de liga, carenagens no tanque e vários acabamentos em tons foscos. O painel de instrumentos digital era semelhante ao utilizado pela Yamaha Fazer 250 contemporânea da Dafra.

Exclusividade nacional

A Apache era uma versão exclusiva ao mercado brasileiro, uma vez que na Índia a TVS oferecia as opções de motores de 160 e 180 cm³. A escolha por um propulsor no Brasil de exatos 147,5 cm³ ocorreu em função da popularidade da capacidade cúbica entre os motociclistas no país, assim como para atender as normas de emissão de poluentes do Promot 3.

TVS Apache RTR
Na Índia a Apache da TVS possua diferentes cilindradas

O motor monocilíndrico de quatro tempos, duas válvulas, com comando simples no cabeçote (OHC), produzia 14 cv a 8.000 rpm de potência máxima e 1,27 kgfm de torque máximo a 5.000 rpm – números próximos aos de concorrentes como a CG 150 da época, com 14,3 cv e 1,45 kgf.m.

Apache RTR 200

A Apache 150 ficou pouco tempo no mercado, saindo de produção em 2015. Em 2019 a Dafra apresentou no Brasil um novo modelo chamado Apache RTR 200 que não tem nada a ver com a antiga Apache, exceto o nome. O novo modelo tem maior apelo esportivo, com motor de 21 cv, banco bipartido e até embreagem deslizante – que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas.

rtr 200
A RTR 200 não tem nada a ver com a Apache 150 – exceto o nome, claro

Pontos positivos

A Dafra Apache 150 se destacava pelo conforto, facilidade de pilotagem e um pacote de itens mais completo que a concorrência. Além disso, o design era um dos grandes atrativos do modelo, remetendo a motos maiores.

Pontos negativos

O primeiro ponto baixo da moto era o seu carburador. Apesar de ter manutenção mais barata, ele cobrava seu preço no consumo, que ficava na casa dos 30 km/litro – pouco, para um modelo de 150 cilindradas. Além disso, por se tratar de uma marca relativamente pequena no mercado, já na época existia a dificuldade de peças e mesmo revenda.

apache
Consumo, na casa dos 30 km/litro, está longe de ser invejável

Dafra Apache 150 vale a pena?

A Dafra Apache 150 pode ser uma boa escolha como uma moto para o dia a dia, especialmente pelo pacote mais completo frente às usadas da sua época. O visual também pode somar pontos para a escolha. Além disso, é possível ainda encontrar a Apache a preços convidativos no mercado de usadas.

apache rtr 150 e o nome da guerreira indiana 1
Com preço abaixo dos R$ 5 mil, a Apache 150 pode ser uma boa opção para quem quer rodar na cidade com bons equipamentos mas está com a grana curta

Segundo a FIPE, o modelo 2010 tem preço médio de R$ 2.825. Já o valor médio cobrado em um 2015 é de R$ 4.178,00. A Apache RTR 200 sai por aproximadamente R$ 13.990.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Dafra Apache 150, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Dafra Apache 150

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 147,5 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 14 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo: 1.27 kgf.m a 5.000 rpm
Alimentação: Carburada
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / Curso 105 mm
Suspensão traseira: Braço oscilante, bi-amortecida a gás / Curso 50 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 90/90 R17
Pneu Traseiro: 100/80 R18
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 136 kg
Comprimento: 2020 mm
Largura: 730 mm
Altura do Banco: 790 mm
Distância entre Eixos: 1300 mm
Capacidade do tanque: 16 litros
Preço (FIPE, fevereiro de 2021)
2010 R$ 2.825,00
2015 R$ 4.178,00

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Postado por
@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
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