O mercado de scooter segue em expansão e, de carona, o lineup da Dafra está prestes a ganhar mais um integrante. Apresentado no Festival Duas Rodas, que movimentou Interlagos em agosto do ano passado, o scooter HD 300 chegará às concessionárias em março. Compartilhando a mesma base do Citycom S 300i, líder de vendas da categoria, o modelo traz alguns equipamentos exclusivos que lhe distanciam do irmão.
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Entre as principais diferenças, estão carregador USB rápido (dentro do porta luvas), farol e lanterna em LED, pop-open para abertura do tanque na chave de ignição e o enorme espaço para carga sob o banco, 27% maior que o compartimento do Citycom – para garantir o feito a bateria precisou ser realocada. Além claro, do design próprio, mais moderno que o do irmão, que não sofreu alterações significativas desde que chegou ao Brasil, há quase dez anos.
Além disso, o novo scooter da Dafra estará disponível apenas com freios ABS, diferente do Citycom, que possui versões ABS e CBS. Chassi e motor (278 cm³, arrefecido a água, que gera 27 cv a 8.000 rpm e 2,6 kgf.m, a 6.000 rpm) são idênticos, mas o HD deve apresentar melhor desempenho, aceleração e autonomia, uma vez que é dez quilos mais leve.
Scooter Dafra HD 300 – lançamento e preço
A Dafra ainda não anunciou detalhes do lançamento, mas garantiu que ele acontecerá no último mês do primeiro trimestre de 2020. O preço também está por ser divulgado, mas a empresa afirmou que “a estratégia é posicionar o produto num patamar de preços competitivo perante os concorrentes de mesma faixa de cilindrada e com freios ABS”. Atualmente, o Citycom tem preço sugerido de R$ 19.990 com CBS e R$ 21.990 na versão ABS.
HD 300 ou Citycom?
Até que as vendas comecem, é inevitável pensar que HD 300 e Citycom S 300i disputarão a atenção do mesmo público. Afinal, são produtos muito próximos em termos mecânicos e que também devem ter preços similares. Apesar disso, a Dafra afirma que não pretende aposentar o Citycom com a chegada do irmão mais novo.
Desta forma, segundo a montadora, “não há objetivo de substituição, mas de expansão da gama. O cliente poderá escolher um produto consagrado com excelente sistema de frenagem CBS, por um melhor custo benefício que a maioria das opções da concorrência, ou buscar a mesma qualidade com a inclusão dos freios ABS em duas opções de design, uma já consagrada e outra inovadora, a preços competitivos com os concorrentes. Portanto acreditamos que o HD 300 agregue vendas à Dafra no segmento”, disse a Dafra ao Motonline através de sua assessoria de imprensa.
Apesar dessa declaração oficial, dificilmente ambos conviverão por muito tempo no mesmo showroom, principalmente se a diferença de preço for pequena. Parece óbvio que a maioria dos consumidores vão preferir o produto mais novo, completo e moderno. Cabe lembrar que o Citycom é o atual líder do segmento, com 1.759 unidades emplacadas em 2019, acima de Kymco Downtown 300i (1.064) e Honda SH 300i (617), os três modelos mais vendidos da categoria. Em 2020 o nicho também terá a participação do Yamaha XMax, em sua versão de 250 cilindradas, principal lançamento da japonesa no Salão Duas Rodas. Vamos aguardar.