Publicidade

JOAN BARREDA vence décima etapa e ensaia reação

Apesar da grande diferença para o líder Marc Coma, Joan Barreda se sente muito vivo na competição - foto do arquivo pessoal do piloto

Apesar da grande diferença para o líder Marc Coma, Joan Barreda se sente muito vivo na competição - foto do arquivo pessoal do piloto

Após ser penalizado em 15 minutos pela organização do Dakar na terça-feira (14), devido ao excesso de velocidade em uma área de controle, o espanhol Joan Barreda teve nesta quarta (15) uma prova bem menos agitada. O espanhol da Team HRC, equipe oficial da Honda, superou a punição que o fez cair da segunda para décima posição na nona etapa e consequentemente se distanciar do líder no acumulado Marc Coma (KTM), e ganhou a especial do dia, de 631 quilômetros, entre Iquique a Antofagasta, no Chile. Outro piloto Honda, o português Helder Rodrigues, completou a dobradinha da montadora japonesa com o segundo lugar, oito minutos atrás do vitorioso.

A cada etapa Marc Coma está mais próximo do título do Dakar 2014 - imagem de divulgação KTM

A cada etapa Marc Coma está mais próximo do título do Dakar 2014 - imagem de divulgação KTM

Publicidade

Com três etapas para o fim, Barreda segue vivo na disputa pelo título. Vice-líder, o espanhol tem o desafio de tirar uma diferença de 44 minutos para o ponteiro no acumulado Marc Coma, que terminou a especial do dia na quinta posição.

“Nada está perdido. Estou me sentindo muito bem e tenho sido rápido e com boa navegação. Amanhã é outro dia difícil nas dunas de Copiapó e muitos quilômetros a percorrer. Marc (Coma) tem uma grande vantagem, mas em competição tudo pode acontecer”, declarou Barreda.

A terceira colocação na etapa que percorreu a costa do Pacífico acabou com o pentacampeão Cyril Despres (Yamaha), que segue distante na classificação geral. Ele é o sexto, com mais de duas horas de diferença para o líder. Já o quarto colocado desta quarta-feira foi Olivier Pain (Yamaha), que ocupa a mesma posição na geral.

O Dakar 2014 terá a 11ª e antepenúltima etapa nesta quinta-feira (16), entre Antofagasta e El Salvador, no Chile, em uma especial de 605 quilômetros.

Publicidade

Resumo da 10ª etapa (15/1)
Percurso: Iquique (CHI) a Antofagasta (CHI)
Deslocamento: 58 km
Especial: 631 km
Total: 689 km

Mapa da décima etapa do Dakar 2014

Mapa da décima etapa do Dakar 2014

Resultado da 10ª etapa – Motos
1º Joan Barreda #3 (Honda) 4h42min
2º Helder Rodrigues #7 (Honda) +8min
3º Cyril Despres #1 (Yamaha) +9min40s
4º Olivier Pain #6 (Yamaha) +11min11s
5º Marc Coma #2 (KTM) +11min26s

Resultado acumulado após dez etapas – Motos
1º Marc Coma #2 (KTM) 41h48min33s
2º Joan Barreda #3 (Honda) +44min10s
3º Jordi Viladoms #4 (KTM) +2h02min03s
4º Olivier Pain #6 (Yamaha) +2h16min12s
5º Helder Rodrigues #7 (Honda) +2h21min16s

Publicidade
Programação do Rally Dakar 2014

Programação do Rally Dakar 2014

Como será a 11ª etapa – O Atacama em todo seu esplendor
Além da distância, nesta etapa os competidores serão colocados à prova por todas as dificuldades oferecidas pelo Deserto do Atacama e terão que mostrar todas as qualidades exigidas para corridas off-road. Após as trilhas das minas e dos vários rios a serem atravessados, os competidores terão que se diferenciar no coração das Dunas de Copiapó: os motociclistas mais rápidos devem gastar sete horas atrás dos guidões. Desnecessário dizer que neste dia decisivo não haverá falta de oportunidades para os competidores darem a volta por cima na corrida. Esta será a chave para a edição de 2014.

Resumo da 11ª etapa (16/1)
Percurso: Antofagasta (CHI) a El Salvador (CHI)
Deslocamento: 144 km
Especial: 605 km
Total: 749 km

Roteiro do Rally Dakar 2014

Roteiro do Rally Dakar 2014