Publicidade

JEAN AZEVEDO SE DESPEDE DO RALLY DAKAR
Piloto não completou quarta etapa de competição

Jean Azevedo está fora do Dakar 2014 - foto de David dos Santos Jr.

Jean Azevedo está fora do Dakar 2014 - foto de David dos Santos Jr.

O brasileiro Jean Azevedo está fora do Dakar 2014. O piloto da Honda Racing Rally Team não completou o quarto dia devido a problemas com o guia da corrente da moto.

Publicidade

“Infelizmente o regulamento prevê a exclusão da prova quando um piloto não passa por um determinado número de Waypoints (pontos de passagens obrigatórios) e de CPs (pontos de controle de passagens onde a cartela de tempo é carimbada). E foi exatamente o que aconteceu. Cumpri menos da metade da especial e, por isso, não poderei continuar. Lamento demais estar fora”, diz Jean.

Durante a quarta etapa do Rally Dakar o piloto Jean Azevedo, da Honda Racing Rally Team, enfrentou problemas com o guia da corrente da moto e não terminou o trecho cronometrado. No total a etapa possuía 353 quilômetros com predominância de trechos de velocidade.

Com isso, o mineiro de Lavras e estreante Dário Júlio, também da Honda Racing Rally Team, passa a ser o único representante brasileiro nas motos.

Dário Júlio agora é o único representante brasileiro nas motos - foto de Gustavo Epifânio

Dário Júlio agora é o único representante brasileiro nas motos - foto de Gustavo Epifânio

Publicidade

Mas o Dakar 2014 continua e a etapa de hoje deu uma reviravolta na categoria motos. O espanhol Joan Barreda (Honda), que liderava até o momento, cometeu nesta quinta-feira (9) um erro de navegação que pode ter lhe custado a disputa pelo título. Quem se aproveitou da situação foi o tricampeão Marc Coma (KTM), que venceu a especial entre Chilecito e Tucumán, na Argentina, e ainda ganhou a primeira posição no acumulado.

Mais do que a vitória no dia, Coma abriu vantagem considerável para o rival da Honda na corrida contra o relógio. A diferença para Barreda, segundo colocado na classificação geral, é superior a 40 minutos.

Marc Coma é o novo líder do Dakar 2014 - foto de Frederic Le Floch/DPPI

Marc Coma é o novo líder do Dakar 2014 - foto de Frederic Le Floch/DPPI

Com exceção do espanhol tricampeão do Dakar, o Top 5 da quinta etapa, que foi encurtada em 205 quilômetros pela organização em razão das altas temperaturas, foi completado por pilotos que até então não figuravam nas primeiras colocações. Jordi Viladoms (KTM) finalizou em segundo, 12 minutos atrás do ponteiro, seguido de Kuba Przygonski (KTM), Helder Rodrigues (Honda) e Riaan Van Niekerk (KTM).

Publicidade

O dia também não foi nada bom para o pentacampeão Cyril Despres (Yamaha), que conviveu com problemas de superaquecimento na moto e acabou em 18º, e para Paulo Gonçalves (Honda), que abandonou a prova após incêndio de sua moto. Já Chaleco Lopez (KTM), se perdeu no trajeto e finalizou apenas na 27º colocação.

Resumo da 5ª etapa (8/1)
Percurso: Chilecito (AR) a Tucumán (AR)
Deslocamento: 384 km
Especial: 527 km
Total: 911 km

Mapa da quinta etapa do Dakar 2014

Mapa da quinta etapa do Dakar 2014

Resultado da 5ª etapa – Motos
1º Marc Coma #2 (KTM) 3h03min08s
2º Jordi Viladoms #4 (KTM) +12min54s
3º Kuba Przygonski #15 (KTM) +22min45s
4º Helder Rodrigues #7 (Honda) +25min53s
5º Riaan Van Niekerk #30 (KTM) +32min04s

Resultado acumulado após cinco etapas – Motos
1º Marc Coma #2 (KTM) 18h45min11s
2º Joan Barreda #3 (Honda) +41min10s
3º Chaleco Lopez #5 (KTM) +53min41s
4º Jordi Viladoms #4 (KTM) 58min58s
5º Alain Duclos #22 (Sherco) +1h02min13s

Programação do Rally Dakar 2014

Como será a sexta etapa, sexta-feira (9/1)
Após deixarem Tucumán, uma nova ida às montanhas levará os motociclistas às margens de rios. Eles terão que se manter em alerta até o final da etapa, já que a região é muito frequentada por animais de todos os tamanhos. Então, eles finalmente poderão descansar.

Resumo da 6ª etapa (10/1)
Percurso: Tucumán (AR) a Salta (AR)
Deslocamento: 64 km
Especial: 400 km
Total: 464 km

No sábado (11/1) a corrida será interrompida para descanso dos competidores, retornando normalmente no dia seguinte, domingo.

Roteiro do Rally Dakar 2014