Publicidade

Alain Duclos vence 6ª etapa mas Coma mantém liderança
A vitória do francês marcou os oito anos de sua primeira vitória em Bamaco, no Mali


O francês Alain Duclos foi o vencedor da 6ª etapa do Dakar 2014

O francês Alain Duclos foi o vencedor da 6ª etapa do Dakar 2014

Publicidade

Nesta sexta-feira (10), os pilotos encararam uma especial (trecho cronometrado) de 400 quilômetros, entre Tucumán e Salta, na Argentina. Com o tempo de 4h21min34s, Alain Duclos (Sherco) superou Marc Coma (KTM), que terminou em segundo lugar, apenas um minuto e 15 segundos atrás. Porém, o espanhol (Coma) manteve a liderança da categoria, com uma boa vantagem de 42 minutos para Joan Barreda (Honda).

Marc Coma lidera no geral com 42 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Joan Barreda

Marc Coma lidera no geral com 42 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Joan Barreda

O terceiro lugar ficou com Michael Metge (Yamaha), seguido de Joan Barreda (Honda). O pentacampeão Cyril Despres (Yamaha) completou a etapa na quinta colocação. Mais um que teve o sonho de finalizar a 36ª edição do Dakar adiado foi o chileno Chaleco Lopez (KTM), que sofreu uma queda e está fora da competição.

A notícia triste do dia foi a do falecimento do piloto belga Eric Palante, competidor com a moto numeral #122, cujo corpo foi encontrado às 8h30 desta manhã pela equipe “vassoura”. As circunstâncias e as causas da morte estão sendo analisados ​​pela organização do Dakar. Eric havia passado pelo ponto de abastecimento no período da tarde. Foi a 11ª participação de Eric (50) no Dakar.

Publicidade

Neste sábado (11), os pilotos ficam em Salta e desfrutam do dia de descanso. Lá, haverá um pódio promocional, além da Vila Dakar para aproximar ainda mais o público deste que é o maior rali do planeta. No domingo (12), os pilotos das motos e quadriciclos deixam a Argentina e partem para a Bolívia. Serão 409 quilômetros de especiais em direção à Uyuni, onde alcançarão uma atitude de 3.600 metros.

Resumo da 6ª etapa (10/1)
Percurso: Tucumán (AR) a Salta (AR)
Deslocamento: 64 km
Especial: 400 km
Total: 464 km

Mapa da sexta etapa do Dakar 2014

Mapa da sexta etapa do Dakar 2014

Resultado da 6ª etapa – Motos
1º Alain Duclos #22 (Sherco) 4h21min34s
2º Marc Coma #2 (KTM) +1min15s
3º Michael Metge #17 (Yamaha) +1min49s
4º Joan Barreda #3 (Honda) +2min22s
5º Cyril Despres #1 (Yamaha) +2min55s

Publicidade

Resultado acumulado após seis etapas – Motos
1º Marc Coma #2 (KTM) 23h08min00s
2º Joan Barreda #3 (Honda) +42min17s
3º Alain Duclos #22 (Sherco) +1h00min58s
4º Jordi Viladoms #4 (KTM) +1h08min09s
5º Jeremias Israel Esquerre #38 (Speedbrain) +1h33min28s

Programação do Rally Dakar 2014

Programação do Rally Dakar 2014

Sábado (11/1) – dia de descanso dos competidores em Salta (AR)
Alcançar o dia de descanso representa uma das principais metas intermediárias no Dakar. Alguns dos novatos do rali, que estão conscientes do quão difícil é o desafio, podem até considerar isso como uma pequena vitória. Assim, os pilotos e equipes serão recebidos com as honras de um pódio da metade do caminho no acampamento em Salta, onde uma primeira comemoração será organizada. Milhares de espectadores são esperados para ver e descobrir a Vila Dakar, assim como fizeram em Tucumán no ano passado. Lá, terão a oportunidade de estarem imersos no mundo do rali, aproveitar a grande variedade de entretenimento e atividades oferecidas, além conhecerem as principais figuras da corrida. Isso também permitirá que os competidores aumentem seus níveis de motivação e recarreguem suas baterias.

Como será a sétima etapa, domingo  (12/1)
A segunda etapa de maratona começará para os pilotos de motos e quadriciclos, que estarão saboreando a primeira visita do Dakar à Bolívia. Ao entrarem no país, os pilotos terão um choque visual e também serão perturbados pelo labirinto de trilhas pelas quais terão que navegar. Nessas áreas íngremes e montanhosas, a beleza do cenário e a variedade de cores não facilitarão nem um pouco o trabalho que os espera. As poucas vilas que serão distraidamente cruzadas pelos pilotos irão, por outro lado, oferecer pontos de passagem perfeitos. Como recompensa pelo empenho, eles poderão seguir para o acampamento em Uyuni, montado no extremo do salar a uma altitude de 3.600 metros.

Resumo da 7ª etapa (12/1)
Percurso: Salta (AR) a Uyuni (BOL)
Deslocamento: 373 km
Especial: 409 km
Total: 782 km

Roteiro do Rally Dakar 2014

Roteiro do Rally Dakar 2014