Publicidade

A caravana do Dakar 2017 entrou definitivamente no coração dos altiplanos bolivianos nesta 5ª etapa, que saiu de Tupiza, teve uma especial cronometrada de 219 km e chegou a Oruro, 692 km depois. O britânico Sam Sunderland (KTM #14) soube impor seus dotes de bom navegador e arrebatou a vitória, 7 minutos à frente do português Paulo Gonçalves (Honda #17).

Foi uma etapa onde muitos pilotos que estavam na briga por posições no primeiro pelotão tiveram problemas de navegação e que no final acabou sendo encurtada pelas condições meteorológicas. A região dos altiplanos bolivianos traz esta característica de mudança climática em poucos minutos e o que era uma paisagem de encher o olhos, virou um pesadelo para os competidores. Além disso, cada um deve adaptar-se rapidamente às condições diferentes do terreno e ainda não errar nada na navegação. Realmente um desafio e tanto.

Altiplanos bolivianos: terrenos variados e clima  sujeito a mudanças bruscas (Foto: Red Bull Content Pool)

Altiplanos bolivianos: terrenos variados e clima sujeito a mudanças bruscas (Foto: Red Bull Content Pool)

Este ano o Dakar está realmente muito equilibrado e ninguém pode dizer que há um favorito. Foram 5 etapas e 5 vencedores diferentes nas Motos: Juan Pedrero (Sherco #12), Toby Price (KTM #1), Joan Barreda (Honda #11) e Matthias Walkner (KTM #16). Desta vez Sunderland veio disposto a marcar sua vitória neste Dakar, o que ainda não havia ocorrido. Com a “faca nos dentes”, Sunderland cuidou o tempo inteiro para não errar a navegação e manter bom ritmo de prova, conseguindo seu objetivo. Esta é a segunda vitória em etapas do Dakar para ele.

Publicidade
Sunderland: Navegação perfeita e liderança (Foto: Red Bull Content Pool)

Sunderland: Navegação perfeita e liderança (Foto: Red Bull Content Pool)

Aliás, de todos os competidores que brigam pelas primeiras posições, o britânico foi o único que não se perdeu nas dunas bolivianas, ao contrário de Pablo Quintanilla (Husqvarna #3), Xavier de Soultrait (Yamaha #23), Matthias Walkner e Joan Barreda, que perderam muito tempo nesta etapa. Barreda, que liderava o Dakar 2017 com mais de 18 minutos de vantagem, viu tudo sumir na etapa de hoje após ser penalizado com 1 hora por ter na etapa de ontem (5/1) feito reparos em local não autorizado. E hoje o espanhol perdeu-se perto do km 150 da especial e chegou 37 minutos atrasado em relação a Sunderland.

Salvatierra: piloto local entre os "top 10", para delírio da galera (Foto: DPPI)

Salvatierra: piloto local entre os “top 10”, para delírio da galera (Foto: DPPI)

Na sequência a Sunderland e Gonçalves, vieram Adrien Van Bereven (Yamaha #6), Juan Pedrero Garcia (Sherco #12), Franco Caimi (Honda # 67), Gerard Farres Guell (KTM #8), Pablo Quintanilla (Huqvarna #3) e três surpresas até a 10ª colocação: Cristian España Muñoz (KTM #87), o boliviano Juan Carlos Salvatierra (KTM #32) e Daniel Oliveras Carreras (KTM #82). Os brasileiros também conseguiram melhorar suas posições após cumprirem uma etapa de concentração total para recuperação. Ricardo Martins (Yamaha #164) foi o 31º, Richard Fliter (Honda #159) foi o 56º e Gregório Caselani (Honda #158) foi o 110º.

Publicidade

Amanhã, 07/01, os pilotos seguem de Oruro para a capital, La Paz, onde no dia seguinte, domingo, terão o merecido descanso. Serão 786 km com um trecho especial cronometradao de 527 km. Ou seja, será outro dia de mão cheia e muita navegação.

Para saber como foram as etapas anteriores, clique: Etapa 1 / Etapa 2 / Etapa 3 / Etapa4

 

Classificação Dakar 2017 – 5ª etapa / MOTOS

P

#

Nome

País

Marca

1 14 Sam Sunderland Inglaterra KTM
2 17 Paulo Gonçalves Portugal Honda
3 6 Adrien Van Bereven França Yamaha
4 12 Juan Pedrero Garcia Espanha Sherco
5 67 Franco Caimi Argentina Honda
6 8 Gerard Farres Guell Espanha KTM
7 3 Pablo Quintanilla Chile Husqvarna
8 87 Cristian España Muñoz Andorra KTM
9 32 Juan Carlos Salvatierra Bolivia KTM
10 82 Daniel Oliveras Carreras Espanha KTM
31 164 Ricardo Martins Brasil Yamaha
56 159 Richard Fliter Honda
110 158 Gregorio Caselani Honda

Classificação Dakar 2017 – Geral / MOTOS

P

#

Nome

País

Marca

1 14 Sam Sunderland Inglaterra KTM
2 3 Pablo Quintanilla Chile Husqvarna
3 6 Adrien Van Bereven França Yamaha
4 8 Gerard Farres Guell Espanha KTM
5 16 Matthias Walkner Austria KTM
6 2 Stefan Svitko Eslováquia KTM
7 17 Paulo Gonçalves Portugal Honda
8 11 Joan Barreda Bort Espanha Honda
9 5 Helder Rodrigues Portugal Yamaha
10 15 Michael Metge França Honda
57 164 Richard Fliter Brasil Honda
60 164 Ricardo Martins Yamaha
101 158 Gregório Caselani Honda

 

Publicidade

dakar-pronto

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.