Publicidade

O Dakar revelou o roteiro da sua próxima edição. Assim, no próximo ano a tradicional prova segue sendo realizada na Arábia Saudita, mas em um  percurso totalmente novo. Além disso, os trechos percorridos pelos desafiantes serão mais lentos, privilegiando novos aspectos de segurança adotados.

Dakar: de Paris para Jidá

O Dakar é um dos maiores eventos, se não o mais tradicional, do off-road mundial. Desde de que foi criado, em 1978, o percurso da prova teve diferentes destinos. Tudo começou com o desafio de Thierry Sabine, entre Paris, na França até Dakar, capital do Senegal.

Cyril Neveu venceu as duas primeiras edições do Dakar com sua Yamaha XT500 (depois, venceu mais três de Honda). Nessa fase a prova acontecia da França até Senegal

 

Publicidade

Em 2009, devido a ameaças à segurança em um dos países da rota, a Mauritânia, o rali mudou-se para a América do Sul. Desse modo, a competição se manteve no continente até 2019, escrevendo um ‘segundo capítulo’ na história da prova. Além disso, interessante observar que este período foi dominado pela KTM nas motos, que venceu todas as edições.

Na América do Sul houve o domínio da KTM, que faturou todas as edições

Dessa forma, no ano passado iniciou a terceira fase do Dakar com a troca da América do Sul pelo Oriente Médio. Assim, a prova foi transferida para a Arábia, onde irá ocorrer mais uma vez.

Edição 2021

Assim, a 43ª edição do Dakar terá início em 3 de janeiro, partindo de Jidá e terminando no mesmo local, em 15 de janeiro. O região é o maior centro urbano da costa do país, com cerca de quatro milhões de habitantes, sendo a segunda maior cidade, seguida da capital Riade.

Publicidade

Único brasileiro nas motos, o veteranos de 60 anos Lincoln Berrocal nas areias sudistas, em 2020

Jidá está situada no litoral do Mar Vermelho e em 2014 suas edificações na área histórica, em especial o monumento Porta para Meca, passou integrar  a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente, lá também está sendo construindo o futuro maior edifício do mundo, a Torre do Reino, com mais de um quilômetro de altura.

Torre do Reino em construção, Jidá

 

Publicidade

Escolha do roteiro

Ao todo, serão disputadas 11 etapas no Dakar 2021 e um prólogo, que vai determinar a ordem de partida para a primeira prova no Oriente Médio. Como resultado, o dia de descanso dos pilotos será reservado na cidade de Ha’il, em 9 de janeiro. A localidade fica situada a noroeste da Arábia Saudita, com uma população de cerca de 1.200.000 habitantes. Além disso, a região se destaca pela produção agrícola e os envolvidos do rali encontrarão grande riqueza histórica pelas paisagens.

Sítio histórico localizado na futura parada em Ha’il

David Castera, diretor desportivo do rali, ressaltou que a Arábia Saudita é um país grande, o que permite novas possibilidades de percurso. Assim, na edição de 2021 apenas 50 a 80 quilômetros da serie anterior serão utilizados. Por fim, programas de satélite foram usados para escolher os novos trajetos e cada quilômetro. Nesse sentido, a iniciativa é ter um Dakar mais técnico e menos rápido, com as já conhecidas dunas e terreno pedregoso.

Pandemia impediu expansão 

O Dakar em sua nova edição vai apresentar uma etapa maratona e duas em loop – com partida e chegada no mesmo local. Enfim, esse tipo de prova contribui para minimizar a necessidade e o total de deslocamentos em diferentes áreas. Entretanto, demais detalhes do percurso serão apenas revelados em novembro.

Pandemia frustrou planos de expandir o Dakar além da Arábia Saudita - Foto: Dakar Media

Pandemia frustrou planos de expandir o Dakar além da Arábia Saudita – Foto: Dakar Media

Anteriormente, a organização do rali pretendia expandir a prova no Oriente Médio, em mais dois ou três países além da Arábia Saudita. Contudo, devido a pandemia de Covid-19 e as medidas de restrição a viagens, tornou-se inviável o Dakar visitar outros locais. Enfim, fica para 2022 a possibilidade de expansão das trilhas além fronteiras.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza