Publicidade

A Husqvarna venceu a penúltima etapa do Dakar com Pablo Quintanilla, disputada nesta quinta, 16. Com o resultado, o piloto chileno reduziu para 13 minutos sua diferença ao líder da classificação geral, Ricky Brabec, piloto oficial da Honda e favorito ao título. O 11° estágio na Arábia Saudita passou da cidade de Shubayatah à Haradh. Foram 379 km de especiais em um total de 744 km de trecho percorrido, com muita areia e 35% de dunas nas trilhas.

Quintanilla tem pouco mais de 13 min de diferença para o líder Brabec - Foto: Dakar Media

Quintanilla tem pouco mais de 13 min de diferença para o líder Brabec – Foto: Dakar Media

A vitória de Quintanilla desta quinta-feira não veio fácil. Após o chileno conseguir vantagem de um minuto, no início dos quilômetros, ele foi perseguido e ultrapassado pela KTM de Matthias Walkner próximo ao km 324. Entretanto, o piloto da Husqvarna reagiu na fase final, levando o primeiro lugar à apenas nove segundos do austríaco.

Com o resultado, o líder geral Brabec perdeu quase 12 minutos de vantagem. O americano foi o segundo a entrar na trilha, atrás do colega de equipe da Honda Joan Barreda, e completou no 10º lugar. O atual campeão da KTM Toby Price, que terminou a etapa em quinto, ocupa agora o terceiro lugar no geral.

Publicidade

Ainda entre o top 5 da quinta-feira, Luciano Benavides (KTM) chegou em terceiro e garantiu o 11° posto no ranking geral. José Ignacio Cornejo foi o quarto e está agora em quinto na briga pelo título do Dakar. Ainda no geral, entre os dez mais bem classificados, a briga concentra-se entre as marcas Honda, Husqvarna e KTM. A única exceção é a Yamaha de Franco Ciami, atualmente no oitavo posto.

Price ganhou uma posição no geral e chega para disputa final em terceiro - Foto: Dakar Media

Price ganhou uma posição no geral e chega para disputa final em terceiro – Foto: Dakar Media

Classificação geral entre as motos depois de 11 etapas de 12:

1° Ricky Brabec (Honda) 38h33m28s
2° Pablo Quintanilla (Husqvarna) + 13m56s
3° Toby Price (KTM) + 22m34s
4° Matthias Walkner (KTM) + 29m53s
5° Joan Barreda (Honda) + 30m09s

* Saiba como foram os dias anteriores *
Saiba tudo sobre o Dakar 2020
Dia1: KTM vence abertura
Dia2: Branch tem vitória surpreendente
Dia3: Honda tem as três motos mais rápidas da etapa
Dia4: Sunderland punido perde vitória para Cornejo
Dia5: Price vence, Sunderland cai e abandona
Dia6: Honda conclui metade do Dakar na liderança
Dia7: Paulo Gonçalves morre em acidente, oitava etapa é cancelada
Dia9: Quintanilla leva Husqvarna à vitória
Dia10: Honda mantém liderança com vitória de Barreda

Publicidade

Brasileiros no Dakar 

Motos – Lincoln Berrocal completou o penúltimo dia na 67ª posição com sua KTM Rally Replica 450. O piloto paranaense subiu mais algumas posições, embarcando para o desafio final também na 67ª colocação geral da disputa. O piloto de 61 anos compete pelo segundo ano no maior rali do mundo e tem o objetivo de completar todos os estágios do Dakar 2020.

UTV – A dupla composta pelo piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin terminou o dia com o 30° lugar, resultado aquém dos conquistados anteriormente. Campeões na categoria em 2018, eles surgem nesta edição em 10º no quadro geral. Casey Currie mantém a liderança na categoria, com 5h54min02s de vantagem sobre os brasileiros.

Brasileiros se mantém no top 10, mas distancia para o líder ainda é grande - Foto: Dakar Media

Brasileiros se mantém no top 10, mas distancia para o líder ainda é grande – Foto: Dakar Media

Última etapa do Dakar

O último dia de Dakar vai oferecer aos pilotos um misto de tudo que eles já encontraram até aqui, muita areia, terra e dunas. O caminho seguirá da cidade de Haradh até Qiddiya, na capital Riad. Serão 374 km de especiais, totalizando um trecho com 447 km. Os organizadores prometem os 100 quilômetros finais com muito trabalho de navegação. Ainda nos 20 km derradeiros, uma sessão especial sem interferência no quadro geral, vai premiar com o Troféu Qiddiya os pilotos mais rápidos.

Publicidade

vinheta-instagram_9

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza