Publicidade

É no Parque Carlos Botelho, o antigo caminho pela Serra da Macaca, para o litoral sul de São Paulo. Fizemos a viagem de BMW F 800 R(clique para ver o teste). Uma moto naked que oferece bastante conforto para o piloto e passageiro, desde que não leve muita bagagem, levamos apenas uma pequena mochila.

Um passeio gostoso de se fazer de moto, passando pelos milhares de bloquetes intertravados que calçam os 33 km da serra. Essa estrada parte de São Miguel Arcanjo e chega em Sete Barras. O caminho é tortuoso, cheio de natureza, especialmente cachoeiras, com vários pontos de parada para apreciar a paisagem exuberante e encantadora. Para quem gosta desse tipo de lazer vale a pena conhecer o local, principalmente de moto. Uma chance de respirar ar puro e ter um visual que não faz parte do cotidiano da maioria das pessoas.

Portal da entrada do parque Carlos Botelho

Portal da entrada do parque Carlos Botelho

Publicidade
Trajeto, saindo da praça Panamericana, São Paulo, até Cananéia, passando pela Serra da Macaca, no Parque Carlos Botelho

Trajeto, saindo da praça Panamericana, São Paulo, até Cananéia, passando pela Serra da Macaca, no Parque Carlos Botelho – clique para abrir o mapa

O Parque Carlos Botelho fica entre duas importantes bacias hidrográficas, compõe o contínuo ecológico de Paranapiacaba, e apresenta grande número de espécies endêmicas. O parque é um dos mais conservados refúgios da vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, constituindo-se dos remanescentes da Mata Atlântica do Brasil (Fundação Florestal). O animal símbolo do parque é o Muriqui que já teve uma população de 400.000 e hoje chega a apenas 3.000, infelizmente. Essa nova estrada vai incentivar o turismo na região, talvez alertando as pessoas sobre a importância da preservação de espécies nativas e da natureza. Para redobrar o cuidado com os animais o trânsito só é permitido entre seis e vinte horas, uma vez que é durante a noite que os animais correm mais perigo com a movimentação dos veículos.

Saindo de São Paulo, (mapa parte da praça Panamericana) chega-se a São Miguel Arcanjo, via Castelo Branco, saindo em direção a Sorocaba pela Rod. Sen. José Ermírio de Moraes e acessando a Rod. Raposo Tavares. Segue-se então até o km 102 por onde se acessa a SP264, Rod.

Você pode curtir a descida do rio Taquaral de boiacross, muito legal

Você pode curtir a descida do rio Taquaral de boiacross, muito legal

Publicidade

João Leme dos Santos. Passa por Pilar do Sul e depois de uma grande reta, chega-se a São Miguel Arcanjo. Lá inicia-se a rodovia SP139, Rod. Neguinho Fogaça que segue pela Serra da Macaca até Sete Barras, onde termina o parque. Um trajeto agradável de se fazer, principalmente num dia de sol, como foi o nosso caso na ida, a estrada toda estava tranquila, ideal para relaxar e curtir a natureza. Pelo caminho da serra encontramos com muitas motos, bikes e alguns carros, todos na velocidade exigida de 40km/h, fazendo as paradas nos lugares delimitados para fotografar, filmar e encher os olhos com tanta beleza.
Continua o mapa até Cananéia, onde pernoitamos, na manhã seguinte fizemos a travessia de balsa para conhecer o outro lado da Ilha Comprida, que dá vista ao mar aberto. Em Cananéia existem muitos barcos, de diversos tamanhos, desde os mais simples até os mais sofisticados, para pesca esportiva e passeio, todos sempre com muitos turistas para navegar pelas águas imensas e lindas.  A volta fizemos pelo mesmo caminho, curtindo a subida da serra entre nuvens carregadas, sorte que a chuva não nos pegou.

A parte mais emocionante e divertida foi passar pelas lombadas das passagens subterrâneas, momentos de riso e descontração.

macaco Muriqui é o símbolo do parque. De uma população de mais de 400 mil em 1971 estamos hoje com pouco mais de 3000. Precisamos defendê-lo

Macaco Muriqui é o símbolo do parque. De uma população de mais de 400 mil em 1971 estamos hoje com pouco mais de 3000. Precisamos defendê-lo

Publicidade

A estrada é muito bem construída e as características do calçamento não impermeabilizam o solo, de forma que a água também não acumula demais durante as chuvas. O visual é impressionante e a mata virgem, uma das últimas do Estado, emociona bastante ao se ver sua vastidão. Pena que é uma das últimas grandes massas de floresta, reminiscente da Mata Atlântica, vale a pena conhecer.

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.