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A nova Africa Twin 1100 vendeu 400 unidades durante sua fase de pré-venda, realizada entre maio e junho. Isto significa que em poucas semanas a bigtrail comercializou praticamente o mesmo número de motos que sua antecessora CRF 1000L emplacou em todo o ano de 2020.

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Nova Africa Twin 1100 quer deixar no passado as dificuldades da antecessora nas concessionárias

Nova Africa 2022

Os dados da pré-venda foram informados pela marca nesta semana e em breve serão oficializados pelos emplacamentos da Fenabrave. E, claro, os 460 registros da Africa 1000 no ano passado também são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

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Nova Africa Twin 2022 tem quatro opções, com diferentes câmbios e versões. Preços sugeridos vão de R$ 70 mil a R$ 96 mil

Vale lembrar, porém, que as vendas da antiga geração da bigtrail podem ter sofrido um impacto negativo com a pandemia de 2020, gerando uma demanda retraída. Afinal, o modelo não escapou das dificuldades logísticas e produtivas que assolou todo o setor no último calendário.

Nova Africa Twin 2022, um sucesso de vendas?

Para a Honda, não há dúvidas de que a CRF 1100L está repetindo ‘no mercado nacional a receptividade mundial’. Segundo a marca, foi necessário estender o período de pré-venda para uma segunda fase, a fim de atender os pedidos de clientes. E durante a ação, 50% das unidades teriam sido reservadas ainda na primeira hora.

Primeiras unidades chegaram às lojas ainda em junho. As com câmbio DCT vêm na sequência

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Caso se confirme, a boa aceitação ao lançamento pode marcar uma virada de jogo para a Honda no segmento. Afinal, os atributos da antecessora Africa Twin 1000 não conseguiram fazer dela uma sucesso de vendas. Nos últimos três anos emplacou 1.530 unidades. Também de 2018 a 2020, foram 6.732 novas Triumph Tiger 800/850 e 9.942 BMW R 1200/1250 GS, por exemplo, citando algumas concorrentes próximas.

Apesar de suas qualidades, a CRF 1000L nunca foi um sucesso de vendas. Seus números eram inferiores aos das principais concorrentes, fossem elas acima ou abaixo das 1000 cilindradas

Outro fator que pode embasar o sucesso inicial da Africa Twin 1100 nas lojas é o câmbio DCT. O modelo será a primeira bigtrail do país com opção pelo câmbio de dupla embreagem da Honda, já disponível nas Gold Wing e X-ADV.

“Em sua 3ª geração, o DCT atingiu o estado de arte, aliando esportividade com segurança, permitindo uma pilotagem plenamente concentrada tanto on road como em off road”, comenta Alexandre Cury, diretor comercial da Honda Motos.

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Africa Twin 1100: preços, ficha técnica e atributos

As primeiras unidades da Africa Twin 1100 já estão chegando às lojas neste final de junho. Porém, as equipadas com câmbio DCT seguem previstas para agosto e serão importadas do Japão. Já as demais têm produção em Manaus e possuem câmbio manual de seis velocidades. Aqui estão os preços, cores e versões.

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CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490
Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490
Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804
Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626

Um dos destaques da nova geração é seu pacote eletrônico. Controle de tração de sete níveis, função antiwheelie (em três níveis), ABS otimizado para curvas (com a opção de ser desligado), controle de velocidade de cruzeiro e controle de elevação da roda traseira são alguns dos recursos inclusos, assim como os cinco modos de pilotagem e, na Adventure Sports, suspensões Showa EERA.

Nova geração da Africa Twin alia a reconhecida vocação off road a um robusto pacote eletrônico. E agora, vai?

O motor também está mais eficiente. Em comparação a Africa Twin 1000L, a 1100 é 12% mais potente e com 10% a mais de torque. Além disso, é 10 kg mais leve. Ou seja, o motor OHC, de dois cilindros em linha e arrefecimento a líquido passa a ter 1.084 cm³ e entregar 99,3 cv e 10,5 kgf.m de torque – ante 88,9 cv e 9,5 kgf.m da antecessora. O peso a seco é de 206 kg na versão tradicional e 216 kg na DCT.

Veja a ficha técnica aqui e mais informações sobre a moto na reportagem.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza