Publicidade

Depois de projetos frustrados de construção em de uma pista em Deodoro, na capital do Rio de Janeiro, o estado ganhou outra chance de ter um local para o esporte a motor. O novo autódromo Itatiaia Motor Park promete espaço para off road, kartódromo e circuito oficial para provas de automobilismo e motociclismo. Se liga na novidade.

Rio de Janeiro terá novo autódromo  

Há quase dez anos sem um autódromo, o Estado do Rio de Janeiro agora tem um projeto real e de um grupo novo para voltar a ter um circuito. A proposta do Motor Park Itatiaia foi apresentada nesta semana para autoridades, imprensa local e parceiros estratégicos.

como é o traçado no novo autódromo do rio de janeiro

Novo autódromo promete atender todas as exigências vigentes para provas de motos, carros e caminhões

O complexo será construído na cidade de Itatiaia pela iniciativa privada, num terreno de 770 mil metros quadrados. O local fica distante 180 km da capital do estado do Rio e a 230 km da cidade de São Paulo. Além disso, são apenas 600 metros da Rodovia Presidente Dutra.

Publicidade

Na primeira etapa, o investimento previsto aproximado é de R$ 70 milhões para as obras de infraestrutura e montagem dos circuitos de corridas para diversas modalidades. O prazo de conclusão da primeira etapa deve acontecer em abril de 2024.

área de construção do novo autódromo do rj

Novo autódromo do Rio será construído em local estratégico, a 2h20 da capital fluminese e 3h de São Paulo

No entanto, para o espaço de eventos já estão programadas atividades ainda em 2022. Também é previsto para esse segundo semestre um torneio de motocross e velocross – inaugurando o complexo de pistas off road.

Na sequência será realizado um evento exclusivo para UTVs (Utility Task Vehicle), categoria off road. Além das competições, a intenção é ocupar o Itatiaia Motor Park durante todo ano com eventos e cursos de pilotagem.

Publicidade

(Da esq/dir) Márcio Costa, Evandro Feu, Julio Caio, João Mendes, Irineu Nogueira, Denílson Sampaio, Djalma Neves e Sônia Barbosa – VGCOM Itatiaia Motor Park

Quando concluída, a pista principal do autódromo será Nível 3 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) podendo receber provas de campeonatos Brasileiros, Sul Americanos entre outras categorias internacionais.

Além disso, haverá um kartódromo com várias possibilidades de traçado, também homologado pela FIA. De acordo com os responsáveis, todas as pista serão homologadas também pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Criação do projeto

A concepção do projeto é de João Mendes, ex-piloto de várias modalidades do motociclismo e do automobilismo de competição, jornalista especializado no assunto há 45 anos e também arquiteto urbanista.

Publicidade

Outro ex-piloto do automobilismo, Julio Caio Azevedo Marques, será Diretor Esportivo. Caio já organizou provas de Fórmula 1 no Rio de Janeiro, São Paulo e no exterior. Além disso, foi responsável também pelas primeiras provas do Mundial de Motovelocidade em Goiânia e a Fórmula Indy no Rio de Janeiro – entre outros eventos.

Também participam a MC Invest Asset com a assessoria financeira, escritório Barata Fernandes Rocha com assessoria jurídica e Karin Köhler Arquitetura e Design no desenvolvimento do projeto.

Diretor Esportivo atuou em provas realizadas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO)

Veja também:

Que fim levou o autódromo de Deodoro, no RJ?

O projeto de um novo autódromo na cidade do Rio de Janeiro, baseado em Deodoro, ganhou repercussão ainda em 2019. No entanto, a iniciativa – que era capitaneada por outro grupo de responsáveis (Rio Motorsport) – não saiu do papel.

O local escolhido para a obra era situado na Floresta do Camboatá, área de preservação ambiental. Após inúmeros revezes, em novembro do ano passado, a Câmara Municipal da capital aprovou por 43 votos a zero a transformação da Floresta em Refúgio de Vida Silvestre (REVIS). Desta forma, encerrou-se qualquer chance do autódromo na área.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]