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Descoberta na Yes, suspensão, cruz na CG etc

Tenho uma Suzuki en125 yes, 2005, comprada em setembro, e atualmente com quase 22 mil km. S¢ agora posso dizer que ‚ a melhor 125 que eu j  tive. Durante o amaciamento, a moto apresentou consumo de 34 km/l. mas, eu fiz o amaciamento a 70 km/h! andando macio mesmo! Depois da primeira revisÆo, na pilotagem normal, o consumo nÆo melhorava de 36 km/l (na ybr era 40!), e o desempenho era absolutamente “sofr¡vel”: qualquer subidinha, mesmo leve, e a moto perdia velocidade por falta de for‡a. Numa ladeira, pr¢xima de onde moro, chegava a ser necess rio engatar at‚ a 1a marcha, mesmo tomando embalo, e trocando as marchas na hora certa, para manter o giro mais elevado. E foi a¡ que comecei a ver que ela tinha “excesso” de combust¡vel na carbura‡Æo, porque numa das vezes o motor deixou de funcionar, por afogamento! Come‡ei a procurar o motivo. Fiz regulagens no carburador, a fim de afinar a mistura, e melhorou um pouco. O consumo passou para at‚ 38 km/l, desde que em condi‡äes favor veis (sem “vento contra”). Quanto a subidas, nÆo afogava mais, mas ainda nÆo tinha for‡a. E foi nessas regulagens do carburador que eu vi onde estava o problema. Eu quero ressaltar que fiz experiˆncias antes de postar esta informa‡Æo. Pode parecer uma bobagem, mas a falta de for‡a desse motor nÆo vem do “restritor” que h  no filtro de ar, como o sugerido por algumas pessoas. O problema ‚ causado pelo tubo “condutor” (*coletor de admissÆo) de ar entre o filtro de ar e o carburador! O que ocorre ‚ que a parede interna desse condutor est  muito pr¢xima da boca do carburador, dificultando a correta “respira‡Æo” (aspira‡Æo) do motor. Com isso, ele aspira menos ar, mais combust¡vel e perde for‡a. Parece estranho? Bom, entÆo experimentem fazer apenas a modifica‡Æo que eu fiz nÆo vai prejudicar nada, nÆo! afastem ao m ximo o tubo condutor. Agora relato o resultado dessa pequena mudan‡a (o ideal seria outro tubo) a minha moto est  fazendo 41 km/l, ou 39 quando tem vento contra agora ela consegue manter a mesma velocidade nas subidas onde ela perdia, antes. Fiz essa mudan‡a h  “6 tanques” atr s. Experimentem! e passem adiante.
JoÆo Duarte
[email protected]
A explica‡Æo ‚ tÆo surpreendente pela simplicidade e eficiˆncia. O JoÆo descobriu que o coletor que vai do filtro de ar at‚ o carburador faz uma curva acentuada por falta de espa‡o. Esse mesmo problema ocorria com antigos motores VW colocados nas Bras¡lia e Variant. Quanto mais curvo e longo for o coletor, maiores serÆo as perdas. O coletor (ou duto ou tubo, seja qual nome receber) deve ser o mais curto e reto poss¡vel. A curva provoca turbilhonamento do ar, reduz a velocidade de passagem e a conseqˆncia ‚ a mistura mais rica, desperd¡cio de gasolina, superaquecimento e falta de desempenho. Infelizmente as fotos nÆo ficaram muito boas a ponto de ilustrar. Mas basta olhar (pra quem tem a moto, claro) o filtro de ar e o carburador que nota-se a curva. O JoÆo afastou o filtro e o tubo “endireitou”. O ideal seria substituir esse coletor por um mais reto e alinhado. Bom, tive de publicar seu endere‡o porque vai chover d£vidas!

Descoberta na Yes, suspensão, cruz na CG etcSuspensÆo
Tenho uma moto honda tornado 250cc, gostaria de saber se ‚ poss¡vel, refor‡ar a suspensÆo trazeira tipo pro-link? como se procede para fazer tal refor‡o (modo de fazer).
Francisco – Porto Velho – RO
NÆo sei, mas “refor‡ar” a suspensÆo por quˆ? Vc vai carregar peso extra?

Cruz da CG
A respeito dos boatos da honda, o mais engra‡ado e que as pessoas que se julgam de fe tiraram a cruz, porque e facil e a mÆo de obra ‚ barata mas por que nÆo teve o mesmo movimento pra tirarem os pneus (city demon) pelos quais se encaixaram no boato? Sera que o custo dos pneus nao vale a f‚ dos mesmos. Complicado nao e?
Karlos- Goiƒnia , go

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RD 350
Sou principiante neste site, mas amante do motociclismo h  muitos anos. Esta ‚ a primeira vez que adquiro uma RD 350, e gostaria de saber principalmete os tipos de ¢leo recomendado para este tipo de moto. S¢ tive motos motor 4T, e sempre sonhei com a RD por sua m¡stica. Mas sei que sÆo necess rios alguns cuidados especiais com esta m quina.
Juarez – Faxinal dos Guedes – SC
Al‚m do teste publicado aqu¡ no Motonline nÆo podemos ajudar muito. Sugiro que vc procure os f¢runs espec¡ficos da turma de RD 350.

Lƒmpada
Tite parab‚ns pelo site ‚ ¢timo, se precisar e ¤ for muito caro d  at‚ pra assinar. Me ajude pois ¤ confio nos mec„nicos daqui e regi„o, o farol da Fazer usa l„mpada 35/35W e eles disseram para colocar uma de 55/60W que melhora. Isso ¤ vai prejudicar a parte el‚trica da moto? O que eu poderia fazer para solucionar o problema?
Edvaldo – Cordeir¢polis, SP
No meu curso de mecƒnica aprendi que nada adianta colocar uma lƒmpada mais potente se a energia que chega pra ela ‚ a mesma. Mas tem gente que jura de p‚s juntos que melhora. Acho que ‚ apenas psicol¢gico, porque se o gerador nÆo envia mais energia nÆo adianta nada a lƒmpada de 55 ou 60W.

Batedores
Tite, existe alguma razÆo (t‚cnica, seguran‡a, ergonomia,outra) para batedores oficiais utilizarem motos estilo estradeira em lugar de esportivas?
Anselmo – Contagem
Simplesmente UMA razÆo: j  pensou rodar a 20 km/h na frente de um desfile cerimonial com uma moto de 160 cavalos! Tem de ser motores de muito torque e arrefecidos a ar. Por isso as Harley-Davidson sÆo as preferidas, embora em alguns lugares usem at‚ Hornet 600.

Importa‡Æo
Tite consegui resolver a boulevard embananada. A suzuki del nero de SP comprou os tais burgaman e assim pode trazer a boulevard. Me vendeu e entregou aqui no rio. A ironia ‚ que depois de andar na moto que por acaso ‚ excelente, nÆo consigo esquecer a minha antiga kawasaki nomad 1500. Acessei o site da kawasaki USA e vi a nova nomad com 1600cc, injetada, com pneu mais largo (tras.)e sissy-bar j  de f brica, detalhe: pelo mesmo pre‡o u$ 12.999. Ja sei que ‚ muito burocr tico importar sendo pessoa fisica, mas j  que a extinta kawasaki brasil nÆo t  nem a¡ para este tipo de motocicleta, seria possivel trazˆ-la via Argentina? soube que a vulcan 2000 custa apenas R$60.000 l .
Nilo – rj
Trazer vc pode trazer qualquer coisa, mas na hora de passar pela tal de “Aduana” ter  de desembolsar uma pilha de d¢lares, sem falar na habitual e costumeira gentileza dos policiais da fronteira Brasil x Argentina. Eu j  passei pela ador vel experiˆncia de ficar 4 dias preso em Paso de Los Libres s¢ porque estava dirigindo um Renault Clio argentino! Quer arriscar?

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Siglas
Caro Tite. Mudou as cores do Site? Ficou mais bonito. Parabens! Responde se vc tiver paciˆncia: O que significa as siglas adotadas pela Honda (em especial) tais como CG, CB, CBX, NX, NXR, XR e outras?
Emel – SÆo Mateus, ES
NÆo tenho paciˆncia e j  respondemos isso.