Publicidade

Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães está chegando. Então porque não comemorá-lo em grande estilo, com uma pequena viagem de moto?

Esta é a proposta do International Female Ride Day, que tradicionalmente acontece na véspera da data. Assim, a 16ª edição rola no próximo sábado, 7 de maio e convida mulheres de todo o mundo a pegarem suas motos e curtirem a estrada, numa ação sincronizada em mais de 120 países.

International Female Ride Day chega a sua 16° edição

International Female Ride Day chega a sua 16° edição no próximo sábado

 

Publicidade

Dia das mães com passeio de moto 

O evento acontece anualmente com o objetivo destacar a quantidade de mulheres motociclistas ao redor do mundo. A ideia surgiu da motociclista canadense Vicki Gray, em 2007.

Ela é fundadora da Race Girls Motorsport, uma comunidade sem fins lucrativos de treinamento e apoio a mulheres motociclistas. Gray  também fundou em 2005 a Motoress (Motor é a palavra holandesa para motocicleta e “ess” é um sufixo da feminilidade).

Vick Gray, idealizadora do International Female Ride Day

Vicki Gray, idealizadora do International Female Ride Day

Além da paixão por motos, Vicki dedicou a vida através de artigos e workshops para encorajar mulheres do mundo todo a aprimorarem suas habilidades, perderem o medo de dirigir motos e, por fim, quebrarem as barreiras de gênero ainda fortes no motociclismo.

Publicidade

A princípio, o movimento iria se restringir ao Canadá. A ideia era organizar um dia para que as mulheres do país inteiro saíssem às ruas para um passeio de moto. Porém a adesão de motociclistas de outras nacionalidades foi imediata.

Já em 2008, mulheres da Austrália e Rússia aderiram à ideia. Com o passar dos anos o movimento cresceu e hoje acontece em mais de 120 países. Assim, é considerado o maior evento do mundo para motociclistas femininas. Além disso, ele tem como objetivo incentivar mulheres do mundo inteiro a experimentarem a sensação de liberdade sobre duas rodas, assim como de promover a igualdade de gêneros dentro do motociclismo.

Edição 2022

No próximo dia 7 diferentes tipos, estilos e fabricantes de motos estarão nas ruas do mundo inteiro com apenas uma coisa em comum: uma mulher comandando o guidão. O movimento busca principalmente chamar a atenção para o número de mulheres adeptas em várias regiões do globo.

 

Publicidade

International Female Ride Day

Embora o movimento não tenha restrições de marcas e fabricantes, pelo terceiro ano consecutivo o IFRD conta com o apoio da Can-Am. Essa parceria é importante para mostrar a adesão das marcas com a iniciativa.

 

Veículos da Can-Am estarão presentes no IFRD

Quadricículos da Can-Am estarão presentes no IFRD

Veja também:

Como participar do International Female Ride Day

Para participar basta montar em sua moto e dar um passeio pelas ruas da sua cidade. Caso queira apoiar o movimento do International Female Ride Day acesse o motoress.com onde você pode encontrar o logo em vários tamanhos para ser impresso. Além disso, camisas oficiais limitadas com a estampa do evento estão disponíveis no internationalfemalerideday.myspreadshop.ca.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.