Publicidade

Pegar estrada e fazer uma viagem é uma experiência inesquecível, principalmente quando se está preparado para enfrentar longos trajetos. E como viajar de moto é muito atraente e exerce grande fascínio sobre todos, é muito importante ter em mente algumas recomendações importantes a todos, mas sobretudo aos motociclistas de primeira viagem.

Eventos da Harley, como o National HOG Rally, aproximam a marca de seus clientes e entusiastas

Cuidados com a manutenção da moto são de suma importância durante a viagem

Os cuidados com a moto, as prevenções essenciais antes de montar a rota, equipamentos apropriados – sem esquecer dos dias de frio, calor e chuva – manutenção da moto e um kit básico para qualquer emergência técnica são assuntos que devem ser levados em consideração antes de sair por aí.

Pensando nisso, a Harley-Davidson do Brasil, marca que vende grande parte de sua linha para motociclistas que só pegam estrada, selecionou cinco dicas importantíssimas para quem vai pegar a estrada e encarar uma viagem pela primeira vez. Afinal de contas, a segurança na pilotagem é o que garante uma experiência incrível acompanhada de muitas histórias para contar.

Publicidade

1. A primeira dica vem antes de ligar sua motoca, já que é necessário verificar alguns itens essenciais para a segurança pessoal, como luvas, capacete sem danos e na data de validade, botas resistentes e jaqueta com protetores internos. Esses equipamentos são indispensáveis e garantem que os danos sejam minimizados em caso de uma eventual queda.

Harley-Davidson realiza Open House em todas as concessionárias, de 26 a 31 de março

Ande sempre com equipamento adequado

2. A “saúde” da moto é outro item relevante. Ela precisa estar com todas as revisões em dia, pneus calibrados, pastilhas de freio verificadas, tanque abastecido e bom nível de óleo. Se qualquer um desses itens não estiver nessas condições, o destino não deve ser a estrada e sim a concessionária ou oficina de sua confiança mais próxima.

3. Além disso, na hora de cuidar da limpeza de sua moto, é importante certificar que o modelo seja lavado com os produtos corretos. Na ausência deles, o uso de água e sabão neutro já resolvem o problema. Assim, nenhuma peça será danificada durante a limpeza por produtos abrasivos que podem causar danos.

Publicidade

4. Mesmo tomando todos esses cuidados e precauções, imprevistos podem acontecer e, por isso, é necessário anotar a quarta dica: a prevenção para lidar com qualquer situação inesperada. Levar um kit de ferramentas básicas vai ajudar na realização de algum reparo de emergência durante o rolê.

Depois, é importante entender também que cada moto é única e requer um conjunto diferente de ferramentas. Ou seja, não adianta carregar uma chave fixa de 5/8” se você não tiver nenhum parafuso de 5/8” na moto. Outro fator para determinar exatamente quais ferramentas levar é a familiaridade com o modelo e seus requisitos técnicos específicos, além do conhecimento de quais ações tomar para um possível reparo emergencial durante sua viagem.

dafra harley desconto promoção

Conheça o manual do proprietário, pode fazer a diferença na viagem

5. Conhecer muito bem o manual do proprietário é de suma importância na viagem. Entender o máximo possível dos princípios relativos à operação de cada componente principal da motocicleta ajuda caso algo dê errado. Assim, haverá um entendimento do problema para o reparo ou na solicitação de auxílio profissional e diagnóstico da situação da moto. É possível também baixar uma cópia do manual do proprietário no celular para economizar espaço.

Publicidade

No caso das motos Harley-Davidson, durante o período de garantia o cliente tem acesso ao serviço do Rider Assistance. Mas este serviço também está disponível para outras marcas ou para aquelas motos que tem seguro. Anote o número de atendimento em caso de problemas e leve consigo.


Fonte: Harley Davidson do Brasil

Jan Terwak
Publicitário, curte motos desde que se conhece como gente, é piloto de motocross, enduro, cross-country e trilhas. Empresta sua experiência no off-road para as avaliações de motos no Motonline.