A nova Triumph Tiger 800 Sport está confirmada para o mercado nacional, onde irá trazer diferenças em motor, eletrônica e conforto. Naturalmente, custará mais caro que a irmã menor, Tiger 660. Confira neste breve comparativo se vale a pena investir ou se a versão de menor cilindrada atende às necessidades.
Diferenças da nova Triumph Tiger 800 para a Tiger 660
A Triumph Tiger 800 está voltando. Mas o novo modelo não é a todo terreno, trata-se da sport-touring, mesmo segmento da Tiger Sport 660, mas claro, como uma opção mais potente e equipada em relação o modelo 660. Oficialmente, a Triumph Brasil não anunciou o modelo de 800 cilindradas, mas no site nacional ela já aparece como “modelo disponível em breve”.
Pensando especialmente nas diferenças, enquanto a nova Tiger 800 traz um motor de maior capacidade, mais eletrônica embarcada e componentes de alto desempenho, a Tiger 660 aposta na praticidade e em um custo-benefício mais atrativo.
Antes de avaliar as diferenças entre os modelos, é importante entender que ambos pertencem ao segmento crossover, voltado para viagens e uso misto, porém com inclinação esportiva e conforto para o asfalto. No entanto, a escolha entre os dois depende do tipo de uso e também do orçamento disponível.
Desempenho e motor
A nova Triumph Tiger 800 apresenta o tradicional motor tricilíndrico Triumph de 798 cm³, entregando 115 cv de potência e 8,6 kgfm de torque, o que representa um ganho significativo em relação à Tiger 660, que conta com um motor também de três cilindros, mas de 660 cm³, com 81 cv e 6,4 kgfm.
A nova Tiger 800 oferece um motor mais forte, com injeção eletrônica sequencial Bosch Multipoint e acelerador eletrônico, proporcionando uma pilotagem mais refinada.
Já a Tiger 660, apesar de ter menos potência, também entrega um bom equilíbrio entre torque e desempenho, algo mais que suficiente para uso urbano e viagens de média distância. Seu motor é basicamente o mesmo compartilhado com a Trident 660.
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Tecnologia e equipamentos
No quesito tecnologia, a nova Tiger 800 2025 conta com painel multifuncional LCD e TFT com conectividade Bluetooth, controle de cruzeiro e três modos de pilotagem (Rain, Road e Sport). Além disso, inclui assistência de troca de marchas Triumph Shift Assist e iluminação full LED.
A Tiger 660 também possui um painel TFT, mas com menos recursos integrados. O sistema de conectividade My Triumph é um acessório opcional e a moto conta com dois modos de pilotagem (Road e Rain). Seu controle de tração é comutável, mas não tem as opções avançadas da nova Tiger 800.
Suspensão e conforto
A nova Tiger 800 vem equipada com suspensão Showa mais avançada, com garfos invertidos de 41 mm ajustáveis e curso de roda de 150 mm. A traseira conta com Monoshock Showa RSU ajustável e ajuste remoto de pré-carga, proporcionando maior conforto e agilidade nas viagens.
A Tiger 660 também utiliza suspensão Showa, mas de forma mais simples, com ajuste na pré-carga. Apesar de oferecer um bom conforto, não possui o mesmo refinamento da nova Triumph Tiger 800, o que pode ser um fator importante para quem pretende rodar longas distâncias.
Preço
A diferença de preço entre as duas poderá crucial para a escolha. Colocamos no futuro porque até o momento o preço da Tiger 800 não está definido no Brasil. Mas na Inglaterra teve seu preço inicial de 10.995 libras, o que, em conversão direta, gira em torno de R$ 72 mil. Já a Tiger Sport 660 tem preço sugerido no Brasil de R$ 56.990,00 (sem frete). Ou seja, para ter um desempenho superior e mais tecnologia, deverá ser necessário investir consideravelmente mais.
Característica | Nova Tiger 800 | Tiger Sport 660 |
Potência | 115 cv | 81 cv |
Torque | 8,6 kgfm | 6,4 kgfm |
Cilindrada | 798 cm³ | 660 cm³ |
Pilotagem | Rain, Road, Sport | Road, Rain |
Painel | TFT c/ navegação e Bluetooth | TFT básico |
Preço | Aproximadamente R$ 72.000 | R$ 56.990 |
A nova Tiger 800 é uma evolução da linha e traz recursos avançados, mas seu custo pode ser um fator determinante. Avaliar as necessidades e o orçamento é essencial antes de escolher o modelo ideal.