Publicidade

Você já deve ter ouvido falar dele. Diogo Moreira é um jovem piloto que tem se destacado nas mais diversas pistas do exterior, seja obtendo ótimo desempenho na Moto3 (categoria 250cc da MotoGP) ou roubando a cena em outras competições. Neste final de semana, por exemplo, ele participou como convidado de etapa do Mundial de Supermoto… E venceu! Sabia quem é o garoto de 18 anos.

 

Diogo Moreira, promessa brasileira no Mundial de MotoGP

Há apenas um ano, Moreira participou de testes para o Mundial de Moto3, a convite da Red Bull KTM Ajo, durante as atividades em Barcelona. O piloto veio avançando de classe, após disputar o Red Bull Rookies Cup, o campeonato dos novatos.

diogo moreira no mundial de motogp / moto3

Brasileiro compete na categoria de base da MotoGP, a classe da Moto3

Publicidade

Depois de mostrar potencial em pista, logo surgiu o convite. Moreira passou a integrar o time espanhol estreante na Moto3, da temporada de 2022. A equipe oficialmente registrada com o nome de MT Capacetes-MSI Race Tech chegou para disputar o campeonato com a marca KTM.

Um time recente e com sua academia inaugurada ainda em 2017. Assim, o brasileiro passou a formar dupla com Ryusei Yamanaka, na equipe. Apesar de estreantes (time e piloto), Moreira já mostrou a que veio.

diego moreira comemora bom resultado

Diogo Moreira comemorou a conquista de largar na primeira fila no grid da Indonésia, pista onde nunca tinha acelerado até então

 

Publicidade

Resultados na Moto3

Como a temporada começou há poucos meses, até aqui foram disputadas apenas 6 provas. Porém, foi suficiente para que o brasileiro mostrasse seu potencial. Liderou provas em diferentes ocasiões e ficou entre os 10 melhores em todas – exceto nas duas em que precisou abandonar.

Ao início da temporada, Diogo Moreira foi apontado como favorito ao título na Moto3 por Maverick Vinãles – campeão da categoria em 2013 e com 9 vitórias na MotoGP

Além disso, na segunda etapa, na Indonésia, onde nunca havia corrido, se classificou em segundo e só saiu da disputa de pódio por uma queda. Surpreendeu também com o melhor tempo, do último treino livre, na etapa da Espanha.

Diogo Moreira no Supermoto

Recentemente, de folga da Moto3, Diogo Moreira fez sua estreia no Mundial de Supermoto, na mais recente etapa de 8 de maio. O brasileiro disputou a segunda corrida do campeonato, com a escuderia SGR Grau, no circuito de Alcarràs, na Espanha.

Publicidade

O brasileiro desbancou nomes de peso no Supermoto, e ganhou sua etapa de estreia

Mesmo chegando de fora, depois de algumas demonstrações durante todo o dia, foi ele quem conquistou a vitória geral na classe principal, a S1GP, do GP da Catalunha. Moreira foi também o melhor piloto Rookie (novato) da etapa.

Tudo bem que Supermoto e flat track são modalidades que estão na agenda de treinamentos do jovem, ao longo da temporada da Moto3. No entanto, a categoria conta com nomes como Tomas Chareyre, dono de oito títulos Mundiais. Foi um feito e tanto ao nosso piloto!

Veja também:

Diogo competiu na Rookies Cup (foto) e logo foi convidado para ir ao Mundial de Moto3, onde faz sua temporada de estreia

Descoberto por Alexandre Barros

Diogo Moreira não surgiu ao acaso nas mais altas classes da motovelocidade. Nascido em São Paulo, foi descoberto nas pistas de motocross, quando a lenda nacional Alexandre Barros, esteve à frente da sua própria equipe, na extinta Moto 1000 GP.

Em 2015, o piloto – então com apenas 10 anos de idade – foi convidado para então andar no asfalto. Naquela altura o jovem já possuía o título de Campeão Brasileiro de Motocross nas 50cc.

diogo moreira quando criança

Moreira começou no off road e logo tornou-se campeão Brasileiro nas 50cc. Então foi descoberto por Alex Barros, que o levou à Europa

Com um currículo forte a se considerar, e com o acordo com Barros, surgiram mais oportunidades. Um exemplo foi o intercâmbio com a Monlau, a escola-técnica que formou pilotos como os irmãos Álex e Marc Márquez. A partir daí, já na Europa, em 2017 disputou categoria 85GP, no Campeonato Espanhol de Velocidade.

Fique de olho na Moto3 e MotoE

No mundial da MotoGP, Moreira divide a missão de representar o Brasil junto de Eric Granado. O conterrâneo disputa a categoria elétrica MotoE e abriu a temporada 2022 com duas vitórias.

eric granado na motoe

Moreira não está sozinho no Mundial. Enquanto o garoto acelera na Moto3, Eric Granado nos representa na MotoE, categoria de elétricas

Entre 2012 e 2014, Granado já esteve nas categorias da Moto2 e Moto3, tendo ao todo 42 corridas e nove pontos nas temporadas. No entanto, agora é Moreira que representa o país na Moto3. Mas o sonho de todos é chegar na MotoGP, o ápice das corridas sobre duas rodas.

Fique de olho, a próxima etapa das categorias acontece neste fim de semana, 14 e 15 de maio, na França. Toda a ação ocorre rola no tradicional circuito de Le Mans.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]