Publicidade

O diretor geral do Rally Piocerá, Ehrlich Cordão, e o diretor da prova de motos, o mineiro Boka, que pela segunda vez será o diretor da modalidade, chegaram nesta terça-feira (30) da conferência do percurso. A conferência também teve a participação de Hermano Cabral, diretor técnico da Federação Baiana de Motociclismo, que durante o rally atuará como Abre-trilha das motos.

A prova de motos do Piocerá terá cerca de 1.200 km de muita aventura em quatro dias oficiais de competição. Os dois primeiros, 25 e 26 de janeiro, valerão como etapas de abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, evento oficial da CBM. A expectativa é de recorde de participantes, com mais de 200 inscritos nas sete categorias.

Para Boka esta edição da prova será mais técnica, mais pesada e mais competitiva que a do ano passado. “Eu diria que este ano a prova está uns 60% melhor que a outra, está mais cascuda. Nada impossível de passar, mas muito complicado”, contou.

O primeiro dia terá largada de Teresina, capital do Piauí, no dia 25 de janeiro e chegada na cidade de Barreirinhas, no Maranhão. Barreirinhas abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, incluído na Rota das Emoções, escolhido em 2009 pelo Ministério do Turismo o melhor roteiro turístico do Brasil. Segundo a diretoria técnica da prova de motos, os primeiros 200 quilômetros serão marcados por muitas trilhas, com estradinhas de terra e muita areal. “O primeiro dia é muito técnico, com muitas trilhas e laços. O finalzinho da etapa é pouco mais traqnuilo, com um pouco de areia avisando o que será o segundo dia de prova”, disse Boka.

Publicidade

O 2º dia, 26 de janeiro, de Barreirinhas-MA a Parnaíba-PI, terá 235 Km de percurso. Um dia mais curto, porém não menos interessante, com destaque para a travessia pelos Pequenos Lençóis, uma paisagem deslumbrante, além de travessia por riachos e muita areia, para testar os punhos da trupe. “Para mim particularmente, como mineiro que não sou acostumado com areia, esse sem dúvida será um dos dias mais difíceis pela predominância de estradinhas de areia, areia pesada”, confessou o diretor da prova de motos.

O 3º dia será entre Parnaíba-PI e Ubajara-CE, com 220 Km. O destaque é a subida da serra da Ibiapaba até atingir 600 metros de altitude, com muitas veredinhas, subindo e descendo trilhas até Viçosa. Até Tianguá, a 18 Km de Ubajara, mais trilhas e uma subida radical. “A terceira etapa é de muita trilha, é um pouco mais calmo”, disse Boka.

O 4º dia terá 280 Km, com largada de Ubajara e chegada em Jijoca-CE. A etapa começa em direção a Tianguá-CE, com trilhas e estradinhas no meio de plantações de hortaliças. A prova segue em direção ao sertão, para a descida da Serra da Ibiapaba sobre um vale belíssimo e rios pelo caminh, na famosa descida do Morcego, 64 curvas em apenas 8,5km. “Essa decida é mesmo radical, neném vai chorar e mamãe não vai está por perto”, brincou Boka. A prova termina em Jijoca, mas ainda haverá um deslocamento de 22 Km até Jericoacoara, outro paraíso reservado para a premiação e festa de confraternização. “Um dos pontos altos do Piocerá 2011 com certeza será a chegada à Jeri, um lugar maravilhoso de belíssimas paisagens”, afirmou Boka.

Já estão inscritos competidores dos quatro cantos do país. Garanta logo sua vaga!

Publicidade

PROGRAMAÇÃO DO RALLY PIOCERÁ 2011 – 24 ANOS
1º DIA – 23/01/2011 – TERESINA-PI
Vistorias Técnica e Médica (todos os participantes)
Local: a definir
2º DIA – 24/01/2011 – TERESINA-PI
Vistorias Técnica e Médica – 8h às 13h (todos os participantes)
Briefing – às 13h – Cross Country – Velocidade
Prólogo – às 15h – Cross Country – Velocidade
Briefing – Regularidade (Carro 4×4 – Motos – Bikes)
Largada Promocional – às 20h (todos os participantes)
MOTO – REGULARIDADE
3º DIA – 25/01/2011 – TERESINA-PI A BARREIRINHAS-MA – 400 KM
4º DIA – 26/01/2011 – BARREIRINHAS-MA A PARNAÍBA-PI – 235 KM
5º DIA – 27/01/2011 – PARNAÍBA-PI A UBAJARA-CE – 220 KM
6º DIA – 28/01/2011 – UBAJARA-CE A JERICOACOARA-CE – 280 KM
7º DIA – 29/01/2011 – JERICOACOARA-CE – Festa de Premiação – 22 horas