Publicidade
Ciclovias em Brasília seguirão modelo das ciclovias de São Paulo

Ciclovias em Brasília seguirão modelo das ciclovias de São Paulo

O governo do Distrito Federal promete ampliar a sua rede de ciclovias em pelo menos 235 km. Com um investimento estimado em R$ 66 milhões, as obras já aprovadas devem iniciar ainda em 2012 e contemplar 12 cidades – incluindo a capital Brasília. O intuito do projeto é que cada vez mais brasilienses utilizem a bicicleta como meio de transporte para as suas atividades diárias.

As ciclovias serão construídas, em uma primeira fase, no Plano Piloto Asas Sul e Norte, Eixo Monumental, no campus da Universidade Brasília (UnB) e nos setores Militar Urbano (SMU) e Lago Sul. Outras cidades e regiões – como Taguatinga, Ceilândia, Guará, Paranoá e Gama – também serão beneficiadas já na etapa “número um” do projeto. A previsão do governo é de que, após iniciadas, o primeiro conjunto de reformas seja finalizado no máximo de 180 dias.

Como forma de complementar o projeto das ciclovias, o governo do Distrito Federal também quer construir bicicletários em prédios públicos e áreas comerciais. A inclusão desses espaços exclusivos para bicicletas faz parte do Programa de Reestruturação do Sistema de Transporte Público do DF, que prevê, entre outras coisas, que as ciclovias sejam integradas às linhas de ônibus coletivo. O objetivo é possibilitar uma ligação eficaz entre os usuários de bicicletas e o sistema de transporte público, para que as pessoas possam transitar pelo Distrito Federal sem precisar recorrer aos automóveis com tanta frequência, como ocorre hoje.

Publicidade