Publicidade

Todo kartista sonha em um dia chegar na F¢rmula 1.

Modalidade por onde passaram todos os pilotos que hoje estÆo na categoria m xima do automobilismo, o kartismo ‚ a base do esporte, aonde os pilotos aprendem as t‚cnicas de pilotagem, a trabalhar em equipe, a se concentrar, a ver a necessidade de prepara‡Æo f¡sica, e a lidar com a vit¢ria e a derrota.

A maioria dos kartistas passa pela atividade por um per¡odo entre trˆs a sete anos em m‚dia, variando de acordo com a idade que come‡ou no esporte. At‚ que chega o dia em que completam 16 anos e j  podem, caso queiram e tenha condi‡äes financeiras, come‡ar a correr de carro. O salto ‚ grande, e ainda exige muita dedica‡Æo e paciˆncia.

Agora, imagine estrear logo na preliminar da F¢rmula 1, perante um p£blico de cerca de 70 mil pessoas. “D  um pouco de medo e alegria ao mesmo tempo.  um sentimento novo, estranho”, tenta explicar Alberto Janu rio Val‚rio- Lopes Consultoria de Im¢veis/DragÆo Motorsport, piloto de 17 anos que estar  estreando na preliminar do GP Brasil de F¢rmula1, domingo (6/4), a partir das 10 horas em Interlagos, na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de F¢rmula Renault.

Publicidade

Sem nunca ter participado de qualquer corrida de carros, Alberto Val‚rio diz que tudo ‚ novidade para ele. “ tudo diferente do kart. As pessoas, o carro, a pista, que nÆo conhe‡o. Estou bem ansioso. Sei que preciso segurar esta ansiedade, mas ‚ inevit vel”, assegura o estreante, que vai fazer parte de um grid de 30 monopostos, que ter  apenas mais trˆs pilotos que nunca correram no automobilismo profissional: Bia Figueiredo, Felipe Lapenna e Thiago Machado. “Sei que minha responsabilidade ser  grande, por causa do grande p£blico que estar  l , e pela presen‡a de toda a minha fam¡lia e amigos. Mas tamb‚m estou motivado para partir para cima dos pilotos experientes, e mostrar que posso brigar em igualdade”, desafia o representante da Lopes Consultoria de Im¢veis/DragÆo Motorsport. “Sei que nÆo vai dar para brigar pela vit¢ria agora, mas vou aprender com a experiˆncia dos pilotos que estÆo repetindo de ano na categoria, para incomodar eles brevemente”.