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Desde que o C¢digo de Defesa do Consumidor foi criado, h  12 anos, 4,219,163 donos de carros foram chamados pelas montadoras para fazer recall, convoca‡Æo para reparo ou troca de uma pe‡a com suspeita de defeito.

Deste total – dois milhäes – quase a metade, ainda nÆo foram levados …s concession rias para conserto e verifica‡Æo do problema, o que coloca em risco a vida de propriet rios e terceiros. O levantamento, ainda in‚dito, foi feito pelo pesquisador Rodolfo Alberto Rizzotto.

A principal causa do descuido dos propriet rios, segundo Rizzotto, ‚ a falta de informa‡Æo das concession rias ou revendas sobre carros usados. Ao comprar um ve¡culo, o consumidor nÆo tem como saber com seguran‡a se o antigo dono levou o autom¢vel para fazer o recall. “Quando um consumidor liga para o 0800 da montadora para saber se foi atendido o recall, alguns atendentes negam at‚ que tenha havido a convoca‡Æo. As informa‡äes sobre recall sÆo uma caixa-preta no Brasil”, afirma.

Segundo Jailton de Jesus Silva, presidente da Associa‡Æo Nacional de Consumidores e das V¡timas de Montadoras e Concession rias (Anvemca), mais importante que fazer o recall ‚ garantir atendimento a todos os consumidores. “Tˆm pessoas morrendo por falhas s‚rias de fabrica‡Æo.”
A dona-de-casa Margarete Menescal foi uma das v¡timas de carros que saem da f brica com defeito. Ela sofreu um acidente ao girar a chave da igni‡Æo de seu carro, o que provocou a explosÆo do airbag. Margarete teve queimaduras de segundo grau e ferimentos na mand¡bula. Ela contou que nÆo atendeu ao recall por desconhecer a convoca‡Æo. “NÆo soube do chamado. O sistema usado pela empresa para avisar aos clientes foi falho”.

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O diretor do Departamento de Prote‡Æo e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita Wada, afirma que ao vender um carro usado, a loja j  deve ter feito o recall, independentemente de o antigo propriet rio ter descumprido essa ordem. “Se mais da metade dos carros nÆo fez o recall, a responsabilidade ‚ de quem vende. A concession ria tem obriga‡Æo de vender o carro com total condi‡Æo de seguran‡a”.

Para reduzir o ¡ndice de descumprimento ao recall, Rizzotto sugere que o Denatran s¢ conceda licenciamento aos carros que tenham atendido ao chamado das f bricas. “Hoje, carros com multas pendentes nÆo podem ser licenciados. Se o mesmo acontecesse para quem nÆo fez o recall, o problema seria solucionado.” O diretor do DPDC considera a id‚ia ¢tima. “Mas precisamos ver com o Denatran como esse processo pode funcionar na pr tica.”

Quando ser  que as montadoras, fabricantes e importadores de motos e scooters vÆo come‡ar a convocar os consumidotes para o recall em alguns casos e fatos acontecidos no Pa¡s?