Publicidade

O piloto da Repsol Honda vai partir da pole position pela primeira vez desde que chegou à categoria de MotoGP neste domingo, no Grande Prémio do Japão, depois de ter terminado à frente de Valentino Rossi, Casey Stoner e Jorge Lorenzo na qualificação.

A primeira pole de Andrea Dovizioso na categoria rainha surgiu neste sábado com o piloto da Repsol Honda a encabeçar a qualificação para o Grande Prémio do Japão. Depois de ter garantido a primeira presença na primeira linha da grelha em Laguna Seca este ano, o italiano foi ainda melhor em Motegi ao rodar em 1m47,001s.

A última volta de Valentino Rossi na sessão colocou o piloto da Fiat Yamaha na segunda posição e levou-o de volta à primeira linha da grelha desde da pole conquistada em Le Mans, em Maio. O Campeão do Mundo, que se tem apresentado a bom nível neste fim-de-semana, foi batido apenas pelo compatriota por escassos 0,054s.

A fechar a primeira linha depois de ter lutado pela melhor posição nos momentos finais da qualificação ficou Casey Stoner. O piloto da Ducati, que teve pequena saída de pista na Curva 5 no início da sessão, ficou a um pouco mais de um décimo de segundo da pole.

Publicidade

A começar a corrida fora da primeira linha da grelha pela primeira vez nesta época estará o líder do Campeonato Jorge Lorenzo, que ficou com a quarta posição. O piloto da Fiat Yamaha liderou os primeiros momentos da sessão, mas acabou por terminar a 0,205s de Dovizioso. Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) igualou a sua melhor qualifacação da época com o quinto posto, enquanto o companheiro de equipa Ben Spies voltou a provar a sua capacidade de aprender rapidamente as pistas novas e garantiu o último posto da segunda linha.

Randy de Puniet (LCR Honda) sofreu duas saídas de pista, mas nem isso foi o bastante para o travar e o piloto garantiu o sétimo lugar da grelha, com Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team) e a dupla da Rizla Suzuki Álvaro Bautista e Loris Capirossi a completarem o Top 10. O veterano italiano sofreu queda no início da sessão, mas voltou à pista para assinar o seu melhor tempo a pouco mais de um segundo da pole.

Héctor Barberá (Páginas Amarillas Aspar) foi o outro piloto a cair, com Nicky Hayden (Ducati Team), Aleix Espargaró (Pramac Racing) e Hiroshi Aoyama (Interwetten Honda MotoGP) a terem todos saídas de pista.

A corrida de MotoGP está marcada para as 15 horas locais de domingo.

Publicidade