Uma das primeiras trail fabricadas no Brasil, a Yamaha DT 180 é considerada a responsável por popularizar o off road no país. Assim, tanto foi precursora nas trilhas pelo imenso território nacional que até hoje é facilmente encontrada em encontros, eventos e provas até hoje – já avistar uma nas ruas e em bom estado de conservação é tarefa bem mais difícil.
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Yamaha DT 180
A Yamaha DT 180 foi lançada em 1981, sucedendo a TT 125, que era uma adaptação da urbana da RX 125 equipada com suspensões elevadas, para-lama alto e outros itens ao uso fora de estrada. A DT, por sua vez, foi concebida especificamente ao uso misto.
A DT 180 era inovadora aos padrões da época. Já em sua primeira versão contava com a suspensão traseira monoamortecida do tipo Monocross, muito mais eficiente que o sistema duplamente amortecido presente na TT 125, por exemplo.
O modelo era movido pelo motor de um cilindro, dois tempos e 176,4 cm³, que desenvolvia 16,6 cv à 8.000 rpm de potência máxima, assim como 1.74 kgf.m a 6.500 rpm de torque. O propulsor simples, durável e robusto para a época logo ganhou boa fama no mercado.
Primeira mudança
A primeira modificação surgiu em 1983. A marca alterou o tubo da balança traseira passando de redondo para o formato retangular, mais resistente. Entretanto, a motocicleta seguia com o sistema elétrico de 6 volts e freios a tambor. Desde esta época o câmbio já era de 6 marchas.
DT 180 N
Mais tarde, em 1985, houve outra evolução. A DT 180 recebe um banho de loja, com novo tanque (de capacidade maior e era agora em formato de Vulcão), painel, grafismos e banco. O farol seguia a tendência da época e ficou retangular. O sistema elétrico passou a ser de 12 volts.
DT 180 Z
Foi somente no ano de 1988 que a motocicleta finalmente recebeu freio a disco dianteiro. O modelo passou a se chamar DT 180 Z, sigla usada nas top de linha da marca. Desde então, até o fim da produção em 1997, pouca coisa mudou. Uma das alterações ocorreu na suspensão dianteira, que perdeu as regulagens a ar. Além disso, em 1991 foi lançada a evolução da DT 180, a DT 200, sobre a qual falaremos em breve.
Pontos positivos
A fórmula de sucesso da Yamaha DT 180 era o baixo custo de manutenção e mecânica simples. Fatores como este fizeram o modelo onipresente nas trilhas brasileiras – uma espécie de CRF 230F dos anos 1980 e 1990. Vale também ressaltar que a moto encarava muito bem a cidade, graças ao bom desempenho do conjunto nas precárias estradas do país.
Pontos negativos
Há o cheiro de nostalgia… Não é um problema (mas sim uma característica), mas vale a pena lembrar que o cheiro de óleo dois tempos toma conta da roupa. Se seu objetivo não for as trilhas, mas sim rodar na cidade, acostume-se a chegar ao local de destino ‘perfumado’ à moda antiga.
Alimentado por carburador, o motor não era sinônimo de economia. Quando bem regulado, o consumo ficava na casa dos 18 a 20 km/litro, andando de forma comedida, claro. Além disso, o sistema exigia ajustes periódicos e precisos para não prejudicar o desempenho ou ‘sede’ da moto.
Yamaha DT 180 vale a pena?
A DT 180 foi para muitos a entrada ao mundo off-road. Robusta e durável, ela está até hoje espalhada pelas trilhas Brasil afora. Por isso, se sua intenção é adquirir uma em condições para o uso diário ou passeios de fim de semana, reserve semanas para sua busca e prepare o bolso.
Um modelo em boas condições mantém atualmente o status de clássica, uma relíquia. Por isso, preços fixos ou tabela são meramente sugestões, deixando o valor a critério do proprietário e entusiasmo do comprador nostálgico.
Mas vamos lá. Segundo a FIPE, o modelo 1990 tem preço médio de R$ 1.625. Já o valor médio cobrado em uma 1997 é de R$ 2.738. Se você encontrar uma DT 180 para venda em bom estado por estes preços, por favor, nos avise
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Yamaha DT 180, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Yamaha DT 180 |
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Motor | |
Tipo | 2 tempos, 1 cilindro |
Cilindrada | 176,4 cc |
Arrefecimento | Ar |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 16.70 cv a 7.000 rpm |
Torque Máximo: | 1.74 kgf.m a 6.500 rpm |
Alimentação: | Carburador |
Partida: | Pedal |
Transmissão: | 6 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico / 200 mm |
Suspensão traseira: | Monocross / 150 mm |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 2,75 – 21 NHS |
Pneu Traseiro: | 4,10 – 18 NHS |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 102 kg |
Comprimento: | 2105 mm |
Largura: | 895 mm |
Altura do Banco: | 860 mm |
Distância entre Eixos: | 1345 mm |
Capacidade do tanque: | 9 litros |
Preço (FIPE, janeiro de 2021) | |
1990 | R$ 1.625,00 |
1997 | R$ 2.738,00 |