Os amantes do mundo das motocicletas podem fazer uma viagem pelo tempo com a exposição dos Duas Rodas e Uma Nação. Ao todo, 50 modelos estão disponíveis para o público ver no Farol Santander, no centro de São Paulo.
A mostra estará disponível até o dia 9 de março de 2025, contando mais de 120 anos de história da motocicleta no Brasil. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e podem ser adquiridas no site ou na bilheteria do local.
Duas Rodas e Uma Nação: motos raríssimas expostas em SP
A proposta da exposição vai além de só mostrar as motocicletas, mas sim criar uma imersão no universo das duas rodas. A exposição Duas Rodas e Uma Nação apostou na tecnologia para proporcionar experiências sensoriais, como uma projeção 360°, que simula o funcionamento de um motor, com sons, vibrações.
“A mostra traz para o Farol Santander a visão cultural sobre essa atitude de liberdade que as motos oferecem aos seus apaixonados usuários. Ao nos aprofundarmos sobre a história da motocicleta, nos deparamos com fatos pouco conhecidos como, por exemplo, a criação, em 1895, na Alemanha, da primeira motocicleta do mundo”, comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional Santander.
Além das motos, o visitante pode conferir itens históricos como troféus e medalhas, separando um espaço especial para os grandes nomes do motociclismo brasileiro como Alex Barros, Moara Sacilotti e André Azevedo.
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Duas Rodas e Uma Nação
Os modelos com certeza deixam os motociclistas com um sentimento nostálgico. Raríssimas motos europeias, asiáticas, e as queridinhas nacionais, resgatam a paixão dos brasileiros com o motociclismo.
A lendária Royal Enfield Origen (1901) com seu motor Minerva de 1,5 cv é moto mais antiga no Brasil e pode ser vista na exposição. O modelo parece uma bicicleta, mas foi revolucionário no mundo das motos.
A Norton M30, de 500 cc monocilíndrico, igual àquela pilotada por Luiz Bezzi na vitória do Troféo Real Cônsul D’Italia, em São Paulo em 1930. Conhecida no modelo de corrida, o motor da Manx gerava 30 cv de potência entregues a 6.000 rpm, uma bela máquina para conferir.
Para os fãs de competições, a Yamaha TZ750 (1976) do piloto Edmar Ferreira, que tinha um poderoso motor de 2t, que entregava 90 cv, também pode ser contemplada na exposição Duas Rodas Uma Nação.
A britânica Triumph P (1928), com seus motor monocilíndrico de 500cc, e a francesa Alcyon (1908), são duas das 50 motocicletas que merecem uma pausa para apreciar.
Uma moto que fez muito sucesso no Brasil e hoje é uma relíquia desejada por muitos motociclistas, a CG 125 FH(1976) rouba a cena. A motocicleta inaugurou a linha de produção da fábrica da Honda, em Manaus (AM) e foi a primeira moto nacional com motor 4t.
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Primeiro o livro; agora, a exposição
“O objetivo é contar a história da moto para um número maior de pessoas”. A frase reflete bem a proposta da Nation Produções e de Carlãozinho Coachman, inspirados na exposição The Art of Motorcycle, realizada em Nova York em 1998.
Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial do livro Duas rodas e Uma Nação é o curador da mostra realizada na capital paulista e a considera a realização de um sonho. Para acontecer foi feita uma compilação documentos, fotos de acervos familiares, fatos históricos, relatos de amigos e parceiros.
Além do saudosismo do motociclismo do século XX, a exposição mostra a evolução traz uma provocação sobre o futuro das motos. “Será que o futuro das motos será elétrico?” Segundo o curador, há uma área dedicada à evolução dos veículos de duas rodas, das primeiras bicicletas com motor até chegar às rápidas motos elétricas de competição.
Serviço: Exposição Duas Rodas e Uma Nação
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Data: 06/12/2024 a 09/03/2025
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Telefone: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 9h às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00 meia-entrada)