Você certamente já escutou algo sobre as motos Ducati e sua fama de serem ariscas demais, que são motos feitas para pilotos mais experientes e coisas semelhantes. Apesar de não ser absolutamente a verdade sobre as motos da marca italiana, a chegada da Ducati Diavel 1260S acaba com esta fama. Apresentada ao mercado e já disponível para venda por R$94.900, esta cruiser continua calcada na força do motor e no seu inconfundível design agressivo. Mas surpreende por ser dócil e ágil como uma naked.
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No rápido test-ride que a Ducati proporcionou, foi possível experimentar a Diavel 1260S no trânsito urbano e em boa rodovia. Devo confessar que a moto assusta numa primeira olhada, mas basta ocupar o confortável espaço para o piloto e perceber que esta segunda geração da Diavel – a moto foi lançada em 2011 – mudou completamente. Para melhor! Mas não se iluda porque a moto segue fiel ao espírito original que entrega muita força e agressividade em cada detalhe, como o próprio nome sugere algo “diabólico”. Ao pilotar a moto percebe-se que o diabo está lá, mas sob controle.
Diavel 1260S: muitas mudanças
Ao observador menos atento esta nova geração da Diavel é aparentemente igual à anterior. Mas a Ducati implementou mudanças praticamente na moto inteira, desde o chassi, passando pelo motor e também no design, o que deixou a Diavel mais fácil de conduzir em diferentes condições, seja na estrada ou mesmo na cidade. O nível de conforto aumentou significativamente com a combinação de guidão alto, assento baixo e pedaleiras mais centralizadas. Já o motor – Testastretta DVT 1262 – combina de forma harmônica a forte aceleração quando desejado com a suavidade na entrega de potência nas baixas rotações, o que facilita a condução urbana.
Ela ganhou um pacote completo de equipamentos e tecnologia eletrônica, que inclui o Cornering ABS da Bosch, por exemplo, e essa versão “S”, a única disponível no Brasil, traz suspensões Öhlins, pinças radiais Brembo M50, rodas de alumínio forjado, quick-shift up&down, DRL (luz de visão diurna) e sistema multimídia, entre vários outros equipamentos e funcionalidades. A mudança no chassi é sutil, mas segue a tendência dos últimos lançamentos da Ducati para melhorar a ergonomia e o conforto. O chassi tubular em treliça é mais curto e a balança traseira monobraço é mais longa, enquanto que na suspensão traseira o amortecedor e os links foram colocados sobre o monobraço, com o motor como elemento de ligação de tudo – chassi, balança e sub-chassi que sustenta a parte traseira.
No motor as mudanças também são pequenas, mas significativas. A Ducati Diavel 1260S traz o motor de dois cilindros em “L” (90º) denominado Testastretta DVT (Desmodromic Variable Timing) de 1262 cm³ e comando desmodrômico. A melhora na entrega de torque já em baixas rotações sem perder o desempenho esportivo nas altas rotações se deve ao sistema DVT, que faz variar de forma independente a atuação do comando de válvulas de admissão e de escape. O resultado a potência de 159 cv e o torque de 13,1 kgf.m disponíveis em um amplo regime de rotação. A alimentação é por injeção eletrônica Bosch e a gestão do motor conta com sistema integral de acelerador eletrônico Ride-by-Wire.
Confira mais algumas características, equipamentos e funcionalidades da nova Ducati Diavel 1260S:
- Braço oscilante em alumínio
- Rodas 17″ – pneu traseiro de 240 mm e dianteiro de 120 mm
- Unidade de Medição Inercial Bosch de 6 eixos (6D IMU)
- Bosch Cornering ABS Evo
- Ducati Traction Control Evo (DTC)
- Ducati Wheelie Control Evo (DWC)
- Ducati Power Launch Evo (DPL)
- Cruise Control
- Compatibilidade com o Ducati Link App para conexão através do smartphone
- Iluminação Full LED
- DRL em forma de ferradura invertida
- Riding Modes (Sport, Touring e Urban)
- Freios Brembo com o sistema Cornering ABS 9.1ME da Bosch
- Painel TFT com módulo de luzes-espia separado e 4 modos de exibição diferentes
- Ducati Multimedia System (DMS), com conexão por Bluetooth entre o smartphone e o painel
- Sistema Key Less – partida sem chave
- Suspensões totalmente ajustáveis eletronicamente
- Pneus Pirelli Diablo Rosso III
FICHA TÉCNICA DUCATI DIAVEL 1260S |
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Motor | Ducati Testastretta DVT (Desmodromic Variable Timing) 1262, L-Twin a 90 graus, 4 válvulas por cilindro, duas velas por cilindro, arrefecido a líquido |
Capacidade cúbica | 1262 cm³ |
Diâmetro x curso | 106 x 71,5 mm |
Potência máxima | 159 cv @ 9.500 rpm |
Torque máximo | 13,1 kgf.m a 7.500 rpm |
Sistema de combustível | Sistema de injeção eletrônica Bosch, ride-by-wire, corpos de borboleta elípticos com diâmetro de 56 mm |
Caixa de Câmbio | 6 velocidades com quick-shift up&down |
Relação Final | Por corrente – pinhão Z15 / coroa Z43 |
Embreagem | Embreagem antiblocante automática, multidisco com controle hidráulico |
Chassi | Treliça em tubos de aço, motor faz parte da estrutura |
Roda / pneu dianteiros | Liga leve usinada, 3,5” X 17” / Pirelli Diablo Rosso III, 120/70 ZR17 |
Roda / pneu traseiros | Liga leve usinada, 8,0” X 17” / Pirelli Diablo Rosso III, 240/45 ZR17 |
Suspensão dianteira | Garfo invertido Öhlins, tubo de 48 mm totalmente ajustável, curso de 120 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor único Öhlins totalmente ajustável, monobraço oscilante em alumínio, curso de 130 mm |
Freio dianteiro | 2 discos semi-flutuantes de Ø 330 mm, pinça Brembo Monobloc Evo M50 montada radialmente, 4 pistões, com Bosch Cornering ABS EVO |
Freio traseiro | Disco de 265 mm, pinça Brembo com 2 pistões com Bosch Cornering ABS EVO |
Trail | 120 mm |
Caster | 27 graus |
Entre eixos | 1600 mm |
Altura do assento | 780 mm |
Peso seco | 218 kg |
Peso em ordem de marcha | 233 kg |
Capacidade do tanque | 17 litros |
Consumo (dados de fábrica) | 18,5 km/litro |