A Ducati apresentou sua nova máquina, a Multistrada 950. Para brigar em condições de igualdade com concorrentes expoentes em conforto e tecnologia, modelo chega com 113 cv de potência, muita eletrônica, controle de tração, ABS, design moderno, desempenho e ciclística versáteis em todos os terrenos. O preço? R$ 59.900,00.
A Ducati acaba de apresentar ao mercado nacional a nova Multistrada 950. Uma moto no estilo Turismo de Aventura, que mescla o melhor dos dois mundos: conforto para longas jornadas e aptidão para encarar trechos na terra. Resumindo, uma moto que anda em todos os terrenos.
Primeiras impressões
O lançamento ocorreu nesta quinta-feira, 05 de outubro, no Haras Tuiuti, interior de São Paulo. Tivemos a oportunidade de andar no modelo para colher as primeiras impressões de como a moto se comporta na pista.
A posição de pilotagem é muito boa, extremamente confortável, adequada para longas viagens. O guidão é largo, deixando os braços semi-arqueados, as pernas ficam pouco flexionadas e o tronco voltado para frente. O banco é espaçoso e confortável, com boa densidade, tanto para o piloto quanto ao garupa. Em pé também encaixa-se bem na moto. Posição de pilotagem típica de uma Big Trail.
A Multistrada 950 é equipada com suspensões multirreguláveis. O conjunto dianteiro é invertido da Kayaba, tem 170 mm de curso, com ajustes de compressão (velocidade que as bengalas comprimem) e retorno (velocidade com que as bengalas retornam à sua posição original). O sistema traseiro é da Sachs e tem o mesmo curso (170 mm), além de ajustes na compressão, retorno e pré-carga da mola. Ou seja, basta acertar as suspensões para que a moto copie as irregularidades do terreno da melhor forma. Os ajustes são feitos através de cliques, similar a motos importadas Off Road.
O chassi é o mesmo da família Multistrada, sob o formato de treliça e feito em aço tubular, marca registrada da linha, conferindo rigidez para altas velocidades e maleabilidade para curvas. O entre eixos é de 1594 mm. A roda dianteira tem 19 polegadas, enquanto a traseira tem 17. A moto se mostrou bem estável no fora de estrada, mesmo em velocidades mais altas, mérito do conjunto suspensão e chassi. Além disso, a 950 se deu bem também no traçado do Haras Tuiuti, no asfalto, contornando cada curva com facilidade e alto desempenho.
O motor é um Testastretta de cilindros duplos, com exatos 937 cm³, que produz 113 cv a 9.000 rpm e torque de 9,8 kgf.m a 7.750 rpm. Um propulsor que se mostrou elástico em quase todas faixas de rotação, da mais baixa para a mais alta, traduzindo em facilidade na pilotagem. É extremamente forte, porém dócil ao mesmo tempo.
A Multistrada vem equipada com quatro modos de pilotagem (Turismo, Esporte, Urbano e Enduro), cada um deles atua de forma diferente em alguns parâmetros, como potência e controle de tração, permitindo mais liberdade na derrapagem da roda traseira, ou modulando a maneira como ele age e sistema ABS. O controle de tração tem oito níveis diferentes, enquanto o ABS tem três.
Os freios, assinados pela marca Brembo, são potentes e eficientes. Na dianteira há dois discos semi-flutuantes de 320 mm, com 4 pistões, já na traseira é um disco único de 265 mm, com pinça flutuante de dois pistões. O conjunto de freios é simplesmente animal, freia bem em qualquer situação, conferindo uma dose extra de segurança.
Calçando a Multistrada 950 estão os pneus Pirelli Scorpion Trail II, desenvolvido para transitar entre os dois terrenos (asfalto e terra) e garantir aderência nos mais diversos tipos de terrenos. A moto será montada em Manaus, sob o regime CDK. A Ducati se mostrou confiante em galgar espaço neste segmento, em que a concorrência está cada vez mais atuante e conta com nomes de peso, com características e preços similares, como Honda Africa Twin, Kawasaki Versys 1000, Yamaha Super Tenere 1200 e BMW S 1000 XR.
FICHA TÉCNICA DUCATI MULTISTRADA 950 | |
MOTOR | |
Motor | Testastretta, cilindro duplo, 4 válvulas por cilindro, Desmodrômico, refrigerado a líquido |
Cilindrada | 937 cc |
Diâmetro x curso | 94 mm x 67.5 mm |
Potência | 113 cv a 9.000 rpm |
Torque | 9.8 kgf.m a 7.750 rpm |
Injeção de combustível | Sistema de injeção eletrônica de combustível Bosch, corpos de aceleração cilíndricos com Ride-by-Wire, diâmetro de 53 mm |
TRANSMISSÃO | |
Caixa de câmbio | 6 velocidades |
Relação final | Corrente; Pinhão frontal 15; Pinhão traseiro 43 |
Embreagem | Embreagem úmida multidisco, deslizante |
CHASSI | |
Chassi | Quadro treliça de aço tubular |
Suspensão dianteira | Garfo KYB 48 mm invertido totalmente ajustável |
Roda dianteira | Roda de liga fundida 3” X 19” |
Pneu dianteiro | Pirelli Scorpion Trail II 120/70 R19 |
Suspensão traseira | Unidade monoshock Sachs ajustável. Ajuste remoto de pré-carga de mola. Braço oscilante duplo de alumínio |
Roda traseira | Roda de liga fundida 4,50” X 17” |
Pneu traseiro | Pirelli Scorpion Trail II 170/60 R17 |
Curso da roda dianteira | 170 mm |
Curso da roda traseira | 170 mm |
Freio dianteiro | 2 discos semi-flutuantes de 320 mm, pinça Brembo Monobloco Brembo montada radialmente, 4 pistões, 2 pastilhas, ABS |
Freio traseiro | Disco de 265 mm, pinça flutuante de 2 pistões, ABS |
DIMENSÕES E PESO | |
Peso em ordem de marcha | 227 kg |
Altura do banco | 840 mm |
Distância entre eixos | 1.594 mm |
Capacidade do tanque de combustível | 20 l |
EQUIPAMENTO | |
Modos de Pilotagem, Modos de Potência, Pacote de Segurança Ducati (ABS + DTC). |