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A Ducati, sediada em Bolonha na It lia, surpreendeu e inovou ao lan‡ar o modelo Multistrada 1000; a moto vem com uma proposta de multiuso e mistura conceitos tÆo antag“nicos quanto  gua e ¢leo.

A Multistrada pode ser esportiva quando exigida, tornar-se pacata e male vel no trƒnsito e ‚ bem confort vel em longas viagens. Ou seja, o que parecia imposs¡vel, as solu‡äes de engenharia dos italianos tornaram realidade.

Considerada a Ferrari de duas rodas gra‡as … esportividade e tradi‡Æo da marca, a Ducati utilizou na Multistrada o conhecido motor de dois cilindros, inclinados a 90 graus, dispostos em “L”, com refrigera‡Æo a ar e inje‡Æo eletr“nica, duas velas por cilindro e 992cmü de cilindrada, s¢ que redimensionado.

Para satisfazer a por‡Æo urbana do modelo e proporcionar maior torque em baixos giros (8,5mkgf a 5.000rpm), o motor foi equipado com duas v lvulas por cilindro, com maiores dimensäes. Para satisfazer o lado esportivo, o motor, equipado com comando de v lvulas desmodr“mico – que impede as v lvulas de flutuarem, da¡ as rota‡äes mais altas -, gera potˆncia de 84,2cv a 8.000rpm, que consente uma velocidade final superior aos 230km/h.

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A preciosa balan‡a da suspensÆo traseira em alum¡nio foi herdada da Superbike 998, e os poderosos freios dianteiros, Brembo s‚rie Oro, com duplo disco de 320mm, da esportiva 996. As rodas de liga leve, tˆm aro de apenas 17 polegadas, para aumentar a agilidade nas curvas.

O pacote tem ainda um terceiro ƒngulo, que permite uma posi‡Æo de pilotagem mais tradicional, inspirados nos anos 70. Ou seja, piloto e garupa viajam com mais conforto. Projetada pelo badalado estilista Pierre Terblanche, a Multistrada nÆo ‚ nada convencional. A carenagem, que ajuda nas viagens, tem trˆs andares: no “t‚rreo”, um grande volume de linhas retas; no segundo, estÆo instalados os far¢is duplos e verticais; e, na “cobertura”, a bolha do p ra-brisa que, curiosamente, vira junto com o guidÆo.

O chassi ‚ o tradicional tipo treli‡a em a‡o, marca registrada da marca. O cƒmbio tem seis marchas e o peso a seco ‚ de 200kg. A suspensÆo traseira ‚ monobra‡o Ohlins regul vel e a dianteira, invertida, com curso longo de 120mm, caracter¡sticas das motos mistas, tipo cidade-campo. Ali s, o visual do modelo, que tem escapamento duplo com sa¡das altas e setas incorporadas aos retrovisores, lembra este tipo de moto, em mais um ingrediente desta salada geral de conceitos e estilos.

Para satisfazer a todas as vertentes, o painel mistura instrumentos anal¢gicos, como o grande conta-giros, e digitais, com direito a computador de bordo que fornece m‚dia de velocidade, horas, autonomia, pressÆo do ¢leo e at‚ localiza‡Æo via GPS. Al‚m disso, a Ducati Multistrada 1000 oferece s‚rie de acess¢rios que incluem bolsas laterais remov¡veis para viagens. R$ 88 mil ser  o valor aproximado da Multistrada importada para o Brasil. Na Europa, ela custa cerca de 25 mil euros.

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