Publicidade

A Ducati apresentou a nova Multistrada V4 na versão Pikes Peak. Levando ainda mais longe as vocações off-road e de estrada, do modelo padrão, a recém-chegada promete mais da sua condução desportiva.

A novidade estará disponível na rede de concessionárias Ducati na Europa a partir de dezembro de 2021. O preço sugerido parte dos 29.045 euros, cerca de R$ 188 mil em conversão direta. Mas não precisa colocar a mão na carteira já. O modelo ainda não foi confirmado para o Brasil.

 

Publicidade

Veja também:

.

Ducati Multistrada V4 Pikes Peak

A Multistrada V4 Pikes Peak leva o nome da tradicional subida de montanha localizada no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Por lá a Ducati fez história com a vitória em 2018 de Carlin Dunne, com a Multistrada 1260. Devido a um acidente fatal no ano seguinte, a prova foi interditada para motos.

Ducati Multistrada V4 Pikes Peak

Ducati Multistrada V4 Pikes Peak chega com pacote de ponta!

Publicidade

Mas isso não impediu a fabricante italiana de fornecer uma bela homenagem com o seu mais recente produto. Assim, o trabalho de design colocou elementos especiais na Multistrada V4, integrando-os com cores e gráficos inspirados na Desmosedici GP ‘ 21. Um cuidado que o tributo a Pikes Peak merece!

A Ducati aplicou na novidade uma nova roda dianteira Marchesini, de 3,5 x 17 polegadas, e uma roda traseira de 6 x 17 polegadas ligada ao monobraço. Tudo isso calçado pelos pneus esportivos Pirelli Diablo Rosso IV, nas dimensões 120/70 na frente e 190/55 atrás.

Ducati Multistrada V4 Pikes Peak

Ducati utiliza Multistrada V4 para homenagear a lendária prova de Pikes Peak

Multistrada V4 Pikes Peak suspensões e motor

A Multistrada V4 Pikes Peak tem as suspensões assinadas pela Öhlins, semi-ativas e com curso de 170 milímetros no garfo invertido na frente. Na traseira está um mono-amortecedor TTX36, com curso de também 170 milímetros.

Publicidade
Ducati Multistrada V4 Pikes Peak

Multistrada V4 Pikes Peak tem nova suspensão e demais itens em seu conjunto

A Pikes Peak é a primeira Multistrada a ser equipada com a suspensão eletrônica Öhlins. O sistema Smart EC 2.0 é o mesmo adotado pela Panigale V4 S e pela Streetfighter V4 S. Na prática, as suspensões ficam mais rígidas conforme o condutor leva o conjunto mais próximo dos limites.

Já o sistema de freios com disco duplo foi melhorado. Para fornecer mais potência na frenagem eles aumentaram de 320 para 330 milímetros de diâmetro. Além disso, as pinças de monobloco Brembo foram substituídas por pinças M50 Stylema.

Ducati Multistrada V4 Pikes Peak

Pikes Peak é a primeira Multistrada com sistema Smart EC 2.0

O motor V4 de 1160 cc de cilindrada permanece aparentemente inalterado. A usina produz potência de 170 cv a 10.500 rpm e torque de 12,7 kgf.m a 8.750 rpm. Todo o conjunto tem peso seco de 215 kg

.

Banho de eletrônica

A Pikes Peak traz vários modos de condução, além da introdução do Modo Race Riding. A novidade permite uma condução esportiva mais eficaz em termos de mudanças de velocidades, na zona alta de rotações. Enquanto isso, o quickshifter possibilita reduções de marcha extremamente agressivas.

Outras tecnologias são o ABS Cornering, controle de tração, controle de empinada. Isso sem falar da novidade do cruise control adaptativo e monitorização do ponto cego, sim operado com um sistema de radar!

Ducati Multistrada V4 Pikes Peak

Todos os modos e tecnologia podem ser monitorados no display de TFT

Tudo isso é monitorado pelo display TFT de 6,5 polegadas no cockpit. O item não oferece apenas vários modos de leitura, mas também pode ser conectado a smartphones para a navegação.

.

Exclusividades da Pikes Peak 

A Pikes Peak conta com itens exclusivos na linha Multistrada. São exemplos a ponteira de escape Akrapovic e banco de assento de dois tons, que pode ser ajustado em altura de 840 a 860 milímetros. O toque final chega na fibra de carbono que se faz presente no para-lamas dianteiro.

Em resumo, a Ducati Pikes Peak é uma Multistrada V4 tecnologicamente avançada e projetada para os adeptos da condução esportiva.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]