Publicidade

Após espalhar aos quatro ventos que o futuro da marca seria elétrico, a Ducati surpreendeu e lançou um protótipo de uma moto híbrida. A Ducati Ghost surge como resposta a um dilema interno da empresa e apresenta-se como um apontamento para o futuro. Bora entender melhor essa história!

Ducati: híbridas ou elétricas?

No início de 2021, os executivos da fábrica italiana declaravam em salões e feiras que o futuro da empresa era elétrico. Acontece que a marca percebeu que seu público ainda valoriza as motos a combustão. Qual a saída para este dilema? Um motor híbrido, talvez.

Assim surge a Ducati Ghost, um conceito de hiperbike híbrida.

A idealização de um protótipo com tecnologia híbrida tem a autoria do jovem designer dinamarquês, Daniel Kemnitz. Como afirma Kemnitz: “Isso é motivo de muita controvérsia entre os motociclistas, pois alguns têm a mente aberta para o futuro eletrificado, enquanto outros estão menos dispostos a separarem-se da sua amada paixão fumarenta e barulhenta”. 

Publicidade

No fim das contas, a grande sacada de um sistema de energia híbrido é sempre ter um plano B, não importando o evento adverso que vir a ocorrer. No caso da Ducati Ghost, as baterias não são o sistema central de fornecimento de energia, fato que lhes permite atuar como uma espécie de depósito de reserva para uma entrega de energia extra.

Veja também:

Ducati Ghost – uma naked híbrida

A Ducati Ghost traz um par de motores, cada um de natureza muito diferente, mas integrados. Há um motor híbrido e com uma unidade de tração única, dotada de uma embreagem deslizante que pode acoplar e desacoplar a tração elétrica conforme necessário, permitindo assim usar o motor a gasolina em conjunto com o motor elétrico ou usá-lo como um gerador para recarregar as baterias.

moto híbrida ducati

Graças à presença de uma bateria localizada mais perto do solo, a Ducati Ghost pode equipar-se com um depósito de combustível menor.

Publicidade

 

A ideia do protótipo de Kemnitz é que os dois motores possam trabalhar separadamente e juntos quando solicitado pelo piloto. O motor de combustão ocupa a parte central, fixado ao chassi na altura do cabeçote, enquanto o elétrico está situado como continuação deste e é abraçado pela parte inferior do chassi.

ducati ghost

E aí, o que achou da ideia desta moto híbrida da Ducati?

Alguns dados interessantes. A usina de explosão seria de 500 cc, com potência de 80 cv. Já o motor elétrico teria 70 cv de potência, ou seja, a Ghost conseguiria chegar a 150 cv.

Publicidade