A Ducati Supermono é uma das criações mais raras e emblemáticas da marca italiana. A motocicleta foi construída nos anos 1990 para correr em uma categoria própria e apenas 67 unidades foram feitas. Hoje ela é tão valiosa (mas tão valiosa!) que até uma réplica pode alcançar um valor surreal. Por isso, uma unidade que está em leilão pode levantar mais de R$ 300 mil.
Supermono, uma Ducati rara
Apenas 67 exemplares Supermono foram fabricadas na fábrica da Ducati em Bolonha, entre 1993 e 1995. O modelo foi revelado em 1992, sendo projetado por Massimo Bordi. Ao todo, 40 unidades foram construídas com motor de 549 cc em 1993 e mais 27 de 572 cc, em 1995.
Todas as motos vieram com suspensão Öhlins de alto nível, freios Brembo e rodas de magnésio Marchesini. O designer a cargo do modelo foi Pierre Terblanche, famoso por criar algumas das motos mais icônicas da Ducati, como as primeiras Hypermotard e Multistrada e a esportiva 999.
A ideia da Supermono nasceu no início dos anos 90, impulsionando a criação de uma competição própria na Itália. E com o tempo, várias outras fabricantes aderiram a proposta, chegando inclusive criar um campeonato mundial, Sound of Singles. Por fim, na classe estavam motos como a Bimota BB1, a Yamaha SZR 660 e a Aprilia RS 660. Como o nome sugere, eram todas movidas por motores de um único cilindro, monocilíndricos.
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Porque réplica pode valer mais de 300 mil em leilão
Diante da raridade do projeto, é fácil entender porque as Supermonos originais de fábrica agora sejam vendidas por valores astronômicos. A valorização é tão grande que sobra até para as réplicas. Atualmente uma unidade está prestes a ir à venda num leilão na Inglaterra. O preço? Já é cotado na casa das 68 mil libras esterlinas – quase R$ 450 mil em conversão direta!
A Ducati Supermono réplica com o preço em questão deve ser colocada à venda no leilão H&H Classics, na cidade inglesa de Solihull, em 20 de julho. O modelo foi montado pelo especialista Alistair Wager.
Mais do que ‘apenas uma cópia’, a moto nasceu a partir de peças raras de um ‘estoque antigo’ original da Ducati. Com isso, acredita-se que seja a última réplica precisa da Supermono que foi capaz de ser feita.
Assim, o conjunto é praticamente idêntico ao das 67 unidades originais. O pacote inclui, claro, a suspensão Öhlins e o clássico motor monocilíndrico italiano de 549cc que fez fama na clássica corrida Sound of Singles.