Publicidade

A Ducati Supermono é uma das criações mais raras e emblemáticas da marca italiana. A motocicleta foi construída nos anos 1990 para correr em uma categoria própria e apenas 67 unidades foram feitas. Hoje ela é tão valiosa (mas tão valiosa!) que até uma réplica pode alcançar um valor surreal. Por isso, uma unidade que está em leilão pode levantar mais de R$ 300 mil.

 

Supermono, uma Ducati rara

Apenas 67 exemplares Supermono foram fabricadas na fábrica da Ducati em Bolonha, entre 1993 e 1995. O modelo foi revelado em 1992, sendo projetado por Massimo Bordi. Ao todo, 40 unidades foram construídas com motor de 549 cc em 1993 e mais 27 de 572 cc, em 1995.

ducati supermono

Apenas 67 unidades da Supermono foram produzidas. Trinta anos depois a moto se tornou tão valiosa que mesmo uma réplica pode chegar perto de valer meio milhão de reais!

Publicidade

Todas as motos vieram com suspensão Öhlins de alto nível, freios Brembo e rodas de magnésio Marchesini. O designer a cargo do modelo foi Pierre Terblanche, famoso por criar algumas das motos mais icônicas da Ducati, como as primeiras Hypermotard e Multistrada e a esportiva 999.

A ideia da Supermono nasceu no início dos anos 90, impulsionando a criação de uma competição própria na Itália. E com o tempo, várias outras fabricantes aderiram a proposta, chegando inclusive criar um campeonato mundial, Sound of Singles. Por fim, na classe estavam motos como a Bimota BB1, a Yamaha SZR 660 e a Aprilia RS 660. Como o nome sugere, eram todas movidas por motores de um único cilindro, monocilíndricos.

Com motor de 1 cilindro e 549 cm³, conjunto entregava 75 cv e 5,18 kgf.m de torque na moto de apenas 118 kg

Veja também:

Publicidade

Porque réplica pode valer mais de 300 mil em leilão

Diante da raridade do projeto, é fácil entender porque as Supermonos originais de fábrica agora sejam vendidas por valores astronômicos. A valorização é tão grande que sobra até para as réplicas. Atualmente uma unidade está prestes a ir à venda num leilão na Inglaterra. O preço? Já é cotado na casa das 68 mil libras esterlinas – quase R$ 450 mil em conversão direta!

A Ducati Supermono réplica com o preço em questão deve ser colocada à venda no leilão H&H Classics, na cidade inglesa de Solihull, em 20 de julho. O modelo foi montado pelo especialista Alistair Wager.

Réplica é considerada a última unidade que foi capaz de nascer derivada de peças originais de época

Mais do que ‘apenas uma cópia’, a moto nasceu a partir de peças raras de um ‘estoque antigo’ original da Ducati. Com isso, acredita-se que seja a última réplica precisa da Supermono que foi capaz de ser feita.

Publicidade

Assim, o conjunto é praticamente idêntico ao das 67 unidades originais. O pacote inclui, claro, a suspensão Öhlins e o clássico motor monocilíndrico italiano de 549cc que fez fama na clássica corrida Sound of Singles.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]