Publicidade

A italiana Ducati promete chegar ainda mais forte em 2022. Isso porque a marca quer entrar no próximo calendário com mais cinco lançamentos, que serão anunciados no decorrer de 2021. A primeira moto a tomar forma é a Desert X, membro da família Scrambler que surgiu pela primeira vez como um conceito em 2019.

scrambler ducati

O modelo apareceu pela primeira vez em 2019 com motor e para-brisa diferentes

No entanto, mesmo o lançamento da aventureira estando programado para o dia 9 de dezembro, a Ducati vem revelando mais detalhes sobre a Scrambler. Apesar de ainda não sabermos detalhes, há novidades notáveis em relação à sua ‘versão 2019’.

 

Publicidade

Ducati Desert X

Em 2019 a Desert X estava com um motor de menor cilindrada com refrigeração a ar

Do conceito para cá, a marca resolveu trazer mais potência e deu uma mexida no motor. Além disso, o estilo clássico do Dakar dos anos 80 e 90 não foi perdido e os dois faróis circulares provam isso.

Assim, a marca baseou a Desert X na Ducati Scrambler 1100, aliando muito bem a pegada retrô com um visual moderno e futurista, mas sem cometer exageros. O conceito apresentado possui dois tanques de combustível. No entanto, acreditamos que o modelo perca um dos tanques na produção em série.

Veja também:

Publicidade

Nova Ducati aventureira: motor

A Ducati pretende revelar cinco novas motos até dezembro

Inicialmente, a Ducati Desert X tinha o mesmo motor da Scrambler 800, refrigerado a ar. No entanto, a italiana pensou resolveu dar  uma pitada a mais de potência e adotou um propulsor maior.

Assim, o motor escolhido pela marca já é um velho conhecido, pois está presente na Supersport 950, na naked Monster, Hypermotard 950 e Multistrada 950. Portanto, podemos esperar cerca de 110 cv e 9,1 kgf.m de torque, a 7.500 rpm.

A Ducati colocou na Desert X o mesmo motor da Multistrada 950

Publicidade

 

Design e DNA do Dakar

scrambler

Seu design não esconde o potencial off-road

A Ducati não nega que a vocação da Desert X é para o off-road através da sua distância do solo, faróis duplos de LED e linhas agressivas que fecham bem o estilo aventureiro. 

Além disso, apesar do modelo conceito possuir dois tanques que somam 30 litros de capacidade, a marca deve matar o tanque de trás e, por isso, seu armazenamento deve ser menor no modelo final. Outro item que o modelo deve receber são os espelhos retrovisores que não aparecem nem em 2019 nem nas novas fotos reveladas.

A Ducati deve retirar o segundo tanque de combustível na traseira

Além disso, o modelo recebeu uma roda dianteira de 21 polegadas, mas as polegadas da traseira não foram reveladas, mas espera-se que a Ducati use a receita da futura rival Africa Twin e coloque  18 polegadas.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha