Publicidade

A Honda é a marca líder em vendas em vários mercados ao redor do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, possui cerca de 70% do mercado e o modelo que domina as ruas: a CG 160. Já em países como a Argentina, a marca também é a mais vendida, mas o modelo de preferência nacional é outro…

A moto que domina a Argentina

A Argentina também é um grande consumidor de motos. Somente ano passado, foram mais de 470 mil unidades 0km vendidas no país, num crescimento de 14,5% em relação a 2022, que havia fechado com 411.241 unidades.

Honda wave 110

Wave 110 ajudou Honda a ficar na frente de marca como Motomel, Corven, Gilera e Zanella – na Argentina

Ainda conforme a Câmara de Fabricantes de Motovehículos de la Argentina (CAFAM), mais de 98% das vendas totais de 2023 corresponderam a motocicletas de origem nacional. Mais do que isso, em termos de categorias, o nicho que lidera o ranking é o das CUBs.

Publicidade

Colocando tudo isso em vista, existe um modelo da Honda que se apresenta como a moto de maior sucesso do país. Uma CUB, categoria diferente da nossa street CG. Entretanto, também não é exatamente a nossa Biz…

fábrica honda moto Argentina

Moto mais vendida da Argentina sai da unidade da Honda, localizada em uma propriedade de 142 hectares na Rota 6 do distrito de Campana

Veja também:

Wave 110 é a Honda mais vendida

No ano acumulado de 2023, a Honda se manteve na liderança com 104.947 motocicletas emplacadas na Argentina. E o modelo mais vendido da marca foi a Wave 110. Sozinha, a cub respondeu por mais de 50% de todo o volume da marca. Foram 51.100 unidades comercializadas.

Publicidade
Honda Wave 110 é moto Argentina

Moto Argentina mais vendida, Wave 110 modelo 2023 ganhou rodas de liga e disco de freio na dianteira, além de visual repaginado

Com visual semelhante a nossa Biz 110, essa acessível CUB foi destaque no país vizinho. Sim, além da semelhança em design, a moto Argentina também é movida por um motor OHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar de 109,1 cc. Contudo, ao contrário da nossa Biz 110, a Wave 110 modelo 2023 ganhou por lá rodas de liga, visual mais esportivo e disco de freio na dianteira.

E quanto custa? Na Argentina, esse sucesso Wave 110 S custa 2,3 milhões de pesos. Como o país possui diversas cotações, é difícil fazer uma conversão para reais, mas seria algo em torno de R$ 13 mil em conversão simples.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]