Publicidade
Foto: Tio Tite

Foto: Tio Tite

Tio Tite, a Suzuki Bandit 650 est  equipada com “Carburador eletronico” sei que deve ser algo complexo mas basicamente qual a diferen‡a para o velho carburador?. ela funciona como uma esp‚cie primitiva de inje‡Æo eletr“nica?
Jefferson – Mau  S.P
NÆo, ele tem sensores eletr“nicos para enriquecer a mistura em algumas ocasiäes, como na hora de ligar com o motor frio, por exemplo, dispensando o afogador. Existem v rias motos com esse sistema. Mas o funcionamento ‚ bem diferente ao da inje‡Æo.

Pesquisa
sabe onde posso achar informa‡äes sobre motores e trabalhos mecƒnicos em motocicletas? Serve internet, livros, qualquer coisa.
Herbert – Bras¡lia
Aqui no Motonline vc encontra bastante coisa. Use a ferramenta de busca Google que vc encontrar  v rios trabalhos.

Voc bulo
Tite, agrade‡o a ti e ao Pedro pela dica da limpeza do filtro de ar da Intruder 125. O que significa “tirar a moto de giro” e “fritar a embreagem” (acho que o termo ‚ esse)?
Rodrigo – Nova Santa Rita
Tirar motor de giro ‚ passar a rota‡Æo m xima, na faixa vermelha. Fritar a embreagem ‚ queimar a embreagem, ou seja, for‡ar demais a embreagem nas arrancadas.

Publicidade

Pneu
To intrigado, o pneu traseiro da biz 125 (30km rodados) da minha namorada t  sambando um pouco, como se tivesse empenado, nÆo prejudica a pilotagem, pelo ao menos por enquato, levei hj na consecion ria (Auge Motos Sobral) e o cara me falow que era normal, ele colocou um monte de biz 125 zerinhas no cavalete central e me mostrou que todas tem esse problema. Po Tite, como ‚ que a Honda deixa um neg¢cios desses acontecer? A roda balan‡a muito. Axo que eles pensam que somos ot rios, s¢ pode.
Cristiano – Forquilha – CE
Com certeza o problema foi na montagem do pneu na roda. Basta levar a uma loja de pneus, desmontar e montar novamente. Mas concordo que deveriam ter mais aten‡Æo, isso ‚ coisa que eu nÆo admito nem em bicicleta.

Falcon
Caro Tite, estou interessado em trocar minha moto XT 225 por uma Falcon, por‚m, com esses assuntos de lan‡amentos da Honda em vista (motos de 300 cc), voce sabe se a Falcon vai sair de linha e entrar outra moto maior no lugar dela ainda este ano? ou ela ainda vai continuar sendo fabricada?
F bio – Ourinhos/SP
Tudo ‚ pura especula‡Æo ainda, mas se sair um novo produto certamente a Falcon sair  do mercado. Mas isso nÆo traz problema nenhum, j  foi o tempo em que moto era moeda de troca, ela ‚ um bem de consumo. A desvaloriza‡Æo ser  normal de qualquer outro produto descontinuado. Se nÆo fosse assim nÆo ter¡amos produtos novos no mercado nunca mais.

Pistäes
gostaria de saber mais sobre a diferen‡a entre o motor da CB500 e o da CBR 450, sobre o movimento dos pistoes, pq a da CB500 vibra bem mais do que a da CBR450 ou GS500?
Daniel – Sao Jose do Rio Preto – SP
Essa questÆo exige uma mat‚ria espec¡fica. No texto sobre vibra‡äes tem algumas explica‡äes. A CB 500 vibra a mesma coisa que a GS 500.

Pl stico
Tite, li sua cr“nica “Turista Acidentado” e algo semelhante aconteceu comigo. Por favor, a minha d£vida refere-se ao fato da borracha/pl stico ter grudado no escapamento da moto. ‚ poss¡vel tirar este pl stico derretido do escapamento sem estragar o cromado?
Gustavo – sÆo Paulo – SP
Essa questÆo j  foi respondida na se‡Æo de cartas. Use palha de a‡o e polidor de metais.

Publicidade

Bravo
tenho uma XLX350R/90 e a mola do pedal de partida quebrou, troquei por uma nova, no segundo kick a mola nova e original quebrou! o q ocasiona a quebra desta #&*+!%ù&*$!
Michael – MACA, RJ
NÆo sei, mas vc comprou pe‡a original? Veja se o descompressor autom tico est  funcionando corretamente.

Escape
E ai Tite tudo bem?  o seguinte, comprei minha moto (cg 150 esd 2004) com uma porcaria de um escape esportivo (aluminium x). E o treco fazia muito barulho. EntÆo eu comprei um escape da mesma marca (x), s¢ que no modelo original da moto, que ‚ silencioso, gostaria de saber se pelo escape nÆo ser da marca HONDA, (que vem na moto), se ele estraga o motor? E ‚ necess rio colocar um anel ponto de contato com o motor? Pelo que observei ‚ identico ao original, (curva, formato, silencioso).
Cleiton – SÆo Paulo
Viu, quem mandou colocar escape esportivo? Se o escape novo for equipado com silenciador nÆo tem problema.

Qual
Gostaria se nÆo for inc“modo saber a sugestÆo de vocˆs que para mim vai valer muito , sempre gostei de motos e sempre l¡ sobre ,mas nunca pude ter uma , agora que posso ter estou na d£vida entre a HONDA(TWISTER) e a YAMAHA(FAZER), ser  que vocˆs podem me ajudar a decidir?
Daniel – Belo Horizonte – MG
NÆo ‚ inc“modo nenhum: o teste da Fazer est  no ar, o da Twister 2006 nÆo fizemos ainda, portanto nÆo podemos ajudar muito.

Luz
Ainda sobre a “luz guia” citada no dia 25/4. na Sahara o acionamento do farol ‚ em duas posi‡äes: na primeira, luz guia (eu chamava de “sinaleira”, igual ao ensinado na auto-escola – de carro ‚ igual) e na segunda, o farol. Apenas para exemplificar que nÆo sÆo apenas as motos importadas que tem esse recurso.
Fabio – Novo Hamburgo, RS

Publicidade

Corridas
gostaria de saber se vcs tem o cronograma de corridas de motovelocidade que passariam na tv se possivel gostaria de acompanhar essas corridas
wagner – manaus
Basta acessar o site da SporTV.

Sundown
Tive a infelicidade de adquirir uma Moto da Sundown WEB para minha esposa.Moto de recrea‡Æo, aos 4000 Km bateu o motor por problema de constru‡Æo mecanica e descobri que ‚ uma s‚rie inteira. Maior o trauma que nÆo substituem o motor querem apenas retific -lo. “Fica quase novo” ‚ a explica‡Æo. Por esse motivo avisem a todos “nÆo comprem SUNDOWN”, ‚ imenso o descaso que os executivos e t‚cnicos da empresa te tratam pesar da revenda fazer um esfor‡o sobre humano para um te atender com dignidade.
Ricardo Manuel Lopes Picallo tto
Cachoeiro do Itapemirim ES
[email protected]

TW
Tite ‚ o seguinte, gostaria de saber se arrisca um palpite para a Twister 2007? 300 cc? Inje‡Æo eletr“nica ? Disco na traseira ? O que acha que pode mudar ?
Diogo – Ctba-Pr
Diogo, j  ouvi de tudo: nova Twister com inje‡Æo, freio ABS, freio traseiro a disco, suspensÆo invertida, etc etc. Mas nada de concreto ainda.

SurdÆo
AMIGO DEI UM LANCE FUI CONTEMPLADO NUMHA BROS 150 ESD MAS QUERO A TITAN 150 SPORT CREIO QUE  MELHOR ME INDIQUE, OUTRA COISA NOS CAUCULOS PENSAVA QUE Sà TINHA QUE PAGAR IPVA E ALGUNHAS OUTRAS TAXAS MAS A VENDEDORA DISSE QUE TENHO QUE PAGAR UMA TAXA DE ALIENA€ÇO QUE Sà ELA E 200 REAIS QUE TAXA  ESSA SOU ABRIGADO A PAGAR AGUARDO SUA RESPOSTA ME AMIGO SOU SE FÇ…
EDSON – FORTALEZA-CE
âxe, Ed, primeiro de tudo mande seu teclado consertar porque travou a tecla caps lock. Sim, essa taxa existe e estava escrito num contrato imenso que provavelmente vc nÆo leu direito.