Publicidade

Mais moto e menos velocidade. Para atender novas demandas pelas quais buscam os motociclistas, o curso de pilotagem SpeedMaster, um dos mais conhecidos do Brasil, foi rebatizado de BikeMaster. Além do novo nome, o curso ganhou outros módulos e terá como escopo a pilotagem preventiva, com conteúdo especialmente feito para quem quer curtir a moto tanto na cidade quanto na estrada, com prazer e segurança, tirando seu foco principal de pilotagem de motos de alta cilindrada em pista.

Busca por pilotagem defensiva levou à mudança. Um dos módulos é sobre como pilotar com garupa

Busca por pilotagem defensiva levou à mudança. Um dos módulos é sobre como pilotar com garupa

Geraldo Tite Simões, criador do curso SpeedMaster de Pilotagem, explicou o porquê da mudança. Segundo o piloto e jornalista, desde a criação da empresa, em 1997, o perfil dos motociclistas tem mudado progressivamente. “Hoje os donos de motos esportivas já tem mais experiência e buscam participar de eventos em autódromos, enquanto os motociclistas donos de touring, naked, clássica, bigtrail e custom preferem uma pilotagem mais preventiva”. Apesar do novo foco, o curso continuará atendendo proprietários de motos esportivas. “De todos os estilos, a esportiva ainda é a mais difícil de pilotar e exige técnica específica”, destacou Tite.

Curso acontece na pista do Haras Tuiuti, em São Paulo

Curso acontece na pista do Haras Tuiuti, em São Paulo

Publicidade

Outra novidade trazida pelo BikeMaster é o limite de alunos por turma: serão apenas 12. Segundo Tite, a ideia é poder “dar atenção personalizada” para cada aprendiz, demandando o mesmo zelo para com todos que estão fazendo o curso. O jornalista afirma que é complicado “olhar todo o mundo o tempo todo” quando há um número grande de motos na pista simultaneamente, como acontece quando se põe 25 ou 30 motociclistas para rodar ao mesmo tempo.

Como será o BikeMaster, versão “2017” do conhecido curso SpeedMaster

Tite Simões é jornalista e piloto experiente, atuando na área há mais de 25 anos. No currículo, há cerca de mil testes publicados em veículos do setor e 30 provas de 24 horas disputadas

Tite Simões é experiente, atuando na área há mais de 25 anos. No currículo, há cerca de mil testes publicados em veículos do setor e 30 provas de 24 horas disputadas

Segundo Tite, o conteúdo do curso terá como destaque exercícios de frenagem, curvas, armadilhas, pilotagem no molhado, pilotagem com garupa e manutenção preventiva. Conforme o jornalista, mesmo usando o autódromo do Haras Tuiuti como palco das aulas, o foco é na segurança. “Muita gente acha que um curso realizado em autódromo é voltado para velocidade e competição, mas na verdade preferimos uma pista porque é um local seguro e controlado que permite simular várias situações de estrada”, explicou.

Outra diferença do SpeedMaster para o BikeMaster, é que durante o período de aula prática não serão realizados track-days nem treinos. O horário de treino para alunos já formados será exclusivamente das 8h30 às 10h30. “É mais do que suficiente, pois nenhum piloto amador consegue se manter concentrado e seguro pilotando o dia inteiro, é difícil até para os profissionais”, alerta Tite, que tem no currículo cerca de 30 provas de 24 horas.

Publicidade

As próximas edições do curso acontecerão nos dias 11 de fevereiro e 12 de março, no Haras Tuiuti, em São Paulo. Podem participar motociclistas com qualquer tipo de moto, desde que com 250cc ou mais, incluindo esportivas, touring, bigtrail, naked, café-racers, clássicas, crossover. Como citado acima, os principais temas abordados serão curva, frenagem, contra-esterço, pilotagem na estrada, pilotagem com garupa e manutenção preventiva. O investimento é a partir de R$ 960 (para grupos acima de cinco pessoas) e as inscrições podem ser realizadas no site da empresa.

speedmaster-bikemaster-curso-2

Quem tem interesse em aprender com Tite (que inclusive já contribuiu bastante no Motonline), mas procura algo mais simples e acessível, pode procurar o curso ABTRANS. Ele acontece em São Paulo, aos sábados, voltado a todos os níveis de motociclistas com ênfase nos iniciantes. “Nós temos motos e scooters de 110 a 300cc e recebemos até mesmo pessoas que ainda nem passaram pelo CFC”, comenta o jornalista. Esta é uma espécie de pré-escola do motociclismo e em seguida os alunos são convidados a participar da “pós-graduação” no curso BikeMaster. O ABTRANS é realizado no Shopping D, zona norte de São Paulo, a partir das 8h30, e os valores iniciam em R$ 190,00.

Separador_motos

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza