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Foto: Bitenca

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Caros amigos! Minha tornado esta com 16500, quando ligo ela fria, e passo do neutro pra primeira marcha ela da um solavanco, as vezes até desliga, e também quando ela está fria, sinto q a moto tende a andar mesmo eu estando com a embreagem toda apertada, gostaria de saber o q está acontecendo. Além disso gostaria de saber qual a regulagem ideal de embreagem, mais alta ou mais baixa. Obrigado Myller, 22, Vila Velha, ES.

R: Myller, parece que a campana de sua moto está muito marcada. Isso acontece com o uso mas com essa quilometragem não é muito comum, a não ser que você utiliza bastante a embreagem, principalmente em trilhas. Acontece quando os discos marcam as canaletas do cubo central e as paredes da cesta da campana, de modo que os discos tendem a se manter colados conforme giram. A solução é limar a superfície para alisar a superfície e eliminar as irregularidades. Estando bem regulada a embreagem deve começar a movimentar a moto a 20mm da posição final do manete, de forma que no cabo fique uma folga mínima de no máximo 5mm. Regule também o parafuso do pivô do manete para que minimize as vibrações e troque o manicoto se a folga for excessiva. Isso favorece seu controle sobre a moto, agarrando os punhos com os dedos médio e mínimo de forma que com os outros dois dedos fique fácil de trabalhar nos manetes, freio e embreagem. Acostume-se a nunca usar os quatro dedos nos controles, mantenha sempre a empunhadura nas manoplas. Boa sorte.

Foto: Bitenca

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Boa tarde, gostaria de saber se há alguma concessionária HYOSUNG próxima a Cidade de São Pedro, pois tenho um amigo que possui uma AG 100cc e esta precisando de um jogo de aneis (medida 1,00 mm e um jogo de junta parcial da parte de cima do motor, juntas de cilindro. cabeçote e anel de escape), aguardo uma resposta, certo de que posso contar com sua colaboração. Marcelo, 37, São Pedro, SP

R: Marcelo, será que essa moto não é uma scooter Suzuki? pelo menos é a única que conheço. Existe uma Yamaha antiga que foi importada nos anos 70, uma fazendeira que era chamada por essa sigla, será essa? aguardo, Bitenca, antes de mais nada muito obrigado pela sua atenção, hoje eu estive na casa desse meu amigo e pude constatar que a moto que ele dizia ser uma Hyosung é na verdade uma SUZUKI AG100cc Address, já liguei para a SNAKE em Cordeirópolis e consegui um orçamento das peças. 01- Jogo pistão e aneis 1,0mm = R$265,00 01- Kit de junta parcial do motor (parte de cima) = R$ 36,10 01- Gaiola do motor (parte de cima) = R$ 28,00 Porém gostaria de saber se existem peças desta moto no mercado paralelo, pois esse meu amigo passa por uma grande dificuldade financeira. Um abraço Marcelo

R: Marcelo, pode ser que haja peças paralelas para esse motor mas não vou lhe recomendar porque não creio que vale a pena. Essas peças que você orçou para o seu amigo são essenciais em termos de qualidade para um bom funcionamento do motor. Mesmo sendo um pouco mais caro o resultado final não valeria a pena. Ponha as peças originais que ele não vai se arrepender.