Publicidade

A nova tecnologia deve eliminar os chiados e a est tica, mas serÆo necess rios meses ou anos antes que os receptores digitais tenham pre‡o compat¡vel ao do r dio comum.

Genebra – A BBC, A Voz da Am‚rica e outras emissoras internacionais lan‡aram um servi‡o de r dio digital em ondas curtas, prometendo qualidade de som semelhante … da FM, em vez dos sinais cheios de est tica das ondas curtas tradicionais.

Deve levar de seis meses a v rios anos antes que os consumidores tenham acesso a receptores digitais com pre‡o compat¡vel ao do r dio comum, mas o cons¢rcio Digital Radio Mondiale escolheu o encontro global de r dios de Genebra para lan‡ar a nova tecnologia. “O in¡cio do DRM vai mudar o curso da transmissÆo radiof“nica para sempre”, disse Peter F. Senger, presidente do cons¢rcio.

Os primeiros sinais j  foram transmitidos quando Senger, que tamb‚m ‚ executivo da alemÆ Deutsche Welle, deu a ordem, numa cerim“nia conjunta com a Conferˆncia Mundial de Radiocomunica‡Æo. Ao menos por enquanto, as empresas manterÆo o sinal anal¢gico ao lado do digital, para que r dios tradicionais continuem a pegar as transmissäes.

Publicidade

A nova tecnologia tamb‚m est  sendo usada nas ondas m‚dias, ou AM, e pode ser adaptada para ondas longas, um padrÆo utilizado em partes da Europa. Usando o mesmo princ¡pio aplicado a computadores e CDs, as transmissäes de r dio passam a ter forma digital. Em vez apenas uma onda portadora, que pode falhar ou sofrer interferˆncia, o novo sistema usa mais de duzentas, todas dentro da mesma faixa de freqˆncia dos sinais anal¢gicos, explicou Senger.

Assim, mesmo se parte da informa‡Æo em uma das portadoras de perder, h  redundƒncia suficiente no sinal para permitir que o receptor reconstitua o sinal original. Senger disse que o novo sistema usa muito menos eletricidade que o anal¢gico.

As primeiras transmissäes serÆo dirigidas … Europa, Austr lia, Am‚rica do Norte, Nova Zelƒndia e Oriente M‚dio. O Servi‡o Mundial da BBC est  utilizando transmissores na GrÆ-Bretanha e Canad ; a Voz da Am‚rica transmite digitalmente em  rabe para o Marrocos e A Deustche Welle transmite a partir de Portugal.