Publicidade

Emocionante vitória molhada e seca de Lorenzo em Le Mans

Numa agitada corrida de MotoGP, que começou em terreno molhado e terminou com slicks, Jorge Lorenzo avaliou bem as condições da pista para chegar à segunda vitória do ano.

A estrela espanhola Jorge Lorenzo encontrou em Le Mans um antídoto perfeito para a sua desilusão em Jerez, compensando a desistência em Espanha com uma brilhante vitória no Grande Prémio de França, sob condições muito difíceis, e regressando ao topo da classificação do Campeonato.

Lorenzo tomou a liderança da corrida logo na primeira volta e seguiu em frente, conseguindo uma grande vantagem com pneus de chuva enquanto a pista secava rapidamente, chegando mesmo a ser o último piloto a mudar para slicks na sua primeira corrida -bandeira-a-bandeira- de sempre, onde rodou de forma soberba com os dois conjuntos de pneus para vencer com uma vantagem de 17 segundos.

Publicidade

Outra brilhante corrida do piloto da Hayate Racing Marco Melandri levou-o a cruzar a linha da meta em segundo, em direcção ao seu primeiro pódio desde 2007, depois da incerteza quanto à continuidade no MotoGP que enfrentou durante o Inverno.

O piloto da Repsol Honda Dani Pedrosa passou para a frente do seu companheiro de equipa Andrea Dovizioso na última volta para assegurar o terceiro pódio consecutivo.

Como num pesadelo, Valentino Rossi viu escapar o primeiro lugar do Campeonato, depois de uma corrida caótica. O Campeão do Mundo trocou de mota três vezes, sofreu uma queda e foi penalizado por excesso de velocidade na via de box, acabando por terminar em último.

O australiano Casey Stoner (Ducati Marlboro) e Chris Vermeulen (Rizla Suzuki) ficaram em quinto e sexto, respectivamente, com Stoner a partilhar com Rossi o segundo lugar no Campeonato.

Publicidade

O veterano Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) e Loris Capirossi (Rizla Suzuki) por certo esperavam melhor do que os sétimo e oitavo lugares.

Uma boa prestação de James Toseland (Monster Yamaha Tech 3) levou o inglês a dar um passo na direcção certa e terminar em nono e Toni Elias (San XCarlo Honda Gresini) completou o Top Ten.

A vantagem de Lorenzo no Campeonato é de apenas um ponto, à frente dos favoritos Rossi e Stoner, que partilham a segunda posição com 65 pontos. Mugello, um das pistas favoritas de Rossi e o seu circuito caseiro, recebe a próxima corrida, o Alice Grande Prémio de Itália, a quinta prova do calendário do Campeonato do Mundo de MotoGP.