Publicidade

Clube de Cicloturismo organiza a nona edição do evento mais importante do ano, o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura. Serão quatro dias de imersão no mundo das viagens de bicicleta, com passeios, palestras, cursos e ainda lançamento de produtos e livro.

O Clube de Cicloturismo, que em 2011 vai completar dez anos de fundação, vê com entusiasmo o crescimento da atividade no país. Com cerca de 15 mil cadastrados, de todos os estados do Brasil, a entidade vem mostrando que viajar de bicicleta é uma opção de turismo que alia liberdade, esporte e cuidado com o ambiente.

O cicloturista busca ainda conhecer mais a fundo os locais onde passa, aproveitando o máximo da cultura, gastronomia, natureza e principalmente o contato com as pessoas.

Celebrando sua nona edição, o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura este ano acontece em Sacramento (MG), e são esperados entre 100 a 150 participantes, de diferentes estados. A faixa etária que costuma comparecer ao Encontro também é bem variada, desde crianças com os pais até cicloturistas na terceira idade.

Publicidade

“Cicloturistas de todo o país têm contato freqüente pela internet, através das listas de discussão e sites, e o Encontro é uma oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e trocarmos experiência” diz Eliana Garcia, uma das organizadoras do evento.

Além de passeios de bicicleta, os Encontros contam com uma forte programação de palestras e cursos, com cicloturistas experientes em várias áreas. Este ano, os temas abordarão desde mecânica de bicicleta, fotografia em viagens, até os depoimentos de viagens incríveis, como a de Rafael Limaverde, que fez a volta na América Latina, durante mais de dois anos. Rafael fará também o lançamento do livro que resultou desta viagem: “Pelos Caminhos de Nuestra América – uma pedalada poética pelos confins do continente”.

O evento foi escolhido para a marca Ararauna fazer o lançamento de seu novo produto, o alforje impermeável. Segundo Rodrigo Telles, fabricante, os participantes poderão testar os alforjes e concorrer a um sorteio.

A cada ano o Encontro de Cicloturismo é realizado num local diferente, sempre em regiões que tenham belas paisagens e estradinhas de terra tranqüilas para se pedalar. O local escolhido este ano foi o Parque Náutico Jaguara, que fica à beira de uma bela represa do Rio Grande, na divisa entre Minas e São Paulo.

Publicidade

Já estão inscritos participantes de Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo. As vagas são limitadas e as inscrições só podem ser feitas pela internet.

Serviço:
9 º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
Público: Todos os interessados em saber mais sobre bicicleta e viagens
Quando: de 9 a 12 de outubro de 2010
Local: Parque Náutico Jaguara, Sacramento, MG
Informações e Inscrições: www.clubedecicloturismo.com.br
Atenção: Inscrições somente até dia 01/10

PROGRAMAÇÃO – 4 DIAS:

Sábado – 09/out
8:00 Confirmação das inscrições (feitas somente pela internet até 01/10)
8:30 Encerramento da confirmação e concentração para o passeio
9:30 PEDALADA estradas de terra (±20km) – dificuldade média, ritmo leve
14:30 Mini Curso “MANUTENÇÃO DA BICICLETA EM VIAGEM” por Fábio Eduardo da Silva, cicloturista desde 1994.
20:00 Palestra “ORIGEM E EVOLUÇÃO DE UM CASAL DE CICLISTAS” por Roberto Cruz e Ângela Sibinel, cicloturistas desde 2007.

Publicidade

Domingo – 10/out
8:30 PEDALADA estradas de terra (±30km) – dificuldade média-alta, ritmo leve
14:30 Mini Curso “FOTOGRAFIA PARA VIAJANTES” por Walter Magalhães, cicloturista desde 1991.
20:00 “AMERICA LATINA – PROJETO BICICLETA PELO MUNDO” por Rafael Limaverde, artista Plástico e ilustrador de livros infantis.

Segunda – 11/out
8:30 PEDALADA estradas de terra (±30km) – dificuldade média-alta, ritmo leve
14:30 Palestra “BICICLETA VIROU NEGÓCIO” por Thais de Lima, há dois anos ciclista por paixão e há um por profissão.
20:00 Palestra “NOVA ZELÂNDIA: O SONHO DE UMA VIAGEM DE BICICLETA” por Paulo Roberto Cunha, cicloturista desde 2004. Utiliza a bicicleta como meio de transporte em São Paulo.

Terça – 12/out
9:00 Palestra “DICAS, MACETES E SEGREDOS PARA UMA BOA VIAGEM DE BICICLETA” por Eliana Garcia e Rodrigo Telles, diretores fundadores do Clube de Cicloturismo do Brasil.
12:00 Encerramento do Evento