Publicidade
Foto: O paranaense Paulo Stedile - Divulgação CBM

Foto: O paranaense Paulo Stedile - Divulgação CBM

O Enduro do Descobrimento, tradicional etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, que havia ficado fora do calendário deste ano, está de volta à competição. Após um acordo entre a Federação Paulista de Motociclismo (FPM) e a Federação Baiana de Motociclismo (FBM), com participação e concordância do diretor nacional de regularidade, Paulo Melo, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) confirma a troca de local da etapa de encerramento da temporada, de Botucatu/SP para Itacaré/BA, mantendo-se as datas de 18 e 19 de setembro.

“Na Assembléia Geral, em Porto Seguro (BA), a Federação Baiana solicitou o retorno do Enduro do Descobrimento ao calendário. O novo presidente, José Carlos da Conceição, conversou com o presidente da FPM, Decio Fantozzi, e houve um acordo”, disse Paulo Melo, também presidente da Federação de Motociclismo do Piauí. “O objetivo era evitar uma mudança na quantidade de etapas, o que mexeria no campeonato e oneraria os pilotos que já haviam se programado para um determinado número de provas”, completou.

Para encerrar o campeonato de maneira ainda mais festiva, o presidente da FBM já confirmou a cidade que receberá o Enduro do Descobrimento de 2010:

Publicidade

“Esse acordo mostra a união que existe atualmente entre as federações. Foi uma decisão sábia, pois nossa etapa aqui na Bahia foi a que teve mais pilotos e uma das mais elogiadas nos últimos anos”, ressaltou José Carlos da Conceição. “O Enduro do Descobrimento será em Itacaré (BA), um paraíso natural e será um grande encerramento para o campeonato”, afirmou.

O dirigente fez questão de agradecer a compreensão da Federação Paulista, e de seu presidente. “Quero deixar claro que não tiramos nada de São Paulo. O que houve foi uma cessão gentil da Federação Paulista em nome da união das entidades, pois o calendário só previa a realização de seis provas”, declarou.

Para o presidente da Federação Paulista, o acordo foi possível pelo bom momento que o Enduro de Regularidade começa a ter em seu campeonato estadual. “Em função de todos os problemas que aconteceram na Bahia na gestão anterior, nós queríamos colaborar com a gestão atual. A Federação Paulista está abrindo mão da etapa como um voto de confiança”, declarou Fantozzi. O Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Confira o calendário da temporada 2010:

Publicidade

1ª e 2ª etapas – 13 e 14/03 – Taquara/RS
3ª e 4ª etapas – 24 e 25/04 – União da Vitória/PR
5ª e 6ª etapas – 22 e 23/05 – Venda Nova do Imigrante/ES
7ª, 8ª, 9ª e 10ª etapas – 15, 16, 17 e 18/07 – Teresina/PI e Sobral/CE
11ª e 12ª etapas – 18 e 19/9 – Itacaré/BA