A moto off-road da Triumph foi lançada oficialmente. A novidade chamada de TF 250-X teve todos os seus detalhes revelados. Confira tudo sobre a mais recente motocicleta da marca britânica, destinada para as pistas de competição e já à venda!
A moto off-road da Triumph
A moto off-road da Triumph representa a entrada da marca no mercado de motocross. Mais do que isso, o modelo nasceu para competições de alto nível! A fabricante vai entrar na classe MX2 do Campeonato Mundial de Motocross FIM, de 2024.

Para isso, a Triumph afirma que a TF 250-X tem “uma relação potência-peso líder na categoria”. Além disso, a marca sugere que a moto tem o pacote de especificações mais completo já lançado no ultracompetitivo mercado de motocross de 250 cc. Bem, agora expectativas foram criadas…
O desenvolvimento do modelo foi anunciado oficialmente ainda em 2021. O diretor de produtos da marca, Steve Sargent, afirma que foi 100% Triumph – concebida, projetada, desenvolvida e fabricada pelas equipes da empresa. Então, vamos conferir se é tudo isso mesmo!
A moto off-road da Triumph é movida por um motor monocilíndrico DOHC de 250 cc, com refrigeração líquida, com diâmetro de 78 mm e curso de 52,3 mm. Em resumo, é um pouco mais longo e menor do que o visto em algumas rivais, como a 250 SX-F da KTM que tem produção no Brasil.
E, embora seja uma configuração próxima de uma KX250F da Kawasaki, a Triumph TF 250-X tem uma taxa de compressão altíssima de 14,4:1. Contudo, como de praxe no mercado de motocross, a marca não divulga dados de potência e torque.
Veja também:
- Novas Triumph 400 Speed e Scrambler: 5 novidades importantes
- O que oferece e quanto custa a nova Tiger Sport 660 Touring
- Triumph Tiger: quais são e como surgiram os modelos da linha
Modelo já está à venda
A Triumph não perdeu tempo e já está disponibilizando a moto pelo preço sugerido inicial de 11.395 euros – cerca de R$ 61 mil em conversão direta. É um valor competitivo, próximo ao de concorrentes diretas no exterior. Além disso, o modelo off-road também chega com uma ampla gama de peças de opcionais.
Os extras incluem um escapamento Akrapovič de titânio, módulo de controle de largada e um dispositivo “Xtrig holeshot” que pré-carrega o garfo para reduzir a tendência da moto de sair da linha. Contudo, os preços dos acessórios serão revelados próximo à data de entrega projetada da moto, prevista para 2024.
Por fim, para combinar, a Triumph está lançando também uma linha de roupas e botas da Alpinestars. Não para por aí. A marca planeja abrir centros especializados de Motocross e Enduro na Europa, nos EUA e na Austrália até o final de 2024. Os planos são grandes.