Publicidade

Matheus Galves, prenúncio de carreira promissora no off-road

Matheus Galves, prenúncio de carreira promissora no off-road

Publicidade

Matheus Galves, piloto da Escuderia X Motos, iniciou sua trajetória no motocross aos 5 anos de idade. O jovem garoto tomou gosto pelo esporte por influência de seu pai, um grande apaixonado pela modalidade. Hoje, com 14 anos, Matheus acumula diversos títulos em seus 9 anos de carreira: Campeão Paranaense – Arena Motocross  – 50 cc(2006); Vice-Campeão Paranaense – Motocross – 50 cc (2008); Tricampeão Paranaense – Motocross – 65 cc (2008/2009/2010); Campeão Paranaense – Arena Velocross – 65 cc (2010); Bicampeão Paranaense – Arena Velocross – 85 cc (2010/2011); Vice-Campeão Paranaense – Motocross – 85 cc (2011). Na temporada 2012 o paranaense natural de Ivaiporã, encerrou o Brasileiro de Motocross com a boa 3ª posição na 180cc e disputa o título do Paranaense de Motocross (85cc), sem contar o Brasileiro de Arena Velocross, modalidade na qual Matheus é experiente, que terá início no próximo dia 27.

Como se deu sua parceria com a Escuderia X Motos?
Matheus Galves: Minha família já era parceira comercial da X Motos e já conhecíamos o Cale Neto, chefe de equipe da Escuderia. Nos encontrávamos em competições e então surgiu o convite para integrar uma nova equipe brasileira, a Escuderia X Motos. Estou muito feliz em representar uma equipe tão bem estruturada e repleta de talentos do esporte. Esse está sendo apenas o primeiro ano da Escuderia e já conquistamos bons resultados.

Você está atravessando uma fase de transição: tem idade para andar na 180cc/Júnior por mais um ano, mas tem porte físico compatível com a 250cc. Quais são seus planos e expectativas em relação a isso?
MG: Certamente na próxima temporada iniciarei na 250cc. Ainda não definimos se continuarei também na 180cc ou se me dedicarei exclusivamente à MX2. Creio que só teremos uma resposta durante a pré-temporada.

Essa transição, representa um dos momentos mais difíceis na carreira de um piloto, já que envolve a mudança de uma categoria de base para uma categoria profissional. Você se sente preparado para andar com uma moto maior e competir com pilotos experientes?
MG: Acho que a meta de todo piloto é chegar às categorias profissionais e estou muito feliz com essa possibilidade. Com certeza será um grande desafio, mas também uma grande honra poder acelerar junto com os pilotos que sempre admirei, será uma explosão de adrenalina. De qualquer forma as dificuldades serão inúmeras e tenho consciência disso. Além de acelerar ao lado de pilotos com muita experiência, as provas da 250cc são mais longas e às vezes têm até duas baterias, o que exige um super preparo físico.De qualquer forma acredito que o preparo virá com muito treino e com o passar do tempo.

Publicidade

Quais são as principais características que um bom piloto deve ter para um bom desempenho nas competições?
MG: Muita vontade, garra e acima de tudo disciplina.Sem a combinação desses três fatores dificilmente o piloto consegue sobreviver ao competitivo mundo de provas e campeonatos.

Como é sua rotina de treinamentos?
MG: Realizo treinos com a moto três vezes por semana. Além disso faço também um treinamento especial na academia e com a  bike. Dedicação nos treinos é fundamental.

Como você define seu estilo de pilotagem?
MG: Não sou um piloto muito agressivo, mas sou constante do início ao fim. A regularidade faz a diferença quando pensamos no campeonato como um todo.

Como você avalia seu desempenho até o momento na temporada 2012?
MG: Conquistei o 3º lugar no Campeonato Brasileiro.No Campeonato Estadual, estou disputado o título e ainda teremos o Brasileiro de Arena Velocross, modalidade que gosto bastante. Acredito que são bons os resultados conquistados até aqui, e ainda vou me empenhar bastante na busca por títulos para encerrar a temporada 2012 da melhor forma possível. Gostaria de agradecer à Escuderia X Motos, ao Cale Neto e toda a equipe que me deu a estrutura necessária para ir em busca de bons resultados.

Publicidade