Publicidade

Por mais que motos sejam sinônimo de economia, praticidade e diversão, não podemos esquecer dos seus perigos. Vale lembrar que só em 2019 mais de 20 mil pessoas perderam a vida em acidentes com motocicletas e outras 194 mil sofreram algum tipo de dano que as levou à invalidez permanente. Por isso, um fator não pode ser negligenciado: equipamentos para andar de moto com segurança.

Equipamentos para andar de moto podem salvar vidas no trânsito - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Equipamentos de segurança podem salvar vidas no trânsito – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aliás, a moto tem sido o meio de transporte e veículo de trabalho em maior ascensão nos últimos anos. Fatores como economia de combustível e praticidade na mobilidade têm feito delas o destaque nas ruas. Isso sem falar no crescente mercado de delivery, que viaja guiado pelos entregadores. Então, se você está na dúvida de quais equipamentos comprar para andar de moto nós estamos aqui para ajudar.

Equipamentos para andar de moto: exigência da lei

Para começar, vamos entender o que a lei exige como itens básicos e obrigatórios na hora de pilotar uma moto. Todo motociclista já deve ter aprendido isso nas aulas de formação, entretanto, não custa lembrar.

Publicidade
  • Calçado 

    Levando-se em consideração o Art , 252, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido pilotar motos com chinelos, calçados de salto alto ou sandálias que não ficam presas adequadamente aos pés.

 

Equipamentos para andar de moto - motoboy

Por lei, é obrigatório pilotar com um calçado fechado… e também é o mínimo que você pode fazer pela sua segurança – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

  • Capacete 

Item básico do básico do básico quando falamos em equipamentos para andar de moto. As exigências quanto ao seu uso estão elencadas na resolução Nº 453/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na NBR 7471 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A portaria Nº 086/2002 do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), por sua vez, fica responsável por destacar os tipos de capacete regulamentados aos motociclistas.

Uso correto do capacete ainda desperta dúvidas. Nunca utilize um modelo do tipo articulado aberto! Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uso correto do capacete ainda desperta dúvidas. Utilizar um modelo articulado aberto é perigoso e gera infração de trânsito – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicidade

Tipos de capacete para andar de moto

Integral (fechado): modelo mais comum visto no trânsito, com viseira que cobre somente a faixa do rosto e olhos. O restante do capacete é fechado e protege todas as partes da cabeça, incluindo o queixo. É o tipo mais seguro do mercado.

Equipamentos para andar de moto capacete ls2

Os capacetes fechados são os mais populares entre os motociclistas. Também, via de regra, os que ofecerem melhor nível de proteção (na foto, um LS2 Alex Barros Réplica)

Aberto (sem queixeira): não possui queixeira, nem flexível e ou mesmo removível. Entre os modelos permitidos no Brasil esse é o menos seguro, devido a exposição na parte inferior da cabeça. Além disso, caso o capacete não tenha também a viseira acoplada, um óculos de proteção (aprovado pelo Contran) deve ser utilizado.

 

Publicidade
Equipamentos para andar de moto - capacete aberto

Práticos, os capacetes abertos são comuns no trânsito urbano, especialmente para quem roda de scooter

Modular / articulado (frente móvel): viseira acoplada à queixeira, este é o capacete do tipo modular. Está opção oferece a possibilidade de levantar grande parte frontal do item, para ter mais conforto nos momentos de parada da moto. Saiba mais sobre capacetes articulados aqui.

Misto (queixeira removível): semelhante ao modular, sua diferença está na queixeira, que não é móvel, mas sim removível. O condutor pode optar por andar com ou sem essa parte, embora seja recomendável utilizá-la para segurança.

Capacetes articulados (escamoteáveis) são mais práticos que os fechados e praticamente tão seguros quanto os fechados. Além disso, podem vestir de forma mais confortável

Capacetes articulados (escamoteáveis) são mais práticos que os fechados e praticamente tão seguros quanto os fechados. Além disso, podem vestir de forma mais confortável

Capacete off road

Os capacetes destinados aos praticantes de motocross, rali, enduro e outras modalidades têm necessidades específicas no item. Embora grande parte seja desenvolvida para as trilhas, os modelos off road podem ser utilizados nas ruas, desde que aprovados pelo Inmetro. Estes tipos costumam ser integrais, envolvendo toda a cabeça e alguns não possuem viseira, exigindo o uso de óculos protetores.

Equipamentos para andar de moto - capacete off road

Amplamente usados em pistas e trilhas, os modelos off road também podem circular pelas ruas. Porém, para isso precisam de óculos de proteção específico

Equipamentos para andar de moto: o recomendado

  • Capacete de qualidade

Essencial, ele será o escudo protetor da cabeça do motociclista. Além disso, sua compra exige cuidado por fatores como estilo e conforto, afinal cada uso tem suas características e, talvez, ele irá lhe acompanhar em muitas horas ao longo do dia – seja no para e arranca das cidades ou em uma viagem.

A maioria dos capacetes do mercado são feitos em ABS de alta resistência, um tipo de plástico injetado. E muitos deles são seguros, então se informe sobre o modelo desejado e não apenas se ele tem o selo do Inmetro

Existe uma grande oferta de modelos no mercado, com direito a vários tipos, materiais, marcas e, claro, preços. Os mais simples tem seus confeccionados em plástico injetado, mas, ainda assim, pode existir uma diferença gritante na qualidade dos materiais entre um produto e outro. Depois, existem os de fibras (de carbono, por exemplo) e os caríssimos (mas extremamente seguros) tricompostos, comuns apenas em competições.

Na grande maioria dos casos, um bom capacete em plástico injetado (ABS) já oferecerá segurança suficiente para amortecer possíveis impactos. Porém, como dito, há uma ampla gama que utiliza esse material então não vá pelo mais barato mas sim pelo mais seguro possível dentro do seu orçamento.

Os capacetes tricompostos estão entre os equipamentos de segurança que um motociclista pode ter. Mas a tecnologia cobra seu preço. Assim, modelos partem de aproximadamente R$ 2 mil

Apesar de todas as opções de marcas, modelos, grafismos e preços, podemos dizer que um bom capacete partirá de aproximadamente R$ 500. Com esse valor você poderá encontrar um modelo com engate rápido, forro lavável, viseira com sistema de troca simples e outras importantes comodidades.

Nós já falamos muito sobre capacetes, o mais básico dos equipamentos de segurança do motociclista, no Motonline Saiba mais sobre eles aqui.

 

  • Luvas

Equipamento essencial para a proteção das mãos, também geram mais conforto na pilotagem. Seu material de fabricação pode variar desde o nylon, couro ou borracha. Assim como o tamanho, podendo ser curta ou longa. Para dias de chuva e frio, os modelos em couro oferecem boa proteção. Os tipos em nylon também podem ser impermeáveis.

Equipamentos para andar de moto - luvas

Em uma queda, inevitavelmente suas mão terão contato com o solo, então busque por luvas de qualidade. Além disso, elas tornam a pilotagem mais confortável

Para os dias de calor os modelos de tecido já cumprem bem o trabalho de proteção. Vale lembrar que, preferencialmente, elas devem ter proteções reforçadas nas articulações e palmas.

 

  • Jaqueta

Um dos equipamentos de proteção mais lembrados no universo das duas rodas é a jaqueta. Afinal, ela agrega estilo à proteção ao motociclista. No mercado há uma infinidade de modelos, com diferentes materiais e características.

Equipamentos para andar de moto - jaqueta

Masculinas, femininas, de poliester de alta resistência, couro, com ou sem proteções. Uma boa jaqueta é essencial para rodar de moto. Se for no verão, procure modelos ventilados

As em couro ou nylon são resistentes e também podem trazer entradas de ventilação. Embora não sejam específicos para enfrentar chuva, estes materiais protegem os condutores de leves garoas e mesmo do frio. Para uso no verão, escolha peças ventiladas e de materiais leves. Determinados modelos podem ainda oferecer reforços nos ombros, costas e cotovelos – se possível, opte por essas.

 

  • Botas

Um calçado adequado ao pilotar protege as partes mais vulneráveis dos pés. O mínimo para condução na rua pode ser um tênis reforçado, e existem modelos próprios para a moto. Entretanto, a bota é a melhor opção.

Equipamentos para andar de moto - botas

Os pés também são vítimas frequentes em eventuais quedas, então procure um bota. A regra é: quanto mais longa, mais proteção

Quanto mais longo o cano, mais proteção. Assim, ela deve, ao menos, cobrir o tornozelo. Modelos sem cadarço oferecem a segurança de não enroscar na corrente ou outras partes. Dessa forma, as botas mais comuns encontradas no mercado são de materiais plásticos, entretanto, as de couro têm maior resistência e também suportam certo nível de água, mantendo os pés secos.

 

  • Calça 

No Código Brasileiro de Trânsito não existe regulamentação específica para uso de bermuda na condução de motocicleta. Entretanto, não há dúvidas de que este não é o traje adequado e mais seguro para utilizar no moto. O que seria o mais correto? Calça, em especial as desenvolvidas para rodar de motocicleta.

No mercado há diversas opções de calças para motociclistas. Opte por um modelo confortável e que possua proteções

Entre opções encontrados no mercado, há desde poliester de alta resistência até materiais similares ao jeans. Em comum, todas elas devem resistir ao atrito com o solo e conter proteções, que podem ser destacáveis ou não. Aos fãs do off road existem linhas completas dedicadas a proteger os pilotos nas trilhas.

 

  • Capa de chuva

A capa de chuva será lembrada pelo motociclista todas as vezes em que nuvens surgirem no céu, especialmente se a moto é seu único meio de transporte. Dessa forma, o ideal é adquirir kit com calça e jaqueta impermeáveis, além de uma botina. Geralmente essas peças são confeccionadas em vinil, mas há também as feitas de nylon emborrachado, oferecendo mais conforto na condução. Antes de escolher o modelo considere os seguintes detalhes:

Equipamentos para andar de moto - capa de chuva

Principalmente na estrada, uma boa capa de chuva é indispensável

Impermeabilização: a capa de chuva deve ter boa proteção contra a água, não permitindo a passagem por fechos ou emendas entre partes da roupa. Do contrário, prepra-se para chegar folhado – e possivelmente furioso – ao seu destino.

Resistência: sua roupa de chuva pode enfrentar muita água e também ventos fortes. Tenha em mente que ela deve aguentar tudo isso e, claro, resistir para mais dias de uso. Materiais finos e frágeis não o protegerão e tendem a se desintegrar rapidamente.

Na chuva acontecem mudanças radicais nas condições do ambiente e no comportamento da moto; fique atento

Andar de moto num dia chuvoso pode não ser o melhor programa do mundo, mas certamente será muito pior se você não tiver uma boa capa

Praticidade: tempo é valioso, então atente para roupas práticas na hora de vestir. Além de ser mais confortável, um modelo com melhor encaixe permitirá que você o vista com mais agilidade, reduzindo suas chances de se molhar entre uma parada e outra.

Visibilidade: suas roupas devem ter faixas reflexivas! Este detalhe é de extrema importância na pilotagem noturna e também nos dias de neblina. No trânsito o motociclista precisa ser visto, sendo que os condutores precisam distinguir e localizá-lo na estrada, reduzindo os riscos de acidentes.

 

  • Óculos (para capacete off-road)

Se você optar pelos capacetes off road, precisará de óculos específicos para atender à legislação, mas, sobretudo, para proteger seus olhos. Evitar que sua visão seja prejudicada por insetos, sujeira, terra, poeira ou a simples ação do vento. Assim, terá uma experiência de pilotagem mais segura e confortável.

Quem quiser ir um pouco além, poderá optar por modelos com proteção UV, com lentes protetoras dos raios nocivos do sol. Estas podem ser transparentes, espelhadas e mesmo as OTG (Over the Glass), que permitem o uso de óculos de grau.

 

  • Óculos de sol

Para ter plena condições de visão da pista em condições adversas, como quando o sol está na linha do horizonte no fim da tarde ou início do dia, óculos de sol são uma opção. Evite óculos com armação metálica, que podem lhe ferir em caso de queda ou impacto. Além disso, claro, existem modelos de capacetes com lentes escuras retráteis, mais indicadas para estas situações. Para saber mais sobre eles, escolha bem o seu capacete.

Equipamentos para andar de moto - capacete com óculos de sol

Alguns modelos de capacetes possuem lentes escuras retráteis

  • Protetor solar

Seria o protetor solar um dos equipamentos para rodar de moto? Sim, meu caro novato. Nos dias de sol, especialmente no verão, sua pele será exposta diretamente aos raios solares. O resultado pode ser queimaduras ou mesmo o simples desconforto na hora de guiar.

Desta forma, é importante cobrir especialmente as áreas mais aparentes ou sensíveis, como braços, mãos e rosto. Evite o vermelhão! O filtro solar é o seu aliado, escolha fatores mais altos e duradouros aos efeitos da transpiração. Reaplique-o a cada duas horas e bom passeio.

 

Outros equipamentos para andar de moto com segurança

  • Joelheiras

Quer mais proteção? Legal, você está se saindo bem na missão de escolher os melhores equipamentos de segurança para andar de moto. Procure joelheiras específicas para motociclistas, que podem feitas em plástico ou até em fibra de carbono. Naturalmente, elas estão ali para proteger uma das áreas mais frágeis e complexas dos seus membros, os joelhos e suas respectivas articulações.

Basicamente, existem dois tipos mais populares no mercado, as joelheiras convencionais e as articuladas. A diferença está principalmente neste segundo modelo, que simula em seu formato a movimentação natural dos joelhos. Ou seja, o movimento é facilitado ao mesmo tempo que o item oferece maior proteção.

 

  • Protetor de coluna

A coluna vertebral merece total atenção por parte de nós motociclistas, afinal, uma ‘queda qualquer’ terá suas consequências agravadas se atingir seu sistema. Felizmente, atualmente existem protetores efetivos, que são fixados ao corpo. Estes podem ser ainda presos aos condutores por meio de faixas elásticas.

Equipamentos para andar de moto - protetor de coluna

O protetor de coluna é preso ao corpo por tiras nas costas, peito e cintura

Para escolher o seu, lembre-se: quanto mais longo, melhor. Assim, irá proteger da base da coluna até a altura dos ombros. E também tenha em mente que a jaqueta e o protetor de coluna podem ser usados simultaneamente, pois cada um oferece um tipo específico de proteção.

 

  • Protetor de pescoço / antenas 

Ah, o maldito cerol – do qual nós já falamos desde 2009 e não cansamos de repetir. Infelizmente, é bastante comum sua indesejável presença no trânsito urbano, especialmente nas grandes cidades.

Antenas na moto evitam o contato das linhas de cerol com o motociclista – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Para reduzir os riscos, a indústria encontrou algumas alternativas. Entre elas, está o protetor de pescoço, que pode ser feito de neoprene e ajustado de forma confortável. Outra opção são as antenas, peças de metal ou plástico fixadas no guidão da motocicleta que tem a missão de cortar a linha antes que ela toque (ou corte) o motociclista.

 

  • Segunda pele

Na hora de encarar o frio todo santo ajuda, especialmente se você mora na região Sul do Brasil ou se está planejando uma viagem. Portanto, saiba que as blusas segunda pele podem ser importantes aliadas. Afinal, elas vão sob as demais camadas da roupa/jaqueta e, compostas em microfribras sintéticas, minimizam a perda de calor do corpo.

Equipamentos para andar de moto - segunda pele

Térmica, segunda pele ajuda a manter o corpo quente. Asism, é uma aliada na hora de andar de moto no frio

Fique atento ao conforto e também se sua pele pode, de alguma forma, transpirar. Modelos que absorvem e transferem o excesso de umidade para a camada externa da peça tendem a manter o corpo seco. Ainda, opte por materiais que ofereçam proteção contra a proliferação das bactérias responsáveis pelo odor da transpiração. Desta forma, a sua segunda pele poderá ser utilizada por um bom tempo entre as lavagens.

 

Mais sobre equipamentos para andar de moto

Você já sabe, seja porque acabou de passar pelo processo para obter a CNH e todo o conteúdo teórico está fresco na mente ou porque é mais experiente e o trânsito já lhe mostrou algumas vezes. O melhor amigo do motociclista é a segurança.

Honda CG Titan - CBS Representa uma proposta da Honda em melhorar a segurança nas motos populares

Pilotar bem equipado é essencial. Dessa forma, invista em equipamento de segurança independente da cilindrada de sua moto

Por isso, não tenha vergonha de andar equipado, ainda que tenha uma moto de baixa cilindrada. Do mesmo modo, não fique feliz por economizou R$ 50 ou R$ 100 em um capacete ‘que é quase igual aquele mais caro, melhor’. Pense que você deve priorizar, sempre, a sua própria segurança.

Por fim, tenha em mente equipamentos de segurança são imprescindíveis, essenciais e vários outros adjetivos, mas que nada substitui a cautela. Não é porque você tem um bom capacete, uma calça específica ou uma bota longa e resistente que pode pilotar pelas ruas como se estivesse no GTA ou nas estradas como se fosse o Marc Márquez. Estar equipado não faz de você indestrutível, mas torna sua experiência com a moto mais segura e confortável.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza