Publicidade

Neste domingo, os 238 ve¡culos inscritos no Rally da Europa Central percorreram, em seu primeiro dia, 63 quil“metros de especial (trecho cronometrado), passando por estradas pr¢ximas a Budapeste, na Hungria.

O caminhÆo Tatra da Equipe Petrobras Lubrax fez o quinto melhor tempo em sua categoria. “Foi uma etapa com pistas bem fechadas, estreitas para caminhäes. O terreno era bem arenoso e tinham v rias depressäes, fazendo com que o caminhÆo saltasse muito. Sinto que ainda estou me adaptando ao ve¡culo, pois no Brasil utilizo um da marca Mercedes-Benz. De qualquer maneira, a parte mecƒnica de nosso Tatra est  ¢tima e tamb‚m nÆo tivemos problemas na navega‡Æo”, afirmou o piloto Andr‚ Azevedo, que compete ao lado de Maykel Justo e Mira Martinec (tcheco).

Na categoria Motos, o espanhol Marc Coma conquistou a vit¢ria da etapa, 1min15s na frente do francˆs Cyril Despres. E em terceiro lugar, Jordi Viladoms. O brasileiro Jos‚ H‚lio ficou com a 13¦ posi‡Æo. Entre os Carros, a dupla da Volkswagen Carlos Sainz/Michel Perin come‡ou em grande estilo o rali com o tempo de 40 minutos.

O Brasil na Europa Central – Para o piloto Andr‚ Azevedo, que est  acostumado com o Rally Dakar e as principais provas brasileiras, o Rally da Europa Central lembrou um pouco do Campeonato Paulista. “Al‚m da pista estreita e com uma vegeta‡Æo que parecia de pinheiros, tinha muita gente nos acompanhando na largada e chegada da prova para conhecer e torcer pelos competidores”, explicou.

Publicidade

Ap¢s a etapa de hoje, a caravana do rali segue para a Romˆnia e l  disputar  a segunda etapa na cidade de Baia Mare, onde percorrerÆo 152 quil“metros de trechos contra o rel¢gio. O Rally da Europa Central, que ‚ uma das etapas do Dakar Series, terminar  em 26 de abril e ter  2.671 quil“metros no total.

Resultados da primeira etapa do Rally da Europa Central: Caminhäes
1§ Hans Stacey/Chevaillier/Der Kinderen (Man) – 51min30s;
2§ Loprais/Lala/Holan (Tatra) – 51min55s;
3§ Van Vliet/Koetsier/Van Veennendaal (Ginaf) – 53min39s;
4§ Van Ginkel/Bruinsma/De Rooy (Ginaf) – 54min08s;
5§ Andr‚ Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec – 57min55s.

Motos – 1§ Marc Coma (KTM) – 40min;
2§ Cyril Despres (KTM) – 41min15s;
3§ Jordi Viladoms (KTM) – 41min17s.
13§ Jos‚ H‚lio (Honda) – 44min50s.

Carros – 1§ Sainz/Perin (Volkswagen) – 39min56s;
2§ Gordon/Grider (Hummer) – 40min37s;
3§ De Villiers/Von Zitzewitz (Volkswagen) – 40min52s.

Publicidade