Publicidade
Foto: Thiago Fantozzi

Foto: Thiago Fantozzi

Pilotos e navegadores de todo o Brasil ficam de olho nas dicas postadas através do site oficial da competição

Em uma das provas de maior peso do Campeonato Brasileiro de Rally, segundos fazem muita diferença. É por isso que os competidores buscam absorver o máximo de informações sobre o trajeto. O objetivo é saber com antecedência sobre o tipo de piso e todos os outros diferenciais da prova. Desde o último dia 24 deste mês, a equipe do Rally RN 1500 caiu na estrada para mapear e planilhar o percurso deste ano para motos, carros e quadriciclos. Através do blog oficial (www.rn1500.com.br), o diretor geral e o diretor de prova, Kleber Tinoco e Deco Muniz, divulgam vídeos e fotos de parte do percurso, além de comentários sobre os obstáculos do caminho. Um prato cheio para competidores de Norte a Sul do país. O RN 1500 é considerado o segundo maior cross country do Brasil depois do Rally dos Sertões, e terá sua décima terceira edição realizada entre os dias 31 de março a 4 de abril.

Ao todo, dois dos quatro dias de prova já estão completamente finalizados, faltando ainda pouco mais de um mês para a largada. Sem as chuvas intensas enfrentadas no final do mês de abril na prova do ano passado, é pouco provável que algo precise ser alterado até a competição. Como em todas as edições, a dinâmica do RN 1500 será alterada. Nesta edição, a prova começa pela praia, e termina no sertão.

Publicidade

No primeiro dia, a prova sai de Natal para pernoitar em Guamaré, cidade já tradicional no roteiro. A largada do trecho cronometrado acontece em São Miguel do Gostoso, já com vista para o mar e muito espaço para acelerar. No blog oficial, o diretor de prova Deco Muniz revela: “Passamos pela histórica “ponta do marco”, primeiro ponto onde os descobridores portugueses aportaram no Brasil, então “Terra de Vera Cruz”. No local existia um marco colocado pela coroa portuguesa para provar a titularidade da área. Algumas dunas no trajeto, depois de volta à praia e mais dunas em Galinhos, para ingressarmos em estradinhas de areia e no “gran finale”, 30 km de estradão, intercalando areia e piçarra, hora muito rápido e hora um pouco mais travado. Um dia de pouco mais de 110 km de especial, mas com uma variedade de pisos e situações incríveis, para começarmos mais uma edição do RN 1500 com o pé direito, se Deus quiser e São Pedro nos ajudar”.

De Guamaré, cidade distante 165 quilômetros de Natal, a caravana segue em direção ao Seridó, onde passará o segundo e terceiro dias. No blog, mais comentários sobre a especial “os primeiros 48 km da segunda especial tem piso duro, muitas pedras e erosões, bem características da região. O calor também vai ser grande. A Serra do João do Vale, onde estivemos pela última vez em 2007, deve ser a especial mais dura e desgastante do rally e vai exigir muita resistência e muita “cabeça” por parte dos competidores”, revela Deco Muniz.

Trabalho envolve variantes para garantir a segurança
Nos últimos anos, GPS, notebooks, softwares e outros equipamentos facilitaram em muito a vida dos organizadores. Mesmo assim, é preciso experiência e senso crítico para definir o roteiro e horários: “Nas especiais de velocidade na praia, por exemplo, temos que analisar os horários de maré. Além disso, é preciso isolar alguns pontos e avisar à população com antecedência e quando estamos prestes a largar, conhecer a dinâmica das cidades, horários de feiras e do comérco em geral. Tomando esses cuidados garantimos toda a segurança”, explica Kleber Tinoco.

O Rally RN 1500 valerá pela 1ª etapa do Rally Cross Country para motos e quadriciclos, já que a CBM dividiu o campeonato para BAJA e Rally, ambas cross country; e como 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros. O evento é uma organização da KTC Produções, com o patrocínio da Petrobras/Lubrax e Governo do Rio Grande do Norte/Emprotur, sob a supervisão das Confederações Brasileira de Automobilismo e Motociclismo – CBA e CBM. A prova conta ainda com o apoio da Gestus – Soluções Corporativas, Sebrae/RN – Roteiro Seridó e Escola & Escritório. A promoção é dos programas Motores & AÇÃO Nordeste (RN, CE, PE e PB), Site Webventure.com.br, Revista Moto!, Revista 4×4 & Cia e Esporte Emoção. Informações e detalhes no blog oficial da prova: www.rn1500.com.br, pelo e-mail: [email protected] e siga o twitter: twitter.com/rallyrn1500.

Publicidade