Publicidade

Em 2019 a categoria MotoE, de motos elétricas, fará sua temporada de estreia junto ao Mundial de Motovelocidade. Enquanto as classes tradicionais (Moto3, Moto2 e MotoGP) terão 19 etapas a cumprir, o calendário da MotoE será menor, com cinco provas. E teremos um brasileiro no grid! Eric Granado correrá ao lado do belga Xavier Simeon na equipe Esponsorama Racing.

Em 2019 as motos elétricas da MotoE irão alinhar no grid do Mundial de Motovelocidade pela primeira vez. E teremos um brasileiro lá!

Em 2019 as motos elétricas da MotoE irão alinhar no grid do Mundial de Motovelocidade pela primeira vez. E teremos um brasileiro lá!

Para lembrar, Granado é o atual campeão Europeu de Moto2 (único brasileiro a conquistar o título) e também o campeão de SuperBike Brasil do ano passado. Em 2018, o piloto tinha contrato vigente e representou a equipe Forward Racing (a única usar o desastroso chassi Suter) no Mundial de Moto2, mas time e piloto romperam ligações no meio da temporada, deixando Eric sem moto ou contrato para o Mundial de 2019. Até que, agora, surgiu a oportunidade de correr pela MotoE.

Eric Granado vinha embalado de um título inédito na Europa, quando foi o primeir brasileiro a conquistar o FIM CEV Repsol Moto2... mas em 2018 a situação no Mundial de Moto2 foi conturbada. Desejamos dias melhores a bordo das motos elétricas, em 2019!

Eric Granado vinha embalado de um título inédito na Europa, quando foi o primeir brasileiro a conquistar o FIM CEV Repsol Moto2… mas em 2018 a situação no Mundial de Moto2 foi conturbada. Desejamos dias melhores a bordo das motos elétricas, em 2019!

Publicidade
“Antes de mais nada quero agradecer ao Raul e ao Bocha, e a toda equipe Sponsorama Racing MotoE por me darem esta oportunidade. Estou muito entusiasmado e mal posso esperar para experimentar a moto pela primeira vez, em Jerez”, agradeceu Eric. “O Campeonato do Mundo de MotoE é algo novo para todos, será um verdadeiro mistério como a moto funcionará e como será a adaptação, mas com o apoio desta excelente equipe darei meu melhor para fazer tudo com garra e determinação. O MotoE será um marco na história do motociclismo e eu estou muito feliz por fazer parte dessa nova aventura”, destacou.

Eric Granado na MotoE

O Mundial de Motovelocidade, junto de sua estrela guia MotoGP, iniciam a temporada de 2019 pelo Catar, no dia 10 de março. No dia 31 tem a prova na Argentina, seguida pelo GP das Américas (nos Estados Unidos, em 14 de abril). A quarta etapa marcará a estreia da MotoE no calendário. Será no dia 05 de maio, em Jerez, na Espanha. Depois, as motos elétricas alinham no grid do mundial novamente na França (Le Mans, 19 de maio), Alemanha (Sachsenring, 7 de julho), Áustria (Spielberg, 11 de agosto) e Itália (Misano, 15 de setembro).
As máquinas da MotoE fizeram uma série de apresentações durante as etapas da MotoGP ao longo do ano

As máquinas da MotoE fizeram uma série de apresentações durante as etapas da MotoGP ao longo do ano

Na ocasião, Granado terá 23 anos e, no currículo, passagens pelo Mundial de Moto3, além dos já citados Europeu de Moto2 (o FIM CEV Repsol) e SuperBike Brasil. O colega de equipe, Xavier Simeon, tem 29 anos e 9 temporadas ininterruptas no Mundial. Mais experiente que o brasileiro, ele estreou na Moto2 em 2010 e lá permaneceu até 2017, quando subiu para a MotoGP, onde representa a equipe Reale Avintia Racing com uma Ducati – e não somou pontos nas 16 etapas disputadas até aqui. Na categoria de 600 cilindradas, seu melhor resultado foi o 7º lugar conquistado na temporada 2015, com um chassi Kalex. Desejamos sorte aos pilotos – mas um pouquinho mais para o Eric, claro. Voa, Eric!
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza